Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem? Venho aqui tentar entender melhor sobre vBIOS modificada de GPU. 

Comprei na terabyte uma RX 6700 XT DUAL ASUS na época da alta dos preços de 2021. De cara ao receber o produto eu ja tive problemas como artefato de imagem e baixo desempenho, fiz de praxe a atualização dos drivers mas nada resolveu, cheguei até mesmo a trocar de monitor e o problema persistia. Abri um ticket com a terabyte explicando o ocorrido com imagens, videos e uma explicação, os mesmos me retornaram fazer os procedimentos de atualização de software atrabes do gpu tweak III.... enfim, logo dps me solicitaram vários vídeos, testes atestando os defeitos alegados, porém como uso o pc para estudo e trabalho home office, ja vi q não poderia dar andamento naquele momento com o ticket, pois seria impossível ficar 30 dias sem pc. Acabei mantendo por 6 meses o uso da placa, mesmo com o baixo desempenho e artefatos (um saco e estresse total), até que após o fim do meu semestre, comprei um notebook para suprir qualquer problema maior com a placa que viesse a ocorrer, sendo assim, pude retornar o processo de garantia do produto. Porém pelo tempo, eu acabei decidindo solicitar primeiro a garantia da fabricante (ASUS), foi bem tranquilo, em alguns dias o produto ja estava a caminho do rma deles. Eis então que após 3 semanas me retornam o produto com o seguinte laudo: "vbios modificada e não original ASUS" do qual acabou impossibilitando o uso da garantia com eles. Até esse momento eu confesso, como usuário desde novo de pc, NUNCA ter ouvido falar o termo "vbios", pesquisei e acabei entendendo melhor do que se tratava, logo, um pouco indignado, expliquei todo o ocorrido para a terabyte e tentei através deles uma solução para o meu problema, após então realizar o envio via sedex no valor de 300 reais e após o recebimento e quase 3 semanas de espera a própria terabyte me retorna o produto com O MESMO, alegando que a BIOS esta modificada E COM BAIXO DESEMPENHO feitos após realização de testes e que por conta da BIOS modificada eu também não poderia fazer uso da garantia com eles. 

Eis então que me encontro no atual momento com uma placa de vídeo que paguei quase 7k, parada pois não consigo realizar a garantia porque me acusam de algo que foge total do meu conhecimento. 

Esse final de semana instalei a placa novamente no meu pc e pesquisando descobri q o programa "gpu-z" indica a atual versão da BIOS da gpu.
gpuz.gif.538443e6673fd8ceec88bbafd1805981.gif
No site techpowerup possui um banco de dados com as respectivas BIOS de cada componente. Faço a comparação e no meu entendimento a BIOS presente na minha placa É SIM a BIOS original de fabrica conforme o site mostra 2054592920_biostechpower.jpg.e8d64fb17112cf5748003bdd169ee87c.jpg 

Enfim, queria a opinião de vocês sobre isso e se alguém sabe me orientar/explicar melhor o que pode estar acontecendo.

LAUDO ASUS

1994614258_testevbiosasus.thumb.jpeg.b12e2741f9b2fc5d78192c8b467d622e.jpeg

Saliento tb, que após muita pesquisa, alguns sites falam sobre placas falsas e que poderia identificar alguma falta de correspondência nas publicações do vendedor em relação a real configuração da placa especificado pela fabricante, tenho esse exemplo que encontrei ao fazer essa relação, onde o site da terabyte indica 
1622807332_siteterabyte.thumb.jpeg.2ad426f3cf22df1006dbb0b563391c25.jpeg

E na pagina do site da ASUS:
1448021670_siteasus.thumb.jpeg.d95dd1784a712225af4a477b12aef792.jpeg

E é isso que possuo de infos até o momento, aguardo vocês sobre o que posso fazer, recorrer ao reclame aqui ou entrar com procon... Obrigado!

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Gabriel Huf disse:

E que site techpowerup possui um banco de dados com as respectivas BIOS de cada componente. Faço a comparação e no meu entendimento a BIOS presente na minha placa É SIM a BIOS original de fabrica conforme o site mostra 

É o suficiente provavelmente para ganhar no JEC. Faça-os te pagar uma indenização adicional pelo transtorno.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, Marcos FRM disse:

É o suficiente provavelmente para ganhar no JEC. Faça-os te pagar uma indenização adicional pelo transtorno.

Opa, acha então uma boa contraprova, porque os dois alegam essa modificação e não faz sentido a gpu-z dizer q ta tudo ok. Pra mim eles devem só achar que não vou ir muito atras e q dizer q não vale a garantia é mais fácil para ambos. Mas obrigado pelo feedback, vou de JEC direto ou tento um reclame aqui antes? Faço o JEC contra a loja ou a fabricante?

Obrigado!

Postado

@Gabriel Huf

Se possível, dê uma pesquisada em algum programa que consiga ler as informações gravadas na BIOS.. Baixe a do TPU e compare com a sua..

TALVEZ, possa até ser o chip da VBIOS que tá com algum problema e que, ao ser lido, apresenta essa diferença.. Pode até nem ser alteração e sim, alguma corrupção no chip, que zoa o código da VBIOS.. Mas, teria de ter alguma assistência BOA pra ver essa possibilidade e emitir um laudo..

Postado
5 minutos atrás, RS Faria disse:

@Gabriel Huf

Se possível, dê uma pesquisada em algum programa que consiga ler as informações gravadas na BIOS.. Baixe a do TPU e compare com a sua..

TALVEZ, possa até ser o chip da VBIOS que tá com algum problema e que, ao ser lido, apresenta essa diferença.. Pode até nem ser alteração e sim, alguma corrupção no chip, que zoa o código da VBIOS.. Mas, teria de ter alguma assistência BOA pra ver essa possibilidade e emitir um laudo..

Opa, então CASO fosse isso do chip, realmente é um problema de fabrica certo? Acho tão raso a ASUS só me falar dessa BIOS modificado e ficar por isso. Sobre assistências, penso muito em vir a perder a garantia na parte que fala sobre terceirizados, daí não sei se seria o ideal. 

Postado
5 minutos atrás, Gabriel Huf disse:

Opa, então CASO fosse isso do chip, realmente é um problema de fabrica certo? Acho tão raso a ASUS só me falar dessa BIOS modificado e ficar por isso. Sobre assistências, penso muito em vir a perder a garantia na parte que fala sobre terceirizados, daí não sei se seria o ideal. 

Pelo que ambas disseram, sua garantia já foi pro vinagre.. Tanto fabricante, quanto loja, já deram o veredito delas e a culpa é sua..

Agora é ver o que pode ser feito.. Nisso, acho que o @Marcos FRM tem razão.. Mas, antes de mexer na placa, peça uma orientação sobre o caso.. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gabriel Huf disse:

Mas obrigado pelo feedback, vou de JEC direto ou tento um reclame aqui antes? Faço o JEC contra a loja ou a fabricante?

Eu iria direto no JEC. Leve um relato escrito detalhado para servir como base para abrir o processo. Não precisa ter juridiquês: faça uma linha do tempo, organizada, com datas, eventos, nomes, documentos, tudo que tiver. Contra o fabricante, pois a garantia ainda vale pelo que entendi. A ASUS será obrigada a comparecer na audiência de conciliação, senão automaticamente perde.

Se a soma de verificação do VBIOS atual corresponde à de outros relatos na internet e ao banco de dados TechPowerUp, acredito que a inversão do ônus da prova, que é comum no JEC, tornará o trabalho deles de contra argumentar mais difícil. Há a possibilidade da placa ser falsa, daí sugiro que você converse com o pessoal do JEC como proceder nesse caso. Talvez tenha como acionar a loja junto, afinal você está com boa fé e foi prejudicado pelo fabricante, pela loja, ou pelos dois.

Caso tenha tempo, vá ao PROCON antes e registre tudo que foi feito. Comigo o PROCON nunca funcionou, porém dará mais munição para o processo no JEC. Idem com o Reclame Aqui.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!