Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD NVMe Reconhecido na BIOS como Non-RAID. Não reconhecido no Windows


diegomrz

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

Montei um computador novo do zero e instalei o SSD WD Blue SN570, 1 TB, M.2 2280, NVMe na Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4.

Eu não encontro opções sobre RAID no setup da BIOS.


Onde está travado?

Quando chega na tela de selecionar o drive na instalação do Windows, ele não reconhece o SSD.

Telas ´principal da BIOS:
O SSD aparece na tela inicial da BIOS como

Storage Informations
RAID:
WD Blue SN750 1TB(1000.2GB)


Tela advanced da BIOS:

No Advanced\Intel(R) Rapid Storage Technology aparece listado como Non-RAID
 

Non-RAID Physical Disks
> PCIe 1.0, WD Blue SN570 1TB 220500000000, 931.5GB

 

Tentativas:
Atualizei a BIOS da placa-mãe pelo pendrive.
Tentei usar o diskpart no momento da instalação e o comando list disks só reconhece o pendrive de instalação do windows
Procurei alguns tutoriais, mas os menus e as opções para outras placas TUF gaming são diferentes.


Alguém sabe como se faz a instalação desse SSD na placa-mãe?

Obrigado!

Esses 2 prints das telas NVMe e da busca sobre o RAID, não aparecem em opção nenhuma.

WhatsApp Image 2022-09-03 at 11.37.49.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-03 at 11.37.14.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria
É um i7 12700F... vou tentar o segundo slot pra ver se reconhece... Testei uma SATA Kingston e também não reconheceu..

@Gui GC, Eu estava tentando alocar os discos para instalar o Windows, qual forma eu deveria usar para NVMe?

Eu sempre usei HD e SSD SATA, pra mim o NVMe é novidade... Vou pesquisar mais sobre RAID para entender... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegomrz Pelo que vi na especificação da placa-mãe os slots M.2 são NVMe apenas e não suportam SATA.

 

Retire todos os outros discos do PC se você está tentando instalar o Windows em um PC que já possui sistema operacional.

 

Se tiver alguma opção setada em RAID, eu alteraria para AHCI.

 

NVMe só vai dar boot em UEFI, procure na BIOS provavelmente em uma aba chamada BOOT por Storage Device e mude para UEFI.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC

 

Tentei tudo aqui, mudei as configs para UEFI e pesquisei mais sobre RAID, tem como alocar o disco em RAID no modo UEFI.

Nas instruções da placa-mãe eles até sugerem criar uma partição RAID, mas instruções que aparecem nesse tutorial, não consigo seguir porque essas opções não aparece na BIOS da minha Placa

https://www.ASUS.com/br/support/FAQ/1045089/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, diegomrz disse:

Tela advanced da BIOS:

No Advanced\Intel(R) Rapid Storage Technology aparece listado como Non-RAID

 

Tem algo configurável sobre isso em "PCH Storage Configuration"? Esse troço faz o dispositivo NVMe sumir do barramento PCIe e aparecer dentro do espaço de memória do controlador AHCI[*]! Se for uma plataforma bem recente, a mídia de instalação do Windows não tem o driver embutido, daí tem que fornecer manualmente com um pendrive e tal, baixando do site da Intel. Geralmente tem como voltar para o modo AHCI, que deixa as unidades separadas e coloca o NVMe de volta "sozinho" no barramento PCIe, daí Windows e Linux reconhecem sem dor de cabeça.

 

[*] https://lore.kernel.org/lkml/[email protected]/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Advanced\Intel(R) Rapid Storage Technology" não é configurável?

 

Talvez realmente não tenha como voltar ao modo AHCI puro. Nesse caso, baixe f6vmdflpy-x64.zip de

 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/720755/intel-rapid-storage-technology-driver-installation-software-with-intel-optane-memory-11th-and-12th-gen-platforms.html

 

descompacte-o e coloque num pendrive. No instalador do Windows, use a opção de fornecer driver e selecione o pendrive.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

Era exatamente esse o problema. Quando puxei esse driver na instalação já carregou as partições aqui.
Consegui instalar o Windows. Você salvou meu fds...hahaha
Muito obrigado!

E obrigado a todos os que tentaram me ajudar aqui. espero que esse tópico ajude outras pessoas que encontrar nas buscas futuramente.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

Bom dia! Tive o mesmo problema, mas seu tópico me ajudou, alías 

Em 03/09/2022 às 19:37, Marcos FRM disse:

"Advanced\Intel(R) Rapid Storage Technology" não é configurável?

 

Talvez realmente não tenha como voltar ao modo AHCI puro. Nesse caso, baixe f6vmdflpy-x64.zip de

 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/download/720755/intel-rapid-storage-technology-driver-installation-software-with-intel-optane-memory-11th-and-12th-gen-platforms.html

 

descompacte-o e coloque num pendrive. No instalador do Windows, use a opção de fornecer driver e selecione o pendrive.

Também me ajudou!! Foi somente instalar o drive e bingo!!

Brigadão!!! Ainda bem que acompanhei o tópico e o salvei nos favoritos!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!