Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera tô com um certo medo, acabei de comprar meu Pc, tudo novinho, e durante o uso estava desligando sozinho, quando fui descobrir o que era, era a tomada, ou seja, ficou como se eu tivesse puxado direto da tomada com o PC ligado 3 vezes, posso ter danificado algo? Medo de ter estragado alguma peça, já que é tudo novo

• Haha 1
Postado
2 horas atrás, JeanOP disse:

Galera tô com um certo medo, acabei de comprar meu Pc, tudo novinho, e durante o uso estava desligando sozinho, quando fui descobrir o que era, era a tomada, ou seja, ficou como se eu tivesse puxado direto da tomada com o PC ligado 3 vezes, posso ter danificado algo? Medo de ter estragado alguma peça, já que é tudo novo

Se a tomada está com mau contato, chame um eletricista e mande trocá-la.

Se você desligar o PC na hora que algum arquivo estiver sendo salvo no HD, pode dar erro de disco.

Sem falar no risco de aquecimento e até de incêndio, devido ao mau contato.

• Membro VIP
Postado

@JeanOP Boa noite!
É extremamente difícil (senão impossível) danificar o computador por desligamento abrupto. Quando um eletônico queima por queda de energia, ele não queimou pelo fato de ter sido desligado inesperadamente, e sim porque em caso de falta de luz, muitas vezes quando a energia volta acontece um surto de tensão de até 1000V por alguns milésimos de segundo. (Por isso que quando falta energia, devemos sempre tirar tudo que é eletrônico da tomada antes que a energia volte).
Agora desligamento abrupto do computador, o máximo que pode acontecer é corromper o sistema operacional, aí a solução mais simples muitas vezes é formatar, mas as vezes dá de resolver pela recuperação do sistema.
Quanto à sua tomada, troque-a. Suponho que seja do antigo padrão, essas tomadas antigas não se dão bem com os novos plugues com a capinha plástica para evitar choques, já vi um secador de cabelo derreter o plugue por causa de mau contato do novo padrão com o antigo. (Além de que tomadas velhas tendem a ficar frouxas mesmo). Para a troca da tomada, sugiro que chame alguém que entenda do assunto. Não acho que precise ser um eletricista para trocar uma tomada, mas precisa saber o que está fazendo, saber instalar a polaridade correta da tomada, e saber os devidos cuidados que devem ser tomados com a segurança. Caso não tenha aterramento, aí será necessário consultar um eletricista, e talvez até fazer uma revisão na rede elétrica da casa inteira (a fiação deve ser trocada de 15 em 15 anos). Se for chamar eletricista, lembre-se sempre de contratar um BOM eletricista, nunca vá pelo mais barato.

Postado
Em 28/09/2022 às 21:55, JeanOP disse:

Muita gente se confunde e mistura duas coisas distintas.

Uma coisa é qualquer equipamento eletrônico estar sujeito a danos, por surtos de tensão vindos através da rede elétrica.

No caso de um PC, se você usar uma fonte de qualidade e um bom filtro de linha, esse risco é minimizado.

Outra coisa, completamente diferente da primeira, é o chamado o erro de disco.

Muitas pessoas costumam encontrar, no diretório raiz do HD ou do SSD, arquivos com nomes esquisitos, como "found.001", "found.002", "found.003", etc., os quais vão se acumulando, com o passar do tempo.

Esses arquivos não podem ser abertos por nenhum programa do PC e também não podem ser apagados, permanecem lá, ocupando espaço, até o HD ser formatado, algum dia.

Esses "arquivos-fantasma" são resultado de desligamentos repentinos do PC, quando alguma tarefa que envolve salvamento de arquivos esteja ocorrendo (e ocorre o tempo todo, quando o PC está em uso).

Por isso o Windows tem uma rotina de desligamento e uma recomendação da Microsoft, de não desligar repentinamente.

É fato que o Windows geralmente consegue reparar o erro automaticamente, na próxima vez que o PC for ligado.

Porém, isso implica em acumulação de lixo no HD e demora na inicialização do PC, o que deixa muita gente sem entender por que o PC, de repente ficou lento, "do nada".

Quanto mais erros houver, mais lenta será a inicialização do Windows.

Quando acontece de algum arquivo importante do Windows ser danificado no desligamento repentino, o PC não inicia mais, na próxima vez que for ligado, requerendo reparo de inicialização ou mesmo a formatação do HD e a reinstalação do Windows, quando o técnico não se dispõe a perder tempo tentando reparar, sem ter certeza de que irá conseguir.

Portanto, se você quiser ter um PC sempre ágil e rápido e não quiser perder os seus arquivos, evite desligá-lo repentinamente, puxando o fio da tomada, ou coisa do tipo.

Pode não acontecer na primeira ou na segunda vez mas, em algum momento, com certeza irá acontecer.

Postado
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Portanto, se você quiser ter um PC sempre ágil e rápido e não quiser perder os seus arquivos, evite desligá-lo repentinamente, puxando o fio da tomada, ou coisa do tipo.

Isso não tem como evitar, uma hora ou outra vai acontecer, a melhor forma de resolver esse problema é fazer um Backup do sistema Windows, fazendo um backup logo após instalar todos os drivers e programas que serão usados, utilizado uma programa como o Macrium Reflect Free, dessa forma caso ocorra algum problema de lentidão ocorrido por algum desligamento, vírus, problemas em atualizações, ou quaisquer problemas que venham a ocorrer, bastando apenas que o usuário faça  uma restauração do sistema que tudo voltará a funcionar perfeitamente.

Postado
45 minutos atrás, Tiberio disse:

Isso não tem como evitar, uma hora ou outra vai acontecer, a melhor forma de resolver esse problema é fazer um Backup do sistema Windows, fazendo um backup logo após instalar todos os drivers e programas que serão usados, utilizado uma programa como o Macrium Reflect Free, dessa forma caso ocorra algum problema de lentidão ocorrido por algum desligamento, vírus, problemas em atualizações, ou quaisquer problemas que venham a ocorrer, bastando apenas que o usuário faça  uma restauração do sistema que tudo voltará a funcionar perfeitamente.

Claro, sempre dá para reinstalar, restaurar backup, formatar, etc.

Ou você pode ter um PC ou notebook, durante 5 anos, ter backup de tudo e nunca precisar usar nada disso.

Vai da disponibilidade de tempo e da disciplina pessoal de cada um.

Estou falando da vacina, a fim de evitar precisar do remédio! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...