Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema operacional deve ser instalado no SSD ou no HD?


Posts recomendados

Oi gente, eu to montando um pc e quero saber se seria necessário ter um HD ou SSD no pc somente para armazenar o sistema operacional, windows 10.

O que vocês acham do SSD adata 512gb para os jogos, programas e demais coisas do pc e outro disco somente para o SO.

Essas serão as peças:

i5 12400f

RTX 3050 palit

2x8gb 3200mhz DDR4 twist zadak

ASUS prime H610M-A D4

SSD adata xpg gammix s11 pro 512gb 3500-2300

gabinete montech x3 mesh

fonte sharkoon wpm 550w 80 plus gold

cooler cpu deepcool gammaxx 400v2 120mm

È isso, muito obrigado 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... Quer dizer, sim, mas só se você tiver dinheiro pra isso. A escolha mais custo-benefício seria um SSD para o sistema e um HD para arquivos e jogos.

Eu te recomendo o Netac NV5000 se você tiver NVMe, ou o Crucial MX500, se não tiver NVMe. Ou o BX500, se tiver pouca grana.

O HD eu recomendo os da Toshiba, são os melhores do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Me corrija se eu estiver equivocado mas eu estava pensando em ter um SSD adata xpg gammix s11 pro 512gb 3500-2300 para dados, jogos, programas e etc e esse outro SSD A400 para por o windows 10, o que você acha?

Eu acho melhor você comprar um NV3000 na china de 250 GB e comprar um SSD SATA para armazenar seus dados, como o próprio BX500, de 512 GB. O A400 tem mais de 10 anos de história, e não é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Emmanuel_leDodo Boa tarde!
SSD para armazenamento de dados e SSD para sistema operacional? Só recomendo caso não vá ter arquivos importantes salvos no computador. Do contrário, recomendo que tenha HD para armazenamento de dados, e deixe SSD apenas para SO, programas e jogos. (Ou pelo menos ter um HD para backup). Pois apesar de um bom SSD moderno ter mais durabilidade que HD, os dados de um SSD se tornarão irrecuperáveis caso o mesmo queime, e SSD muitas vezes pode queimar sem dar aviso prévio (HD sempre dá sinais antes de ficar totalmente inutilizável).
As recomendações do nosso amigo @Pepse são boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Os SSD sata não são lentos demais? Eles, geralmente tem 500- 450 de gravação e leitura, um número mais ou menos assim. Tipo, eu pensei no SSD NVMe 512 GB Adata XPG Gammix S11 Pro para guardar tudo de jogos, programas e etc. O que você acha de outro SSD NVMe somente para o SO? Qual outro NVMe você recomenda para guardar o SO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Emmanuel_leDodo Não sei dizer quanto a qualidade desse SSD em específico, mas sei que a XPG faz boas fontes. Marca de SSD que eu sei que é boa é a Samsung. Agora se vai utilizar apenas para jogos, programas e SO, vale mais a pena comprar um Netac de 1TB na China que é só pouca coisa mais caro que esse aí.
 

10 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Eu ponho tudo nele, jogos, programas e o SO? Ou eu compro outro SSD NVMe somente para o SO?

Depende de quantos jogos e programas pretende instalar, eu por exemplo uso um SSD de 1TB dividido 40GB para o sistema/programas e o restante para jogos, e tenho um HD de 1TB para meus arquivos pessoais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Sim sim, então não teria problema deixar o windows 10 no mesmo disco rígido, no caso o Adata XPG Gammix S11 Pro de 512GB com jogos, tipo, the sims, minecraft, fortnite, resident evil, sim city, gta v e programas de programação que vou usar para a faculdade?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

Eu ponho tudo nele, jogos, programas e o SO? Ou eu compro outro SSD NVMe somente para o SO?

Deixe o S.O e 1 ou 2 jogos que mais usa no SSD

Para a 2ª unidade de armazenamento você usa HD mesmo, mas se tiver grana pode usar SSD também. 

*Apenas veja no manual da sua MB se usar 2 NVMe não limitará a velocidade. [há MB que acontece isso] 

Nesse caso se houver limitação você pode usar um SSD Sata III também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Emmanuel_leDodo disse:

então não teria problema deixar o windows 10 no mesmo disco rígido, no caso o Adata XPG Gammix S11 Pro de 512GB com jogos, tipo, the sims, minecraft, fortnite, resident evil, sim city, gta v e programas de programação que vou usar para a faculdade?

Nessa quantidade de coisas acredito que vá faltar espaço,  Se quer manter tudo junto aconselho a escolher um modelo de 1tb.  Ou compre logo 

1-SSD 240gb para S.O 

1-SSD 512gb ou mais para seus jogos e arquivos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Alex Weiss

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

1-SSD 240gb para S.O

Esse SSD para o SO seria um SSD sata?

 

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

1-SSD 512gb ou mais para seus jogos e arquivos

E esse para jogos e etc, um SSD NVMe? Poderia ser o que já penso em comprar? https://www.kabum.com.br/produto/100025/SSD-512-gb-adata-xpg-gammix-s11-pro-m-2-NVMe-leitura-3500mb-s-e-gravação-2300mb-s-agammixs11p-512gt-c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emmanuel_leDodo É uma boa opção sim, pode deixar os jogos que mais usa no NVMe e o restante no Sata III.   *Lembrando de sempre manter a % de ocupação de espaço abaixo de 80% nos SSD.

 

Levando em conta os custo o que eu faria:

SSD 250 GB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMeR$218 para S.O e programas e 

SSD 1 TB WD Green, SATA III R$570 ou

SSD 960 GB Adata SU650, SATA R$570  para os jogos e demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Então eu acho que de disco rígido vai ser isso mesmo, o

9 minutos atrás, Alex Weiss disse:

SSD 250 GB WD Blue SN570, M.2 2280, NVMeR$218 para S.O e programas

 

9 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Para jogos e etc.

Esses dois aí, @Alex Weiss muito obrigado pela ajuda.

E agradeço também ao @Ferox Graxaim , ao @Pepse e ao @Bat80

Obrigado mesmo a todos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!