Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pequena incerteza com durabilidade de HD e SSD!


Posts recomendados

Ola ao clube do hardware, pergunta a vocês sobre esse assunto. eu sei que o SSD e HD eles tem um tempo de vida.

por eles trabalharem sempre, copiando arquivos eliminando e etcs.

 

mais sera que se eu comprar um desses dois, e criar unidades de HD virtuais com veracrypt já com tamanho

físico especifico. ocupando espaço no hardware mais não em todo. sem esse HD Virtual se movimentar só fica parado como arquivo já físico com tamanho. e nunca ser apagado. exemplos cada HD virtual fosse 8GB, 16GB, 32GB só como um exemplo para cada coisa diferente.

 

tudo isso feito apenas uma vez, para gravar ficar fisicamente no armazenamento físico real. e deixar assim para sempre ate um dia parar de funcionar.

quando fosse usar o veracrypt mesmo abrindo o armazenamento virtual estaria virgem e neles colocaria minhas coisas.

sera que assim o HD ou SSD trabalharia muito nenos. tudo isso que to dizendo

 

que o arquivo de armazenamento feito pelo veracrypt, já estaria com tamanho físico ocupando espaço.

 

exemplo nessa imagens. vocês entenderam minha logica cada pasta ja fiz um arquivo com tamanho fisico.

 

imagem1.thumb.png.8eb821603476061bb3c5744b83a4f327.png

 

imagem2.thumb.png.cba2e9248fe2504ba3387eb0e85394a6.png

 

imagem3.thumb.png.0eecfd4d1246817763b28937ff6a42bb.png

 

Sera que assim o HD ou SSD vai durar mais que 5 anos. pois eu tenho copia dessas unidades virtuais na nuvem na conta da UFBA também.

bom sempre se prevenir de qualquer coisa. eu nunca vou criar armazenamento virtual que ocupe todo espaço do hardware físico real. sempre vou deixar um espaço. imaginem fazer tudo apenas nessas unidades virtuais at[e para copiar arquivos. sem deixar nada de fora delas.

 

o que vocês me orientam sera que assim. o SSD ou HD vai durar mais tempo e trabalhar menos.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

 

Não entendi bem a sua dúvida. Mas pelo que eu lembro, nenhum fabricante de HD ou SSD garatem seus dados, a garantia seria do equipamento. CAbendo ao cliente fazer sempre a sua copia de segurança. Então por melhor que seja o equipamento, que tenha uma boa reputação existe sempre o risco de falhas. Logo, tenha backup.

 

Pelo que eu me lembre também HDs conseguem armazenar por mais tempo sem mexer nele por longo prazo. Pelo que li a muitos anos, os SSD precisem ser sempre  energizados. Não sei como continua a tecnologia hj dos SSD, se eles podem armazenar por muitos anos sem ligar no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albert Vinícius Maia A memória flash tem um limite de retenção de dados sem energia que gira em torno de uns 2 anos pra pen drives bem vagabundos ate mais de 40 anos para a memória flash de um micro controlador, acho que um SSD decente segura 5 anos de boa, nas memórias flash os dados são armazenados como cargas elétricas, e como não existe isolante perfeito, é normal que os dados "descarreguem" e se corrompam, mas esse processo leva anos.

 

Se for usar só pra armazenar, pode encher o SSD ate uns 90% que não vai alterar o desgaste dele, o SSD cheio afeta principalmente o desempenho de escrita, o que não será tão relevante pra algo que só será acessado ocasionalmente.

 

Quanto ao HD, a mídia magnética passa fácil de 20 anos de retenção, o problema é surgir algum defeito mecânico por umidade, o segredo da preservação de dados é não colocar "todos os ovos na mesma cesta" tenha ao menos 2 copias locais e 1 copia na nuvem de arquivos importantes.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em relação a durabilidade não mudará muita coisa, no HD.

Já para o SSD pode ocorrer redução dependendo dos casos, pois:

  • Ao criar esse volume no você, sendo ele estático, já cria um arquivo ocupando o espaço no SSD.
  • Os SSDs usam um sistema que tenta usar os blocos livres menos utilizados para gravar, com o intuito de reduzir as gravações no NAND.
  • Se o SSD tiver outra partição mais ativa, você passa a consumir mais escritas do mesmo bloco, ou seja, criando um envelhecimento prematuro.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2022 às 12:59, dwatashi disse:

Em relação a durabilidade não mudará muita coisa, no HD.

Já para o SSD pode ocorrer redução dependendo dos casos, pois:

  • Ao criar esse volume no você, sendo ele estático, já cria um arquivo ocupando o espaço no SSD.
  • Os SSDs usam um sistema que tenta usar os blocos livres menos utilizados para gravar, com o intuito de reduzir as gravações no NAND.
  • Se o SSD tiver outra partição mais ativa, você passa a consumir mais escritas do mesmo bloco, ou seja, criando um envelhecimento prematuro.

 

 

Interessante, também as vezes faço desfragmentação na unidade real & virtual. eu acredito que assim a unidade

vai achar os arquivos e ler mais rápido. o que penso posso ta errado.. 

Em 24/08/2022 às 10:36, Catelan disse:

@Albert Vinícius Maia Bobagem, não ganhará NADA em vida útil e CERTAMENTE perderá desempenho, além de correr o risco de dimensionar mal discos virtuais fixos.

 

Hum, mais tenho backup na nuvem. sempre é bom se prevenir de qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!