Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esse barulho que o PC está fazendo é normal pra um PC novo?


Posts recomendados

Comprei a máquina essa semana e chegou tudo certinho, mas ele está fazendo barulho.

A máquina não tem fans nenhum, pode ser isso que está fazendo o barulho?

 

Gravei o vídeo pra vocês verem:

https://www.youtube.com/shorts/XELhvoYBamA

 

OBS: Eu não estava jogando nada e o barulho esta nessa altura do vídeo... Mas quando eu ponho algum jogo pra rodar, o PC não faz barulho mais alto e nem mais baixo, continua na mesma altura.

O PC tá na garantia ainda, posso realizar troca, mas será que a pena? Tem como remover este ruído adicionando fans? Espero a resposta de todos e desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ricardo Andrd Yep, é um dos coolers, abra o gabinete e verifique o fan da cpu, se não for ele o causador do barulho.... (Se tiver verifique se for dela).... e se não for de nenhum dos dois... será da fonte.... Verifique as temperaturas utilizando o hwmonitor (Sinceramente, pra uma velocidade de fan tão alta, esse pc parece estar torrando '-')

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@Ricardo Andrd O vídeo está indisponivel, listado como privado. O ruído vem +- da onde? Da parte do processador ou da fonte? 

 

Abri o gabinete é o processador que está fazendo o barulho.

Como o processador é um i5 10400F, ele não aceita outros coolers além dele mesmo original.

Como posso fazer pra resolver isso?

11 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@Ricardo Andrd Yep, é um dos coolers, abra o gabinete e verifique o fan da cpu, se não for ele o causador do barulho.... (Se tiver verifique se for dela).... e se não for de nenhum dos dois... será da fonte.... Verifique as temperaturas utilizando o hwmonitor (Sinceramente, pra uma velocidade de fan tão alta, esse pc parece estar torrando '-')

O PC está na garantia ainda, comprei ele na pichau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@Ricardo Andrd Yep, é um dos coolers, abra o gabinete e verifique o fan da cpu, se não for ele o causador do barulho.... (Se tiver verifique se for dela).... e se não for de nenhum dos dois... será da fonte.... Verifique as temperaturas utilizando o hwmonitor (Sinceramente, pra uma velocidade de fan tão alta, esse pc parece estar torrando '-')

image.thumb.png.2bd99baa9ee2ab344de5c0f54704e085.png

11 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@Ricardo Andrd Verifique as temperaturas com o programa ali em cima, se estiverem normais (35 a 50 graus) se não estiverem, veja o que está utilizando seu cpu em segundo plano e instale os drivers de acordo com a placa-mãe

 

Está bem alto a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TanTalus Ska Drin disse:

Foi feita alguma configuração na BIOS? A velocidade do fan da cpu pode ser alterada na BIOS, verifique se ela não está totalmente jogada para os 100% de velocidade ao atingir uma temperatura pequena

 

Não foi eu que mexi na BIOS, é a pichau quem fez as configurações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Andrd Barulho normal. CoolerBox da intel é assim mesmo (até quando não está em 100%), barulhento e ruim em dissipação de calor

 

Pra resolver isso, apenas trocando por outro CPU cooler com melhor dissipação e menor ruído do fan. (opções como: DeepCool Gamaxx 400 V2, Redragon Tyr, Gamdias Boreas E1-410)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ricardo Andrd disse:

Abri o gabinete é o processador que está fazendo o barulho.

 

8 minutos atrás, Ricardo Andrd disse:

O PC está na garantia ainda, comprei ele na pichau.

 

Precisa ver se não perde a garantia apenas por ter aberto...

 

A ventoinha original da Intel é de alta qualidade, não deveria fazer nenhum barulho.

Mas mesmo as outras ventoinhas, quando novas, não é para fazer barulho nenhum.

 

Eu fecharia imediatamente o PC, não mexeria em mais nada e tentaria trocá-la junto ao vendedor.

É exatamente para esses casos que existe a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

Precisa ver se não perde a garantia apenas por ter aberto...

 

A ventoinha original da Intel é de alta qualidade, não deveria fazer nenhum barulho.

Mas mesmo as outras ventoinhas, quando novas, não é para fazer barulho nenhum.

 

Eu fecharia imediatamente o PC, não mexeria em mais nada e tentaria trocá-la junto ao vendedor.

É exatamente para esses casos que existe a garantia.

 

Eu apenas retirei a tampa pra ver se era o cooler do processador, e é. Será que perco a garantia da pichau?

 

Eu entrei na BIOS e vi que duas opções pra selecionar:

Water Cooler,

Cooler

e outro que esqueci o nome.

 

E a opção estava marcado como padrão era em Water Cooler, ai mudei para o cooler, porém nada mudou, o barulho está chato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, TanTalus Ska Drin disse:

@rmlazzari58 Algo a se pensar também, na print que ele mandou, o cooler está a 3000RPM, isso explicaria o barulho, mas o que causaria isso?

Pode ser que um dos sensores de temperatura, ou na placa-mãe ou dentro do I5, (não sei se esse processador tem esse sensor dentro mas a placa-mãe com certeza tem), tenha vindo estragado. Pode ser uma falha na comunicação entre o firmware e o hardware, uma falha na BIOS de forma que, mesmo ajustada para regular a velocidade da ventoinha em função da temperatura do I5, continue se comportando como se estivesse ajustada para manter velocidade máxima o tempo todo. Pode ser que a BIOS tenha vindo ajustada para manter essa velocidade máxima, mesmo. Não conheço esse Windows mas há, em versões anteriores, como ajustar entre velocidade máxima e velocidade compatível com a temperatura... e pode ser outras coisas, também. Por exemplo, dissipador empenado, contato ruim ou até falta de contato entre o I5 e o dissipador...

 

O fato da ventoinha estar disparada pode não significar muita coisa além de desperdício de energia e desgaste prematuro da ventoinha, mas pode ser apenas sintoma de um problema mais grave.

 

Com certeza tem um problema. E se nosso amigo não mexeu em nada, a responsabilidade é do vendedor.

 

De qualquer forma, mesmo tendo aberto o gabinete, eu tentaria exigir reposição, trocar por um novo. Vai que daqui a um ano queime tudo... Para isso que serve a garantia.

 

(Em tempo: tenho faz mais de 10 anos um Dell com I5, já vi muitos outros PC montados e de marca (HP, por exemplo) com I5 e esse barulho não é normal)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pode ser que um dos sensores de temperatura, ou na placa-mãe ou dentro do I5, (não sei se esse processador tem esse sensor dentro mas a placa-mãe com certeza tem), tenha vindo estragado. Pode ser uma falha na comunicação entre o firmware e o hardware, uma falha na BIOS de forma que, mesmo ajustada para regular a velocidade da ventoinha em função da temperatura do I5, continue se comportando como se estivesse ajustada para manter velocidade máxima o tempo todo. Pode ser que a BIOS tenha vindo ajustada para manter essa velocidade máxima, mesmo. Não conheço esse Windows mas há, em versões anteriores, como ajustar entre velocidade máxima e velocidade compatível com a temperatura... e pode ser outras coisas, também.

 

O fato da ventoinha estar disparada pode não significar muita coisa além de desperdício de energia e desgaste prematuro da ventoinha, mas pode ser apenas sintoma de um problema mais grave.

 

Com certeza tem um problema. E se nosso amigo não mexeu em nada, a responsabilidade é do vendedor.

 

De qualquer forma, mesmo tendo aberto o gabinete, eu tentaria exigir reposição, trocar por um novo. Para isso que serve a garantia.

 

(Em tempo: tenho faz mais de 10 anos um Dell com I5, já vi muitos outros PC montados e de marca (HP, por exemplo) com I5 e esse barulho não é normal)

 

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pode ser que um dos sensores de temperatura, ou na placa-mãe ou dentro do I5, (não sei se esse processador tem esse sensor dentro mas a placa-mãe com certeza tem), tenha vindo estragado. Pode ser uma falha na comunicação entre o firmware e o hardware, uma falha na BIOS de forma que, mesmo ajustada para regular a velocidade da ventoinha em função da temperatura do I5, continue se comportando como se estivesse ajustada para manter velocidade máxima o tempo todo. Pode ser que a BIOS tenha vindo ajustada para manter essa velocidade máxima, mesmo. Não conheço esse Windows mas há, em versões anteriores, como ajustar entre velocidade máxima e velocidade compatível com a temperatura... e pode ser outras coisas, também.

 

O fato da ventoinha estar disparada pode não significar muita coisa além de desperdício de energia e desgaste prematuro da ventoinha, mas pode ser apenas sintoma de um problema mais grave.

 

Com certeza tem um problema. E se nosso amigo não mexeu em nada, a responsabilidade é do vendedor.

 

De qualquer forma, mesmo tendo aberto o gabinete, eu tentaria exigir reposição, trocar por um novo. Para isso que serve a garantia.

 

(Em tempo: tenho faz mais de 10 anos um Dell com I5, já vi muitos outros PC montados e de marca (HP, por exemplo) com I5 e esse barulho não é normal)

 

Eu entrei na BIOS e troquei uma opção que estava marcado. Mas acho que isso não afeta a garantia ne?

O PC continua fazendo os mesmos barulho e os testes estão a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardo Andrd disse:

Eu entrei na BIOS e troquei uma opção que estava marcado. Mas acho que isso não afeta a garantia ne?

O PC continua fazendo os mesmos barulho e os testes estão a mesma coisa. 

Trabalhei na Datasul, em Joinville, e o pessoal da Pichau é rigoroso mas é justo. Não sei o que diz o contrato de compra e ve3nda mas geralmente a garantia não exige que nada tenha sido mexido nos parâmetros da BIOS.

 

O que pode acontecer é eles cobrarem para reajustar a BIOS, se não for falha de hardware (sensor de temperatura, dissipador etc.). Se for, pelo menos conosco, essa Pichau sempre foi séria, decente, rigorosa, sim, mas justa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Trabalhei na Datasul, em Joinville, e o pessoal da Pichau é rigoroso mas é justo. Não sei o que diz o contrato de compra e ve3nda mas geralmente a garantia não exige que nada tenha sido mexido nos parâmetros da BIOS.

 

O que pode acontecer é eles cobrarem para reajustar a BIOS, se não for falha de hardware (sensor de temperatura, dissipador etc.). Se for, pelo menos conosco, essa Pichau sempre foi séria, decente, rigorosa, sim, mas justa.

 

 

Verifiquei novamente em um software chamado SpeedFans, o processador está com a temperatura OK. As fans apenas que está rápida. Olha o print!

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo Andrd Uai, cadê a informação da velocidade das fans que fica no retangulo à esquerda do retângulo com as temperaturas? Aliás está mostrando a temperatura da CPU como 11 graus, a temperatura ambiente aí está tão baixa assim?

 

Outra coisa, não sou exatamente da área, mas o que aconteceria se o terceiro fio do cooler não estivesse enviando a informação da rotação para a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!