Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, 

tenho um:

Ryzen 7 3700x

RX 570 4GB

16 GB RAM

Fonte: EVGA 600W (White 80 Plus) recém-comprada.

Estou pensando em trocar a placa de vídeo para uma RTX 3060ti 8GB.

Todavia onde pesquiso, dizem que minha fonte é ruim. Tenho uma fonte num outro computador também, a EVGA 600W (Bronze), que já tem 5 anos.

Nos cálculos de consumo que pesquiso, diz que meu PC vai gastar em torno de 350W.

Essas EVGAS 600W não dão conta? Qual risco de usar uma dessas em meu computador?

Postado

normalmente quando falam que a fonte é ruim é porque ela á mal construída ou  com materiais de baixa qualidade.

se procurar deve encontrar vídeo no youtube do teclab por exemplo que faz teste em fontes.  isso não quer dizer que a fonte vai dar problema com certeza mas como ela esta ligada ao PC que são peças caras se der algum problema pode queimar o resto do pc, as fontes tem o 80 plus que garante que ela vai ter pelo menos 80% de eficiência, fontes de baixa qualidade mesmo tendo o selo 80 plus muitas vezes não garantem nem os 80% de eficiência.

eu ja tive fontes bem genéricas que durou mais de 5 anos, mas são fontes que podem durar 1 mês e queimar todo seu pc ou durar 5 anos sem dar nenhum problema. 

• Membro VIP
Postado

As fontes que estão listadas no 80 plus são testadas para receber a certificação.

O que pode ocorrer é a fonte ter um projeto mais antigo, mas tendo a certificação já é uma boa referência.

No entanto é comum ocorrer o seguinte, algumas fontes quando estão com maior carga a eficiência cai abaixo dos 80%, principalmente se alimentadas com 127v.

O "ruim" pode ser por causa desses fatores, ou então porque pode-se encontrar fontes melhores na mesma faixa de preço.

Postado
49 minutos atrás, dwatashi disse:

O que pode ocorrer é a fonte ter um projeto mais antigo, mas tendo a certificação já é uma boa referência

O selo 80+ só verifica a eficiência da fonte, não atesta a qualidade da fonte.

4 horas atrás, Frank Reis disse:

Essas EVGAS 600W não dão conta? Qual risco de usar uma dessas em meu computador?

O risco de usar é estragar sua GPU. Pegue no mínimo uma XPG Pylon que é uma fonte decente e tem um projeto moderno.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Tiberio disse:

O selo 80+ só verifica a eficiência da fonte, não atesta a qualidade da fonte.

Sim eu comentei que era uma boa referência.

Porque a preocupação é se a fonte precisa ser trocada ou coloca em risco, sendo a potência de 350w, para uma fonte certificada de 600w?

• A Fonte é de entrada, mas vai fornecer a potência sem problemas para o atual setup.
  • O que cometei é que as fontes devem ter projetos diferentes, mas sendo certificadas não existe razão para troca.
  • Se o setup não sofrer outros upgrades, talvez uma fonte de menor potência mas com certificação melhor fosse mais interessante.
  • Não conheço fonte que seja considerada de qualidade e que seja comercial (porque algumas fontes para servidor não aparecem listadas) que não usem projetos certificados com 80 plus. Já o contrário é comum, ter um monte de fonte de 600w não certificada e não oferecer metade da potência
  • A qualidade geralmente está aliada a certificação, fonte 80 plus platinum/titanium que seja ruim?

Enfim não vejo; pelas informações prestadas que algo corra risco.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!