Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador embutido em Nobreak Senoidal vale a pena?


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Olá pessoal!!

 

Criei uma conta aqui só pra poder tirar essa dúvida. Sei que estabilizadores fazem mal pro PC (Tenho um core I5 12400f e uma RTX 3050) então comprei um nobreak (Mini Senoidal 600VA NHS) há alguns meses atrás para poder protegê-lo das quedas de energia frequentes da minha região. O nobreak tem forma de onda senoidal no modo inversor e inclusive na própria caixa do aparelho é dito que ele é indicado para computadores com fontes que possuem PFC ativo. O problema é que o nobreak vem com estabilizador embutido e, como todo estabilizador, faz a troca de tensão frequentemente com os estalos do relé.

 

Minha pergunta é: vale a pena se utilizar dos benefícios do nobreak (proteção contra surtos, proteção contra desligamento espontâneo) mesmo ele possuindo o estabilizador interno? Esse estabilizador é igual a todos os outros ou é diferente em alguma maneira por ser pareado ao nobreak? De toda forma ele vai causar problemas à minha fonte a longo prazo?

 

Agradeço desde já pessoal!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EhONico Qual é a marca e modelo da fonte ?

 

Você precisa se atentar que o nobreak é de 600VA, mas a saída dele é de 360W apenas.

 

Geralmente não é indicado nada que tenha estabilizador interno, mas muitos nobreaks mesmo com senoidal puro, igual o seu, vem com estabilizador.

 

Talvez possa existir algum problema ai no dimensionamento, nobreak de 360W com fonte de 500W, por exemplo, já vi uns tópicos onde o indicado para pcs que tem fonte de 500W é nobreaks de 1200VA.

 

Não entendo o suficiente para lhe recomendar um nobreak bom, mas considere que para fonte com PFC Ativo, um nobreak decente é mais caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EhONico Como não falou qual seria a fonte de seu PC, esse Nobreak que você está usando pode até ser que esteja subdimensionado, haja vista que só fornece 360w de potência.

 Os nobreaks adequados para fontes com PFC Ativo são os do tipo on-line de dupla conversão, mas eles tem um custo bem elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responderem galera

 

Realmente, sei que o nobreak é subdimensionado pro meu setup. Minha fonte é uma XPG Pylon 450W 80plus bronze. Meu processador, GPU e demais peças rodando com tudo no máximo consomem 357W. Comprei o nobreak com intenção de usar no PS5 e ele cumpriu muito bem seu papel até então.

 

O problema é o medo de continuar usando e dar algum problema, justamente por conta do estabilizador interno. Caso eu tenha certeza que o estabilizador não vai prejudicar o PC ou o PS5 posso vender esse e comprar um de 1200VA como o amigo falou ali em cima

 

PS: Talvez a melhor solução nesse caso seria simplesmente não usar nobreak e deixar o PC desligar à sorte mesmo (uso filtro de linha então não teria problema com surtos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@EhONico Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
 

Em 09/10/2022 às 17:30, EhONico disse:

na própria caixa do aparelho é dito que ele é indicado para computadores com fontes que possuem PFC ativo.

Falam isso por ser senoidal, mas ainda assim é um estabilizador, e as fabricantes de fonte deixam claro para não ligar a fonte no estabilizador. O funcionamento de um estabilizador embutido no no-break é praticamente o mesmo de um estabilizador convencional, e por isso é danoso para o PC.

Em 09/10/2022 às 17:30, EhONico disse:

De toda forma ele vai causar problemas à minha fonte a longo prazo?

Infelizmente sim, no-break para computador precisa ser on-line, ou seja: de dupla conversão. São bem caros...

 

Em 09/10/2022 às 17:30, EhONico disse:

há alguns meses atrás para poder protegê-lo das quedas de energia frequentes da minha região.

"Proteger" que tu se referes, é no possível risco de queimar o computador por queda de energia? Se for isso, lamento informar que no-break offline não é uma boa proteção, a menos que possua DPS integrado. O que ocorre é que não é o desligamento repentino que queima o computador, e sim o surto que pode ocorrer em queda de energia (normalmente quando a energia volta). Para se proteger desses e de demais surtos que possam ocorrer na rede elétrica, é necessário instalar um DPS no seu quadro de disjuntores, e para proteção adicional, um DPS classe III na tomada dos seus equipamentos, como por exemplo um filtro de linha da Clamper. Mas mesmo com essas proteções é recomendável tirar os equipamentos da tomada ao faltar luz (tirar antes que a energia volte), e deixá-los fora da tomada durante tempestades.

O único no-break que realmente protege o computador contra qualquer surto, é o on-line como mencionei, pois nesses o computador usa sempre a energia do inversor e não a da rede elétrica.

 

 

22 horas atrás, EhONico disse:

O problema é o medo de continuar usando e dar algum problema, justamente por conta do estabilizador interno. Caso eu tenha certeza que o estabilizador não vai prejudicar o PC ou o PS5 posso vender esse e comprar um de 1200VA como o amigo falou ali em cima

No-breaks online existem a partir de 1500VA, e entregam em torno de 1100W. Recomendo NHS caso vá comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/10/2022 às 18:00, Ferox Graxaim disse:

@EhONico Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
 

Falam isso por ser senoidal, mas ainda assim é um estabilizador, e as fabricantes de fonte deixam claro para não ligar a fonte no estabilizador. O funcionamento de um estabilizador embutido no no-break é praticamente o mesmo de um estabilizador convencional, e por isso é danoso para o PC.

Infelizmente sim, no-break para computador precisa ser on-line, ou seja: de dupla conversão. São bem caros...

 

"Proteger" que tu se referes, é no possível risco de queimar o computador por queda de energia? Se for isso, lamento informar que no-break offline não é uma boa proteção, a menos que possua DPS integrado. O que ocorre é que não é o desligamento repentino que queima o computador, e sim o surto que pode ocorrer em queda de energia (normalmente quando a energia volta). Para se proteger desses e de demais surtos que possam ocorrer na rede elétrica, é necessário instalar um DPS no seu quadro de disjuntores, e para proteção adicional, um DPS classe III na tomada dos seus equipamentos, como por exemplo um filtro de linha da Clamper. Mas mesmo com essas proteções é recomendável tirar os equipamentos da tomada ao faltar luz (tirar antes que a energia volte), e deixá-los fora da tomada durante tempestades.

O único no-break que realmente protege o computador contra qualquer surto, é o on-line como mencionei, pois nesses o computador usa sempre a energia do inversor e não a da rede elétrica.

 

 

No-breaks online existem a partir de 1500VA, e entregam em torno de 1100W. Recomendo NHS caso vá comprar.

Obrigado meu brother, tomei a decisão de não usar esse nobreak no PC, imaginei que fosse dar problema mesmo. Obrigado pela sua ajuda e do pessoal aqui também. No caso quando disse sobre proteger o PC seria de eventuais corrupções de dados no SSD etc. Pra proteções contra surtos elétricos eu já uso um filtro de linha clamper que me deixa bem seguro em relação a isso.

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, EhONico disse:

No caso quando disse sobre proteger o PC seria de eventuais corrupções de dados no SSD etc.

Sistemas operacionais hoje em dia dificilmente irão corromper por desligamento inesperado, agora caso queira evitar perda de progresso salvo, a dica que posso dar é sempre salvar o que estiver fazendo. Inclusive alguns programas hoje ainda "pré-salvam" o progresso em segundo plano, e perguntam se quer recuperar quando o programa é iniciado. É um recurso extremamente interessante, mas mesmo assim nem sempre é eficaz, portanto é sempre importante salvar o progresso manualmente.

15 horas atrás, EhONico disse:

Pra proteções contra surtos elétricos eu já uso um filtro de linha clamper que me deixa bem seguro em relação a isso.

Ótima escolha de filtro de linha! Mas lembre-se que esses DPS classe III são apenas proteção adicional. Os únicos DPS que protegem contra surtos grandes como raios que caem na rede elétrica são aqueles que são instalados no padrão de entrada e no quadro de disjuntores. Filtro de linha ou DPS classe III protegem apenas contra pequenos surtos, portanto não confie 100% no Clamper para te proteger contra qualquer coisa, caso não tenha DPS no quadro de disjuntores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!