Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar placa de vídeo com i5 7400: consigo aumentar muito o desempenho?


Matriel
Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Tenho um PC com configs razoáveis, consigo por exemplo jogar "Shadow of the Tomb Raider" e "Death Stranding" com gráficos no baixo-médio, rodando a cerca de 30fps, porém gostaria de fazer um upgrade básico e conseguir melhores desempenhos nesses jogos, que são meus exemplos de muito processo.

Fazendo algumas pesquisas e com meus conhecimentos acredito que posso trocar apenas a placa de vídeo e talvez a fonte.

 

As configs atuais do meu pc são:

Processador: Intel Core i5-7400 @3.00GHz

Placa-mãe: H110M PRO-VH PLUS

Placa de vídeo: GIGABYTE GTX 1050 Ti 4GB

memória RAM: 16GB DDR4

Fonte: VS600 Corsair de 600W

HDD: 1TB

SSD: 240GB Kingston

 

Tenho a ideia de trocar a placa por uma RTX 3060 12GB, e pelo que vi ela se encaixa na placa-mãe, então minhas dúvidas são:

 

1) Consigo trocar somente a placa (e talvez a fonte) e conseguir um desempenho muito maior nesses jogos (como jogar no máximo a pelo menos 60), com meus componentes ou preciso de trocar mais alguma outra peça?

2) Talvez consiga o mesmo desempenho mesmo nas próximas gerações trocando, em vez disso, para uma placa mais "antiga", como uma da série 20?

3) Recomendam comprar agora ou esperar mais um tempo, como por exemplo pela Black Friday, ou promoções de final de ano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Matriel Bom dia.

O seu processador é um 4/8, hoje em dia, perde para um i3 10100f em single thread e desempenho. Obviamente terá um gargalo por parte de CPU, o quanto será, sinceramente não sei dizer, mas o gargalo será a ponto do processador ficar com 100% de uso e sem folga para tarefas conjuntas.  

   Em jogos CPU-BOND, como warzone, fortnite, pub-g, cyberpunk, gta v, o processador vai sofrer bastante para empurrar, com picos de 100% de uso, pode até sofrer com stutterings.    

   Em jogos GPU-BOND, Não será tão sentido o gargalo, mas ainda o terá. 

Nesses casos, o que você pode fazer para amenizar, é aumentar os gráficos do jogo, forçar a placa de vídeo para folgar o processador. 

Quanto a fonte, apesar de ser a linha mais básica da corsair, acho que vai dar conta, sem overclock's. (Ideal seria uma fonte mais forte, caso tenha orçamento).

Respondendo sua pergunta, Vai melhorar o desempenho, mas talvez nem tanto o quanto pense, o processador vai limitar.

Até com uma 2060 sofreria com gargalo.

 

Se planeja o up, faça. Mais pra frente troque mb + processador para um kit mais atual, a diferença será gritante.

 

Quanto aos preços, sugiro esperar a blackfriday, esse ano promete muitas promoções boas. Os preços não vão subir como subiram na pandemia, mas também não vão cair, acredito que vão se manter, ou subir pouca coisa, mas sempre dá para garimpar algo bacana na blackfriday.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Matriel Sim, o ganho de desempenho seria grande, pois a GTX 1050Ti é uma placa de vídeo de entrada com desempenho simplório. Mas, mesmo assim, conforme comentado pelo colega, o seu kit não conseguiria extrair o desempenho máximo de uma placa potente como a RTX 3060.

 

O máximo que eu recomendaria para esse seu Core i5 7400 seria algo como a GTX 1660 Super. Acima disso o gargalo começa a ser mais relevante em diversos jogos AAA.

 

Você pode pegar uma placa mais forte agora se estiver disposto a trocar o kit (processador e placa-mãe, as memórias talvez possa manter) em um futuro não muito distante.

 

7 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

O seu processador é um 4/8, hoje em dia, perde para um i3 10100f em single thread e desempenho.

Na realidade é um 4/4, e surpreendentemente tem desempenho inferior ao meu Core i5 4670K (também 4/4 e mais antigo), tendo em vista o clock baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...