Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que regulador de tensão é esse?


Tig9151
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Ola pessoal,sou novo aqui e não sei se poderia postar aqui,(desculpe moderadores,caso seja proibido eu excluo).Alguém poderia me ajudar com essa informação?

 Preciso trocar esse regulador de tensão,mas não consigo saber a tensão dele, pesquisei e não achei esse código em lugar nenhum.

alguém sabe me dizer?

é de uma placa de impressora toner.

Por qual posso substituir?

2D780102-4845-4D37-BC5E-01E37424B37B.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Esse regulador tem pra várias tensões fixas, aí vem marcado o valor da tensão. 

Já este seu não tem nada, o Y719 é apenas o número do lote de fabricação. 

O que significa que é o tipo ajustável com resistores externos. 

Abaixo o link do datasheet dele:

https://www.st.com/resource/en/datasheet/ld1117.pdf

 

Na falta deste regulador ainda é possível adaptar um LM317T colocando a pinagem na posição correta. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, bem vindo ao Forum, me parece que é iniciante na eletrônica.

 

A 1ª dica que dou, é jogar o nome do componente, ou letras que se acha no google, segue links abaixo de pesquisas do LD1117 e do LM317T:



https://www.google.com/search?q=LD1117&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://www.google.com/search?q=LM317T&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Procure  resultado com a palavra datasheet para obter mais informações.

A pinagem me parece exatamente a mesma. Bom Seria conseguir ele smd, mas se não conseguir e o PTH não atrapalhar para colocar a placa no local, s/ problema.

O pino maior de trás normalmente é um 2º gnd, talvez tenha que ligar ambos se não for ligado pela placa já.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Eu to preocupado com uma coisinha. Você tem mais experiência do que eu, provavelmente sabe a função do LD numa impressora e eu to preocupado a toa. É que eu já vi esses reguladores Lo Dropout  sendo usados pra "derrubar" de 5 pra 3,3 volts. O LD1117 tem um dropout estável de 0 até 125 graus Celsius de 1 até no máximo 1,2 volts e o LM317 dependendo da corrente e da temperatura de operação vai ficar meio que no limite:

image.png.873ea2bd8a3f56cc933113e66f0513e5.png

É que eu ando com bronca dos "quase indestrutíveis" LM317 porque só tenho encontrado esses da ST e, como já mencionei em outros tópicos, com 30 volts na entrada fechando curto na saida eles queimam na hora, pra fontes de bancada só colocando um transistor em paralelo. Claro que não é o caso aqui, com 15 volts na entrada que é o limite do LD1117,  sem problemas.

 

Eu já fiz uma compra meio grande numa loja do ML e veio praticamente tudo certo, embora os MJ15003 vieram com data de 88 e com um silk diferente do que eu to acostumado. E eles tem o LD1117 mas com frete sai quase R$ 40,00.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716037702-circuito-integrado-ld1117-smd-_JM

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu to preocupado com uma coisinha. Você tem mais experiência do que eu, provavelmente sabe a função do LD numa impressora e eu to preocupado a toa. É que eu já vi esses reguladores Lo Dropout  sendo usados pra "derrubar" de 5 pra 3,3 volts

Se fosse pra fazer isso, já tinham colocado logo um regulador de 3,3V. E não um com resistores externos. 

Creio que esse regulador esteja ali pra regular um valor que não existe nos reguladores prontos. 

E também, a corrente que deve passar por ali é muito baixa. Não sei, mas chuto que a função dele seja somente alimentar um circuito integrado específico. 

De qualquer forma não sabemos nem a tensão de entrada e nem a de saída, aí fica difícil ter certeza. 

Porém o LM317 pode funcionar bem ali dada a baixa corrente, e se bem colocado ficará bonito no local. 

Diferente do que tive que fazer no rádio aqui de casa que também queimou um regulador desses:

AZ7zBIA.jpg

O aparelho é japonês e esse Ci é fabricado pela Mitsumi, de um tipo que não se encontra por aqui. O regulador original tinha 5 pinos. 

A função é somente diminuir 9V para 3,3V e alimentar um único circuito integrado. 

O consumo é mínimo, então o jeito foi esse aí. Colocar um LM317 com os dois resistores. Os valores de 220 e 360R fazem o CI fornecer exatamente os 3,3V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!