Ir ao conteúdo

Sobre a XPG Pylon 550W.

Ir à solução Resolvido por donzmaker,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Finalmente chegou no Brasil uma outra competição para Pylon, MWE V2 e Corsair CX-M (2021), TX-M, etc.

Embora eu não goste da MWE V2 Bronze ela tem suas qualidades.

Enfim, trata-se da fonte NZXT "C" aqui no Brasil vendida nas configurações 550, 650 e 750
Também já tem há algum tempo no Brasil a série C750 GOLD. A diferença é que a série GOLD é totalmente modular, acredito que também fabricada pela Seasonic (plataforma Seasonic tanto na C Gold quanto C Bronze) como a série Bronze.

Segundo "press release" a C Series Bronze tem 5 anos de garantia. 

Por ora só tem na Pichau e Kabum para venda. O preço um bocado salgado. Até agora não vi uma análise ultra datalhada do modelo 550W, mas se tivermos o 750 C GOLD como base, podemos imaginar o modelo 550 e 650 bem decentes.

Apesar de ser uma fonte Bronze, ela está acima na minha opinião de algumas como a nova série G (de 2021) da Cooler Master como a G500  e G600 gold por exemplo

https://www.cybenetics.com/d/cybenetics_e7N_eu.pdf

Tirando fato da G500 e G600 ter bulk caps aleatórios (acredito que a maioria será 85 Graus, ou Elite ou de outra marca) ainda seja uma fonte decente para recomendar a uma máquina com placa de vídeo que não exiga agressividade. Em relação a estabilidade das linhas não sabemos, mas deve perder para outras plataformas como a CX-M, Pylon... sem dúvida

Resumo da ópera em linhas gerais: até 500 reais tem essas fontes aí por enquanto, pelo menos até tiver estoque da Super Flower Leadex III ou equivalente (Seasonic por exemplo Gold  CORE, apesar de um pouco inferior a Leadex III) sobraram essas fontes no mercado que podemos dizer que estão em um patamar das fontes de "entrada", embora tanto a Pylon quanto a C Series assim como a Cooler Master G Series (2021) sejam também de entrada, pro padrão brasileiro estão acima das Nindus, Mancer, Hyrax e Redragon da vida. A SuperFrame 500W é uma excelente alternativa de baixo custo com tecnologia antiga, mas nem por isso deixa de ser bem dimensionada e bem projetada. O único ""desatrativo"" dela é o preço: custa quase a mesma coisa da Pylon 450W, que é melhor e tem mais tempo de garantia. 

Assim como a Nidus que custa basicamente o mesmo preço da Superframe e tem os mesmos defeitos como 1 ano de garantia somente. E vale notar que quem entende de eletronica  recomenda a Superframe ao invés da Nidus. 

Nenhuma fonte até 500 reais vai ser perfeita, até a TX550M ou uma Leadex III que chegou custar menos de 500 ano passado. Falando em TX550M, ela é outra boa alternativa, acredito eu, até 500 reais. 
Pra quem quer economizar só a Pylon é realidade mesmo.

Vamos lá, acima de 350 Até 500 reais as alternativas por ora são: Pylon, TX550M, CX-M450/550, Cooler Master G500/G600, NXZT C Bronze 550. Dessas ai as escolhas mais racionais me parecem a Pylon, TXM, CX-M e NXZT C Bronze. A série G500/G600/G700 da Cooler Master infelizmente tiveram de baratear muitas coisas para chegar numa gold, embora ela seja vendida a preço de ouro nos Estados Unidos e no Brasil. Resumindo: não vale os 89 a 115 dolares que pedem nela (modelo G500 o mais barato). Aqui temos uma ideia do motivo pelo quai preferir uma Pylon ou TX-M https://www.expreview.com/77369.html

A Pylon consegue custar menos e oferecer mais que muita fonte gold mais cara, mesmo sendo bronze, por isso talvez seja a preferida do pessoal na hora de recomendar. Não é a única. você pode comprar uma Superframe 500W tranquilamente, é uma pena somente ter 1 ano de garantia.

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, donzmaker disse:

Finalmente chegou no Brasil uma outra competição para Pylon, MWE V2 e Corsair CX-M (2021), TX-M, etc.

Embora eu não goste da MWE V2 Bronze ela tem suas qualidades.

Enfim, trata-se da fonte NZXT "C" aqui no Brasil vendida nas configurações 550, 650 e 750

Já faz um tempo que existe uma outra alternativa, até já as recomendei aqui no fórum, são as Sharkoon WPM Gold Zero 550w, Tier C que possui o selo Gold.

Postado
11 horas atrás, donzmaker disse:

Também já tem há algum tempo no Brasil a série C750 GOLD. A diferença é que a série GOLD é totalmente modular, acredito que também fabricada pela Seasonic (plataforma Seasonic tanto na C Gold quanto C Bronze) como a série Bronze.

Ambas são fabricadas pela Channel Well Technology.

A série C GOLD utiliza a plataforma CSZ (versão de baixo custo da plataforma CSE, utilizada na CORE REACTOR) e a série C BRONZE utiliza a plataforma CSB, utilizada na PYLON e na CX-M.

Correção: no Brasil vende-se apenas a C GOLD (2019), que utiliza a plataforma FOCUS PLUS GOLD da Sea Sonic Electronics, mas não a C GOLD (2022).

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Phynsx disse:

Correção: no Brasil vende-se apenas a C GOLD (2019), que utiliza a plataforma FOCUS PLUS GOLD da Sea Sonic Electronics

Essa FOCUS PLUS da Seasonic se não me engano tem um sério problema com GPUs mais recentes, só não sei se esse problema foi resolvido pela seasonic.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa FOCUS PLUS da Seasonic se não me engano tem um sério problema com GPUs mais recentes, só não sei se esse problema foi resolvido pela seasonic.

Toda a linha Focus da Seasonic é problemática na verdade, nunca resolveram esse problema, lançaram um modelo SFX da Focus, que é péssimo, ainda mais pelo preço (a proteção OTP não funciona, por exemplo).

• Curtir 1
Postado
Em 21/08/2022 às 19:05, Tiberio disse:

Sim. Esta falha foi mitigada em lotes recentes da FOCUS GX, que não apresenta mais o sense wire da trilha de +12V em seu cabeamento. Outros métodos de resolução cabíveis à empresa seriam a adição de uma ferrite bead em torno deste fio ou a adição de um circuito de filtragem (métodos mais caros do que remover um fio).

Postado

Tenho um i5 3570, 12 GB de Ram e atualmente uma GTX 750Ti, uso uma fonte Corsair VS400. Quero migrar pra GTX1650 Twin que nem tem conector de 6 pinos e estou em dúvida se preciso trocar de fonte com esse upgrade. Sou um gamer casual, não pretendo fazer um upgrade pra linha RTX tão cedo. O que me recomendam sobre a fonte. Vi essa Pylon 550w e fiquei interessado se for preciso trocar.

Postado
34 minutos atrás, RTaker disse:

Tenho um i5 3570, 12 GB de Ram e atualmente uma GTX 750Ti, uso uma fonte Corsair VS400. Quero migrar pra GTX1650 Twin que nem tem conector de 6 pinos e estou em dúvida se preciso trocar de fonte com esse upgrade. Sou um gamer casual, não pretendo fazer um upgrade pra linha RTX tão cedo. O que me recomendam sobre a fonte. Vi essa Pylon 550w e fiquei interessado se for preciso trocar.

A versão 550W é bem difícil de encontrar, só está no Mercado Livre. Eu recomendaria mais a versão 450W do XPG Pylon ou SuperFrame 500W.

Postado
10 horas atrás, Phynsx disse:

Sim. Esta falha foi mitigada em lotes recentes da FOCUS GX, que não apresenta mais o sense wire da trilha de +12V em seu cabeamento. Outros métodos de resolução cabíveis à empresa seriam a adição de uma ferrite bead em torno deste fio ou a adição de um circuito de filtragem (métodos mais caros do que remover um fio).

Eu estava procurando mais sobre isso e a grande maioria das pessoas tiveram problemas com modelos mais caros da Seasonic, porque elas rodam 3080, 3090 para minar/jogar. Principalmente a série Seasonic PRIME TX e Ultra.

Fiquei curioso: esse ferrite aí seria aqueles bem pequeninos em miniatura que vão as vezes nas perninhas de alguns capacitores Y (não do estágio de filtragem do conector mas soldado após o transformador da primária) ? 

dhj1wv6.jpg

Se colocassem um desses no cabo resolveria? Pois pelo que pude ler o problema não é nem no conector PCI e sim no ATX 24pin que recebe muito "noise" de algumas placas de vídeo. Isso aí seria um projeto mal feito onde deveria haver um ferrite maior em todos cabos 24PIN tipo esse ou é um acidente do destino onde um excesso de "noise" faz o sensor não funcionar direito pois o cabinho do sensor não foi projetado para ter filtragem?

Já que estamos falando de ruído me tira uma dúvida por favor:  em algumas fontes temos esse negocinho redondo com plástico térmico (foto baixo), e eu sempre achei que eles aproveitavam para juntar um núcleo de ferrite + fusível para aproveitar a isolação, mas depois fui ver que o fusível fica sempre separado, soldado na propria pcb, e alguns fabricantes além de usar fusível de especificação ceramica que não solta estilhaços ainda envolve em um termoplastico que não pega fogo

Esse aqui é só o ferrite mesmo? Fase e neutro dando volta no núcleo ?

image.png.5eec5d1e085342c1260a482a6ba8313b.png

Postado
13 horas atrás, TEGIN disse:

Alguém que comprou a Pylon 550w desse único vendedor do ML, já chegou a fonte? Coloquem impressões.

A minha chegou hoje, mas estou viajando, só chego amanhã de noite e vou dar uma olhada nela.

Alguma indicação sobre eu ter certeza se a fonte é original? Pois tenho 7 dias pra devolver 

Postado
10 horas atrás, donzmaker disse:

Eu estava procurando mais sobre isso e a grande maioria das pessoas tiveram problemas com modelos mais caros da Seasonic, porque elas rodam 3080, 3090 para minar/jogar. Principalmente a série Seasonic PRIME TX e ULTRA.

Houve uma investigação realizada pela equipe do Cultists Network associando a placa-mãe de alguns destes usuários à possíveis desligamentos, considerando que placas-mãe mais simples possuem um circuito de filtragem inferior.

Fiquei curioso: esse ferrite aí seria aqueles bem pequeninos em miniatura que vão as vezes nas perninhas de alguns capacitores Y (não do estágio de filtragem do conector mas soldado após o transformador da primária)?

Sim, núcleos de ferrite são utilizados para filtragem eletromagnética, sendo possível encontrá-los em switchers do estágio primário e outros componentes, como o que citaste.

Se colocassem um desses no cabo resolveria? Pois pelo que pude ler o problema não é nem no conector PCI e sim no ATX 24pin que recebe muito "noise" de algumas placas de vídeo. Isso aí seria um projeto mal feito onde deveria haver um ferrite maior em todos cabos 24PIN tipo esse ou é um acidente do destino onde um excesso de "noise" faz o sensor não funcionar direito pois o cabinho do sensor não foi projetado para ter filtragem?

Segundo o que afirma o Jon Gerow, sim. Este problema está relacionado aos sense wires utilizados no conector ATX 24P, que recebem o ruído de chaveamento gerado por essas placas gráficas, desta forma, este ruído causa o acionamento da over current protection do switching controller (que recebe uma tensão do sense wire para realizar uma compensação). Cabos geralmente não utilizam ferrite beads ou mesmo shielding. Esta solução foi principalmente utilizada pela High Power Electronic para evitar desligamentos, enquanto outros fabricantes ignoraram (como a Andyson) ou não sofreram este problema (em razão da filtragem em suas placas de circuitos ou da ausência de sense wires para esta trilha).

Este ruído excessivo sobre os sense wires é culpa da Nvidia.

Esse aqui é só o ferrite mesmo? Fase e neutro dando volta no núcleo?

Sim, trata-se apenas de um núcleo de ferrite mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...