Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existem malwares que podem destruir o computador?


Posts recomendados

8 minutos atrás, Andredede14 disse:

Seria possível pegar um Vírus da Internet ou de algum outro lugar, que tenta destruir tudo no Computador?
Seria possível impedir o vírus de quebrar algo ou não tem jeito?

Tem vírus que apaga a BIOS do pc, então iria ter que trocar a placa-mãe. E existe vírus que destroi o Windows, pelo o que eu saiba.

9 minutos atrás, Andredede14 disse:

Seria possível pegar um Vírus da Internet ou de algum outro lugar, que tenta destruir tudo no Computador?
Seria possível impedir o vírus de quebrar algo ou não tem jeito?

Baixe um antívirus bom e seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Andredede14 disse:

Seria possível pegar um Vírus da Internet ou de algum outro lugar, que tenta destruir tudo no Computador?
Seria possível impedir o vírus de quebrar algo ou não tem jeito?

Sim e qualquer antivírus tem como finalidade impedir isso, mas não existe 100% de eficiência em nada, certo? O Microsoft Security Essentials é o melhor gratuito SEM DÚVIDA ALGUMA e o melhor de todos na minha opinião. Além do antivírus, apenas os cuidados básicos de navegação em sites suspeitos e emails de desconhecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, 1mfroost disse:

Tem vírus que apaga a BIOS do pc, então iria ter que trocar a placa-mãe.

Na verdade, é só regravar a BIOS do PC, e esse tipo de vírus é extremamente raro, eu acho que o último que existiu foi o Chernobyl (CIH), e basicamente qualquer computador consegue parar a ação desse tipo de vírus, e se mesmo assim você ter o azar de encontrar um vírus desse, bem, basta você pedir para um técnico regravar a BIOS e recuperar os arquivos perdidos.

24 minutos atrás, 1mfroost disse:

E existe vírus que destroi o Windows, pelo o que eu saiba.

Sim, esse é o tipo mais comum de vírus destrutivo. Mas, a maioria dessas infecções são de vírus experimentais, é difícil você ser infectado por um vírus destrutivo, pois a maioria já é conhecida.

 

@Andredede14 O melhor jeito de você evitar que isso aconteça é você sendo responsável e usando um bom antivírus (ou usando linux).

E, sim, tem como parar, mas é bastante complicado, visto que é preciso mexer com arquivos cruciais do Windows e com o registro.

33 minutos atrás, Andredede14 disse:

Seria possível pegar um Vírus da Internet ou de algum outro lugar, que tenta destruir tudo no Computador?

Mais ou menos. Esses são os chamados vírus Worm, se algum computador infectado estiver conectado na sua internet, o computador vai tentar infectar um outro dispositivo, por meio de E-MAIL geralmente, chamando a sua atenção para baixar um arquivo geralmente. Esse era o Chernobyl, por exemplo, ele funcionava assim. Mas, infectar o computador sozinho? Não. Eu nunca vi isso. Acho difícil que isso aconteça, no máximo aquelas abas que abrem sem parar, que o navegador já consegue parar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepse disse:

Na verdade, é só regravar a BIOS do PC, e esse tipo de vírus é extremamente raro, eu acho que o último que existiu foi o Chernobyl (CIH), e basicamente qualquer computador consegue parar a ação desse tipo de vírus, e se mesmo assim você ter o azar de encontrar um vírus desse, bem, basta você pedir para um técnico regravar a BIOS e recuperar os arquivos perdidos.

Sim, esse é o tipo mais comum de vírus destrutivo. Mas, a maioria dessas infecções são de vírus experimentais, é difícil você ser infectado por um vírus destrutivo, pois a maioria já é conhecida.

 

@Andredede14 O melhor jeito de você evitar que isso aconteça é você sendo responsável e usando um bom antivírus (ou usando linux).

E, sim, tem como parar, mas é bastante complicado, visto que é preciso mexer com arquivos cruciais do Windows e com o registro.

Porque o linux não precisa de antivirus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Andredede14 disse:

Seria possível pegar um Vírus da Internet ou de algum outro lugar, que tenta destruir tudo no Computador?

 

@Andredede14 É muito difícil para um malware conseguir danificar componentes de hardware. A maneira mais fácil de fazerem isso é executando alguma ação de processamento intensivo para tentar sobreaquecer o componente. Mineradores de criptomoeda podem reduzir a vida útil do hardware de seu computador ao levarem seu consumo no topo por longos períodos.

 

2 horas atrás, 1mfroost disse:

E existe vírus que destroi o Windows, pelo o que eu saiba.

 

Por outro lado, existe uma categoria de malware chamada "wiper", que age apagando os arquivos do usuário (ou até mesmo o disco inteiro) de forma permanente, sem exigir algum valor em dinheiro para o resgate dos arquivos (diferente de um ransomware). Quem não faz backup e é vítima desse tipo de ataque acaba tendo sérios prejuízos.

 

2 horas atrás, Catelan disse:

O Microsoft Security Essentials é o melhor gratuito SEM DÚVIDA ALGUMA e o melhor de todos na minha opinião.

 

O Microsoft Security Essentials é uma solução legada que não recebe mais atualizações e não deve ser utilizada de modo algum. Por outro lado, o Microsoft Defender, incluído nos Windows 10 e 11, é uma ótima solução, mas requer configuração manual. A configuração padrão do software de segurança é bem fraca e deixa muita coisa passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Rio McCloud disse:

O Microsoft Security Essentials é uma solução legada que não recebe mais atualizações e não deve ser utilizada de modo algum. Por outro lado, o Microsoft Defender, incluído nos Windows 10 e 11, é uma ótima solução, mas requer configuração manual. A configuração padrão do software de segurança é bem fraca e deixa muita coisa passar.

Não tenho culpa se algum Moderador mudou esse tópico de lugar, foi você? Ao que me consta, o "consulente" continua usando um SO "legado"...

 

image.png.47f009d451975356c37da31c36a1c197.png

 

Pro Seven, reafirmo que ainda assim o MSE é muitíssimo melhor que os adwareistas por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!