Ir ao conteúdo

HD fazendo PC bipar e deixando inicialização lenta

Ir à solução Resolvido por Cosmononlogical,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou com um problema: acabei de montar meu PC novo, pus a última versão do BIOS da placa-mãe, instalei Windows, fiz o Windows update, depois instalei os drivers na página de suporte da ASUS (placa-mãe ASUS TUF Gaming B660M-Plus D4). Tudo isso em um SSD NVMe (disco principal com Windows, programas), e também tenho um HD que instalei para usar para armazenar arquivos pessoais, que eu deixei desconectado pelo que eu me lembre até terminar os Windows updates, e acho que antes de instalar os drives eu conectei os cabos do HD, fui no gerenciador de discos e adicionei volume a ele - deu algum problema, pois o HD ficou aparecendo como "RAW". Formatei e aparentemente deu certo.

Depois disso notei que o PC passou a dar boot bem mais lentamente, mesmo tendo deixado o SSD como #1 em boot priority no BIOS, e o principal: comecei a escutar bipes na inicialização. Depois que o Windows carrega eles param e de vez em quando voltam. Achei que fosse a placa-mãe, mas fiquei surpreso, pois este modelo tem aqueles LEDs de diagnóstico, acredito que nem bipar ela deve bipar. Em meio a tentativas de entender o que seriam esses bipes - pois os bipes que eu escuto parecem não bater nada com nada com os textos e vídeos sobre esses diagnósticos por bipes em placas-mãe - cheguei na possibilidade de o problema ser com HD.

De fato, lembrei de 2 coisas: (1) Foi depois de conectar o HD e criar um volume nele no Gerenciador de Discos que ele deu algum problema e ficou aparecendo como "RAW". Aí eu pus pra formatar de novo, esqueci de por letra nele, formatei de novo pondo letra e aparentemente deu certo, e (2) a pessoa F D P da transportadora nem chamou no portão pra fazer a entrega, simplesmente jogou a embalagem pra dentro da garagem da minha casa. E jogou longe. Como veio num envelope com plástico bolha dentro, fiquei preocupado mas decidi tentar instalar. Só que eu fiz a montagem do PC dias depois da entrega, então eu só lembrei desse detalhe hoje.

Ao desconectar o HD e dar boot no sistema apenas com o SSD - bingo, vai rápido igual a um avião. E os bipes não acontecem mais, então desconfio que os bipes estão vindo do HD (embora seja meio difícil perceber porque eles são bem baixinhos e fica difícil de perceber de onde exatamente vem o som lá dentro do gabinete.

Mas...e aí, o que eu posso fazer? Pesquisando no google achei esta página aqui: https://www.minitool.com/pt/dicas-backup/hard-drive-bipando.html

Tem ali uma sugestão de diagnóstico que roda por prompt de comando, mas agora tá tarde pra eu rodar esse diagnóstico, vou fazer isso amanhã. Enquanto isso achei melhor postar aqui pra ver se consigo alguma ajuda, alguma alternativa que eu possa tentar fazer. Mas se for algum problema sério com o HD, será que é melhor devolver? No site da Amazon tá aparecendo pra mim que ele está elegível para devolução até o início de setembro.

O que vocês sugerem, pessoal?

Postado

Anexei a imagem do Crystal Disk Info. Cheguei em casa e notei que mesmo com o HD conectado o boot foi super rápido, mas o HD continua com os bipes apesar de o Crystal Disk Info parecer indicar que está bem - mas sou leigo, não sei se está mesmo.

Ao resetar o PC pra entrar no BIOS, notei que o HD aparece listado na tela inicial do BIOS, mas ao ir em "Boot priority", o HD não aparece na lista de opções (espetei um pendrive qualquer só pra ver se detectava e ele aparece nas duas telas, apesar de não estar no print que eu fiz o upload). Além disso, depois de tirar foto destas telas e dar boot no PC, ele voltou a dar boot lentamente.

Talvez seja melhor eu devolver mesmo, estou inseguro de confiar neste HD.

Crystal Disk Info 2.jpg

P_20220812_195529.jpg

P_20220812_195902.jpg

Tenho outra dúvida: mesmo tendo feito todos os downloads no Windows update e instalado os drivers que aparecem na página de suporte da minha placa-mãe, no gerenciador de dispositivos aparece umas coisas como não instaladas - e se eu clico com o botão direito e clico em "atualizar drives" =>"Pesquisar drives automaticamente" => "Procurar por drives no Windows Update", ele apenas me manda pra janela do Windows update, onde ao pedir pra procurar por atualizações diz que está tudo atualizado, e em "Atualizações opcionais" também não tem nada pra ser baixado. O que pode ser isso?

print gerenciador de dispositivos.jpg

Fui na página de suporte da Intel e lá tem uma opção que detecta drivers Intel que podem estar desatualizados ou não instalados. Detectou um novo driver pros gráficos integrados, e um outro chamado "Intel Serial GPIO Host Controller", sendo que depois que instalou este último agora ficou assim de acordo com a imagem abaixo:

Gerenciador 3.jpg

• Solução
Postado

Acabei de dar boot no PC com o HD novo pra fora do gabinete e comprovei 100% que os bipes são mesmo do HD - além disso pude perceber uns ruídos como rangidos e um sonzinho como se fosse de disco arranhando ou peças metálicas rangendo. Também coloquei o HD do meu PC atual e deu boot rápido e sem bipes. Já vou devolver essa porcaria. Ao testar o PC somente com o HD atual, ao ir em gerenciador de dispositivos vi que continua com os mesmos ícones, então entendo que são 2 problemas diferentes acontecendo - o do HD novo com problema, e os drivers de sabe-se lá o que.

Atualização: Sobre os drivers eu consegui descobrir o que era: apesar de eu ter instalado o driver de chipset da página da minha placa-mãe no site da ASUS, eu não tinha instalado o Armory Crate, achei que era opcional - bom, teoricamente é, por isso preferi não tê-lo instalado antes. Porém, após instalá-lo, ele tem uma aba que detecta drivers instalados no sistema, e por algum motivo ele estava indicando que não tinha driver de chipset instalado. Como tinha ali mesmo no software um botão para atualizar o driver, fiz isso e agora não tem mais nada no Gerenciador de dispositivos aparecendo como pendente ou com problema.

Então o resumo da história é: quem tem essas placas ASUS, principalmente TUF Gaming e outros modelos com mais desses fru-frus, é melhor instalar o software Armory Crate e fazer uma verificação de drivers com ele.

E sobre o HD enviei a solicitação de devolução e vou ter que arranjar outro ;-( - que não seja comprado na Amazon, não confio mais nela para transporte de coisas eletrônicas/delicadas/etc. No próprio perfil pessoal lá encontrei uma pergunta sobre como a gente deseja que os entregadores devem proceder caso não encontrem ninguém, e é possível escolher entre "deixar no portão" ou "deixar na portaria". Pelo visto o "deixar no portão" deles incluir arremessar os pacotes dos clientes que nem bumerangue, visto que meu pacote estava a mais de 3 metros de distância do portão.

Muito obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!