Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso furar meu gabinete?


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

17 minutos atrás, Ruan01 disse:

isso daria certo? 

Pode ser feito, mas tome o cuidado de pintar imediatamente com tinta automotiva ou pelo menos um primer após cortar e tomar o cuidado de lixar para não ficar cortante.Isso para não enferrujar, o que é bem rápido.

E tome cuidado com a furação se pretende instalar FAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ruan01 Eu tenho alguns gabinetes "Personalizados" que fiz, me baseei em desenhos que fiz de acordo com com o tamanho do cooler e de acordo com alguns blueprints que achei pela internet, uma dica pra você, caso não queira focar na beleza do gabinete é muito mais fácil pegar uma Serra Circular (Makita) e fazer um quadrado sob medida pro cooler que quer instalar (use um disco adequado para metais e óleo caso queira para combater o superaquecimento da peça) e logo após furar a marca dos parafusos. De resto, pode furar onde quiser, seria até melhor fazer um gabinete todo aberto só que com alguns filtros para segurar a poeira (se o hardware costuma ficar muito quente) mas este projeto costuma sair bem caro e cansativo. Fica do seu gosto 😉

Bem, é isso o que eu tenho a oferecer, invista em coolers e aproveite gabinetes antigos que é possível sim atualizá-los ao mesmo tempo que não precisa comprar um gabinete decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

@Ruan01Perfeitamente.

Cheguei a fazer isso uma vez, mas a anta acabou exagerando no buraco, tive de prender o cooler com enforca gatos, vai a dica.

obrigado cara eu tava pensando em usar enforca gato mesmo kkkk

39 minutos atrás, Maycon D. disse:

@Ruan01 Eu tenho alguns gabinetes "Personalizados" que fiz, me baseei em desenhos que fiz de acordo com com o tamanho do cooler e de acordo com alguns blueprints que achei pela internet, uma dica pra você, caso não queira focar na beleza do gabinete é muito mais fácil pegar uma Serra Circular (Makita) e fazer um quadrado sob medida pro cooler que quer instalar (use um disco adequado para metais e óleo caso queira para combater o superaquecimento da peça) e logo após furar a marca dos parafusos. De resto, pode furar onde quiser, seria até melhor fazer um gabinete todo aberto só que com alguns filtros para segurar a poeira (se o hardware costuma ficar muito quente) mas este projeto costuma sair bem caro e cansativo. Fica do seu gosto 😉

Bem, é isso o que eu tenho a oferecer, invista em coolers e aproveite gabinetes antigos que é possível sim atualizá-los ao mesmo tempo que não precisa comprar um gabinete decente.

Valeu pela dica parceiro, vou fazer isso e usar enforca gatos pra fixar, não ligo pra aparência, só no desempenho mesmo

50 minutos atrás, PedraX disse:

Pode ser feito, mas tome o cuidado de pintar imediatamente com tinta automotiva ou pelo menos um primer após cortar e tomar o cuidado de lixar para não ficar cortante.Isso para não enferrujar, o que é bem rápido.

E tome cuidado com a furação se pretende instalar FAN.

Ok obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Ruan01 disse:

Gente meu gabinete é daqueles antigo que não tem suporte pra cooler fan na parte de cima, eu tô querendo fazer uns buraco e fixar ele em cima pra tirar o ar quente kkkkk, isso daria certo? 

Certíssimo!

Lembrando que o furo deve ter o mesmo diâmetro da circunferência interna da ventoinha (aquele espaço onde fica a hélice).

Para, depois, você fazer os furos para os 4 parafusos de fixação e colocar a gradinha para proteção e acabamento.

dad26e42d7c8010ea0049ee2f872b4b0_800_800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ruan01 disse:

... fazer uns buraco e fixar ele em cima pra tirar o ar quente kkkkk, isso daria certo? 

 

Sim. O seu problema são as ferramentas, precisa de uma micro retifica tipo Dremel com disco de corte, e mão firme.

Ou uma furadeira com um jogo de serra copo, tem de até 127mm. E equipamento de proteção, óculos, luvas.

  • Cortar metal é uma atividade perigosa, uma ferramenta desta escapando pode causar sérios ferimentos.

Se não tiver estas ferramentas, ou de quem emprestar, alugar, comprar só para fazer isso não compensa.

 

Pagar algum profissional que tenha estas ferramentas para fazer pode não é boa ideia, pois ele não terá experiência em furar gabinetes e pode é acabar danificando o acabamento, pintura.

 

Uma história engraçada postada num forum lá nos primórdios do "casemod":

  • O sujeito marcou na lateral do gabinete onde queria cortar para colocar a janela de acrílico e  deixou com um serralheiro para fazer o serviço, quando foi buscar o serralheiro lhe entregou o miolo da tampa, pois foi o que ele entendeu que era o cara queria, e pior, o lado externo da tampa o coletor de sucata já tinha levado.  🤣

 

Eu já furei alguns gabinetes usando a Dremel e disco de corte, passo esmalte na lata e como acabamento uma capa de fio elétrico que foi cortado em C, para o que precisa fazer uma guia especial para o corte.

 

Uma coisa que faço e cortar aquela grade estampada que tem sobre o fan da traseira e colocar um acabamento cromado, o que melhora o fluxo de ar devido a menor restrição do perfil redondo da grade.

 

D_NQ_NP_824621-MLB43216003533_082020-O.w

 

 

Sugiro assistir alguns vídeos no canal YT "Double Nick" - o garoto que faz modificações em gabinete; para ter ideia de como fazer e do trabalho que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!