Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Familia RTX + Ryzen 1700


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Alo senhores, bom dia!

Estava vendo a possibilidade de trocar de GPU ... e fiquei com umas boas dúvidas (principalmente por estar fora das novas tecs).
Atualmente possuo Ryzen 1700 + 24GB 2666 + GTX 1060 + monitor Full HD 60hz + EVGA 850W. 
As opções que encontrei foram:
RTX 3060ti por volta dos 3k
RTX 3060 por volta dos 2,5k
RTX 2060 por volta de 1,8k

Minha intenção é jogar com boa qualidade e FHD, mas como não jogo multiplayers qse sempre me contento em travar os jogos em 64FPS.
Lendo aqui pelo fórum, vi que existe uma certa "discrepância" entre 2060 e 3060 ... então cogitei diretamente a 3060TI, 
Afinal, qual valeria apostar mais? Sou cara a favor da "vida longa" (tanto que minha GPU eu tenho desde seu lançamento), mas parece que entre 2060 e 3060 não tem tanta diferença no quesito performance, mas a diferença de preço entre 2060 e 3060TI já fica aguçado, por isso venho aqui em busca da opinião sincera.

Outro ponto também é a possibilidade de meter o louco e ir numa RTX 3070 logo .... mas algumas calculadoras de "gargalo" dão que minha CPU não levaria não (mas também li que essas calculadoras não são exatamente referencias), então também deixo isso no ar como dúvida também.

Um ponto importante é que a ideia é somente comprar a GPU por agora, trocar kit placa-mãe + CPU ficaria para outra época e outro momento da vida!

A quem puder ajudar, desde já agradeço!


PS: Familia RX da Radeon eu não cogito por causa da instabilidade de drivers, não costumo sentir muita confiança, já tive RX 570 e era difícil achar coisa estável nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua intenção é rodar os jogos travados nos 60 FPS, o primeiro passo é ter uma placa de vídeo que consiga entregar 60+ FPS em qualquer jogo dentro da qualidade gráfica que você fica satisfeito. A questão mais importante é que seu processador não vai segurar 60+ FPS em todos eles, na maioria ele consegue, mas sempre vai ter um aqui e outro ali que ele vai sofrer mais.

 

O Ryzen 7 1700, apesar de ser um processador 8/16, ele fica muito atrás de qualquer processador 6/12 atual, principalmente em jogos que dependem mais de um desempenho single-core mais forte. Então considere fazer um upgrade para o Ryzen 5 5600 (se sua placa-mãe for compatível), ele vai garantir que você rode qualquer game atual a 60+ FPS sem problemas. Mesmo em atividades que se beneficiam de multi-core core mais forte o Ryzen 5 5600 supera o Ryzen 7 1700, ele entrega desempenho próximo ao Ryzen 7 3700.

 

Com relação à placa d vídeo, a RTX 2060 já ofereceria um bom ganho sobre a sua GTX 1060, na casa dos 60%. Você teria performance suficiente para rodar a grande maioria dos jogos a 60+ FPS na qualidade média/alta. A RTX 3060 vai oferecer uns 20% de ganho sobre a RTX 2060, na ponta da caneta o ganho não vale tanto a diferença de preço.

 

Já a RTX 3060 Ti é um pouco mais robusta, geralmente é a placa ideal para quem quer começar um PC para jogar em 1440p alto 60 FPS, então vai aguentar 1080p ultra 60+ FPS facilmente na maior parte dos jogos, oferece um ganho de 50% sobre a RTX 2060. Custando na casa dos R$3.000 eu acho que valeria o investimento.

 

Acima da RTX 3060 Ti eu não acho viável investir devido a baixa relação custo-benefício, e ainda devemos considerar que a série RTX 4000 está pra chegar e substituir essas placas high-end por modelos mais rápidos. Os modelos high-end antigos devem sofrer queda de preço pra acabar com o estoque, então você deve perder dinheiro investindo agora.

 

Agora vem a pergunta mais importante: qual é a marca e modelo da sua fonte? Quanto tempo de uso ela tem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB obrigado pela resposta!
 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Se sua intenção é rodar os jogos travados nos 60 FPS, o primeiro passo é ter uma placa de vídeo que consiga entregar 60+ FPS em qualquer jogo dentro da qualidade gráfica que você fica satisfeito

Eu não me prendo a "high/ultra", no caso eu prefiro gameplay mais lisa mesmo (até por que eu sou daltônico (e com certa força), então mesmo um jogo sendo "mais vivo" eu acabo não me ligando muito com esses presets)
Contudo, se você quer um parâmetro, o jogo mais "pesado" que rodei foi God Of War 2018  com tudo no LOW e travei FPS em 30 para ter alguma jogabilidade (alias, mesmo nessas circunstancias eu já achei o jogo muito bem otimizado). Se eu soltasse o FPS, ele ficava oscilando entre 20 e 50, no final ele só alcançou 60fps quando mudei a ram de 2133 para 2666 e mesmo assim ficava na casa dos 60 gritando, onde a GPU ficava beirando 80°C e 100% de uso constante enquanto a CPU ficava nos seus 50 ~ 60% de uso e nem passava dos 65°C direito.

 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

[Sobre cpu] na maioria ele consegue, mas sempre vai ter um aqui e outro ali que ele vai sofrer mais.

Entendo, trocar o kit todo (placa-mãe + cpu) ficaria para um projeto mais a frente .... mas por isso também perguntei de GPU a longo prazo, gostaria que ambas peças estivessem "em harmonia".

O que realmente me atiçou trocar a GPU é que Hogwarts Legacy vem ai no começo do ano que vem e gostaria de garantir pelo menos uma jogabilidade tranquila nele. Para mim, mtos jogos em Full HD mesmo no "preset médio" de gráfico já me satisfaz horrores.
 

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Agora vem a pergunta mais importante: qual é a marca e modelo da sua fonte? Quanto tempo de uso ela tem?

Eu tenho uma EVGA 850 BQ, 80+ BRONZE 850W, acho eu que fazem bons 3 anos que está comigo.


Por fim, entre as GPUs que você explicou, entendi que a briga mesmo estaria na melhor oportunidade entre RTX 2060 e RTX 3060ti, sendo a versão comum da 3060 dispensada pela equivalência entre elas.
Pegar a RTX 2060 Super seria uma cereja do bolo ou também entraria na lógica da 3060 tradicional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Eu não me prendo a "high/ultra", no caso eu prefiro gameplay mais lisa mesmo (até por que eu sou daltônico (e com certa força), então mesmo um jogo sendo "mais vivo" eu acabo não me ligando muito com esses presets)
Contudo, se você quer um parâmetro, o jogo mais "pesado" que rodei foi God Of War 2018  com tudo no LOW e travei FPS em 30 para ter alguma jogabilidade (alias, mesmo nessas circunstancias eu já achei o jogo muito lindo). Se eu soltasse o FPS, ele ficava oscilando entre 20 e 50, no final ele só alcançou 60fps quando mudei a ram de 2133 para 2666 e mesmo assim ficava na casa dos 60 gritando, onde a GPU ficava beirando 80°C e 100% de uso constante enquanto a CPU ficava nos seus 50 ~ 60% de uso e nem passava dos 65°C direito.

Te entendo perfeitamente. No caso do God of War, uma RTX 2060 conseguiria manter 60+ FPS na qualidae Alta, só vai depender se seu processador vai conseguir segurar também. O uso da CPU não é exatamente um parâmetro pra saber se está no limite ou não. Quando você vê o uso geral da CPU, é levado em consideração todas as threads, no entanto, a grande maioria dos jogos só conseguem fazer uso de 6-8 threads do processador.

 

Você pode facilmente ter gargalo com o processador trabalhando a 50% da capacidade total, mas individualmente algumas threads estarão com alto uso enquanto outras estarão praticamente dormindo. Como os jogos só conseguem usar uma quanitdade limitada de núcleos/threads, a solução é conseguir um processador que tenha núcleos mais potentes, isso é, processadores mais atuais. Há situações onde um Ryzen 5000 consegue entregar o dobro de FPS em relação a um processador Ryzen 1000, isso é mais perceptível em jogos competitivos.

 

10 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Entendo, trocar o kit todo (placa-mãe + cpu) ficaria para um projeto mais a frente .... mas por isso também perguntei de GPU a longo prazo, gostaria que ambas peças estivessem "em harmonia".

Depende de quão longo é esse prazo. A RTX 2060 é uma intermediária de 2018, acredito que vai continuar sendo uma placa boa para 1080p por mais uns 2 anos, depois disso deve começar a ter dificuldades nos jogos AAA.

 

11 minutos atrás, Lobarinhas disse:

O que realmente me atiçou trocar a GPU é que Hogwarts Legacy vem ai no começo do ano que vem e gostaria de garantir pelo menos uma jogabilidade tranquila nele. Para mim, mtos jogos em Full HD mesmo no "preset médio" de gráfico já me satisfaz horrores.

A RTX 2060 está dentro dos requisitos divulgados para o jogo, você não precisará se preocupar com isso. Mas sua GTX 1060 está um pouco abaixo do mínimo pedido, que é uma GTX 1070, mas ainda deve rodar pelo menos na qualidade baixa a uns 40~50 FPS (se os requisitos mínimos forem precisos).

 

15 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Eu tenho uma EVGA 850 BQ, 80+ BRONZE 850W, acho eu que fazem bons 3 anos que está comigo.

É uma fonte OK, não terá problemas com essas placas mais intermediárias. A maioria das fontes da EVGA não costumam ter vida útil longa, mas como a sua está superdimensioada para a configuração, deve ter sofrido pouco desgaste nesses 3 anos.

 

18 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Por fim, entre as GPUs que você explicou, entendi que a briga mesmo estaria na melhor oportunidade entre RTX 2060 e RTX 3060ti, sendo a versão comum da 3060 dispensada pela equivalência entre elas.
Pegar a RTX 2060 Super seria uma cereja do bolo ou também entraria na lógica da 3060 tradicional?

A RTX 2060 Super está um pouco abaixo de uma RTX 3060, e pelo que vi é até mais cara, então é completamente inviável. A RTX 3060 oferece desempenho similar a uma RTX 2070 enquanto a RTX 3060 Ti equivale a uma RTX 2080 Super. Para Full HD a RTX 3060 Ti pode parecer exagerada, mas se você pensa em longo prazo, não precisará troca-la tão cedo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

51 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

No caso do God of War, uma RTX 2060 conseguiria manter 60+ FPS na qualidae Alta, só vai depender se seu processador vai conseguir segurar também

ótima explicação aqui! No caso eu acredito que o processador segure pois quando eu subi minha ram de 2133 para 2666 ele não só alcançou 60FPS como estabilizou também, mesmo em cenas mais pesadas (porém, como uso o rivaturner para travar o FPS, não pude mensurar até onde o FPS iria conseguir atingir).
E a diferença entre a primeira e quinta gen eu entendo que exista, vejo aqui no fórum mesmo pessoal apontando as diferenças até mesmo para quem tem segunda gen do Ryzen.
Eu não costumo consumir muito do Hardware, então na maioria dos jogos que joguei eu nunca explorei total potencial de FPS, ele travando em 64 e me deixando jogar de boa já é mais que o suficiente!
A titulo de exemplo: The Sims, American Truck Sim e Automobilista 2 são os que mais comumente acabo jogando, mas eventualmente aparece um Shadow the Tomb Raider ou God Of War 2018 que coloca minha maquina no limite da emoção (Assim como Hogwarts Legacy aparenta ser).

 

51 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Depende de quão longo é esse prazo

Confesso a você que seria o mais "tardar" mesmo, pois os jogos AAA são poucos os que tenho de referencia, a ideia mesmo é ter a GPU que me permita manter uns 60FPS estável independente de seu Presets

 

51 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

(se os requisitos mínimos forem precisos)

Sim, entendo os pontos que abordou aqui, juro que cheguei a cogitar pegar uma GTX 1070 usada mesmo mas ai achei que seria muito tiro no pé.
 

 

51 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A RTX 2060 Super está um pouco abaixo de uma RTX 3060, e pelo que vi é até mais cara, então é completamente inviável. A RTX 3060 oferece desempenho similar a uma RTX 2070 enquanto a RTX 3060 Ti equivale a uma RTX 2080 Super. Para Full HD a RTX 3060 Ti pode parecer exagerada, mas se você pensa em longo prazo, não precisará troca-la tão cedo.

Então aqui está o pulo do gato (ou resumo de tudo) ... realmente a escolha ficaria mais entre RTX 2060 ou RTX 3060TI, na melhor oportunidade que encontrar.
E aproveitando embalo, acha que Black Friday pode compensar em algum desses pontos relacionadas a preço? Tem uma RTX 3060TI por 2,9k em promo e fico com receio de não chegar neste preço novamente na eventual BF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Lobarinhas disse:

ótima explicação aqui! No caso eu acredito que o processador segure pois quando eu subi minha ram de 2133 para 2666 ele não só alcançou 60FPS como estabilizou também, mesmo em cenas mais pesadas (porém, como uso o rivaturner para travar o FPS, não pude mensurar até onde o FPS iria conseguir atingir)

Pois é, os processadores Ryzen são bem sensíveis à frequência das memórias, os primeiros Ryzen ainda mais que os atuais. Com 2133MHz você estava rodando abaixo do padrão do processador, que é de 2666MHz. Talvez você tenha margem para overclock, se você conseguir pegar uns 3000MHz daria pra melhorar um pouco mais.

 

31 minutos atrás, Lobarinhas disse:

A titulo de exemplo: The Sims, American Truck Sim e Automobilista 2 são os que mais comumente acabo jogando, mas eventualmente aparece um Shadow the Tomb Raider ou God Of War 2018 que coloca minha maquina no limite da emoção (Assim como Hogwarts Legacy aparenta ser).

Ah sim, são jogos mais tranquilos. Eu também jogo American Truck quando sobra um tempinho, tenho a GTX 1660 Ti aqui que fica um pouco atrás da RTX 2060, jogo com gráfico todo no talo e com renderização em 200% (melhor do que as opções de AA do jogo), deixo o Vsync ativado para travar nos 75 FPS, mas meu monitor também tem compatibilidade com G-Sync, então se cair um pouco o FPS nas partes mais pesadas não vai incomodar.

 

38 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Então aqui está o pulo do gato (ou resumo de tudo) ... realmente a escolha ficaria mais entre RTX 2060 ou RTX 3060TI, na melhor oportunidade que encontrar.
E aproveitando embalo, acha que Black Friday pode compensar em algum desses pontos relacionadas a preço? Tem uma RTX 3060TI por 2,9k em promo e fico com receio de não chegar neste preço novamente na eventual BF.

Aí que está o problema, não conseguimos prever o futuro. Mas aqui no Brasil é raro ver promoções "fora do normal" na BF, costumam ser promoções normais iguais as que as lojas fazem todo dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB
 

38 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aí que está o problema, não conseguimos prever o futuro

Isso é verdade 😄 mas acabei perguntando mais porque tenho ficado bem distante dessas coisas nos ultimos anos e só agora to me inteirando do que é bom, do que não é, dos "melhores momentos de compra" .... acho que o que vale mesmo é eu conseguir atingir meu desejo e ja era.

Acho que, no geral, já tirou muita dúvida minha .... 
Para a RAM, eu tenho 8x2 2666 "de fabrica" e 4x2 2400 que eu fiz OC para 2666 e deixar tudo "empatado", vou realizar os testes e ver a possibilidade de jogar em 3000.
Para a GPU, já estou mais do que convencido que a RTX 2060 de 6GB irá satisfazer sem problemas, acho que para a ultima dúvida aqui é a diferente dos modelos que encontrei.
Tem a 2060 versão de 6gb, a sua versão Super com 8gb .... e uma versão com 12gb (?).
Essa versão 12GB muda em algo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lobarinhas disse:

Tem a 2060 versão de 6gb, a sua versão Super com 8gb .... e uma versão com 12gb (?).
Essa versão 12GB muda em algo? 

A versão de 12GB tende a levar uma pequena vantagem por usar a mesma configuração de núcleos CUDA da RTX 2060 Super, só que a Super tem mais banda por ser uma placa 256-bit, enquanto a 2060 é 192-bit. Em futuros games, a tendência é que comecem a usar mais de 6GB, então quando isso acontecer a RTX 2060 de 6GB vai começar a ser penalizada por falta de memória, então ou você reduz o gráfico para ter um desempenho estável, ou joga com gráfico mais alto e com impacto no desempenho.

 

Você pode ver esses comparativos abaixo e tirar suas próprias conclusões:

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!