Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu não tinha me atentado, só fiquei sabendo quando as pessoas do fórum me informaram, depois fui ver no site da AMD, o processador Ryzen 9 5900X suporta memórias DDR4 de até 3200mhz.

Agora surgiu uma dúvida, se eu colocar uma memória com velocidade maior que 3200mhz não irá fazer diferença? O processador não irá tirar proveito dessa velocidade a mais?. Pretendo utilizar o computador para jogos e tarefas básicas. Minha placa-mãe suporta memórias de até 4800mhz.

Postado

3200MHz é a velocidade oficial garantida pela AMD para até dois pentes de memória, mas praticamente qualquer Ryzen dessa geração consegue trabalhar com frequências maiores, como 3600MHz através do XMP ou overclock manual, talvez até mais.

Lembrando que a situação muda para uso com quatro pentes de memória, onde pode ser difícil conseguir estabilizar até mesmo 3200MHz. A própria AMD garante até 2933MHz para quatro pentes single-rank e até 2666MHz caso você use pentes dual-rank. Não é recomendo que você use três pentes em nenhum caso, pois o sistema não trabalhará corretamente.

• Curtir 1
Postado

Já vi 5600 rodando as memos @3800. E estável. Até 3200 é a velocidade oficial da AMD. Acima disso, é considerado OC para a memória. Mas roda sim. Não sei se topa nos 4800, mas que opera acima de 3200, opera. 

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, caiogl disse:

Agora surgiu uma dúvida, se eu colocar uma memória com velocidade maior que 3200mhz não irá fazer diferença? O processador não irá tirar proveito dessa velocidade a mais?. Pretendo utilizar o computador para jogos e tarefas básicas.

Como não vai executar tarefas que realmente precisam do melhor desempenho possível, sinceramente, mesmo que consiga fazer as memórias trabalharem em 4800MHz, o ganho de desempenho talvez nem chegue a 5%.

A não ser que queira se aventurar no mundo do overclock de RAM, manter a velocidade padrão que o sistema definir será mais que o suficiente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Você já tem as memórias? Use-as sem medo. Sendo de boa qualidade, dificilmente terá problemas. E acima de 3200, para as tarefas que mencionou, o custo-benefício é mínimo.

Lembrando apenas de comprar dois módulos pra ativar o dualchannel. 

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

@GuilhermeGB estou com 4 pentes de 16GB  no meu pc pela BIOS eu coloquei em 3600hz mas no cpuz mostra que esta a 2400. ja fiz ate osnprocedimentos para overclock para roda-las em 3600 mas n fumciona. e percebi que perdi enormemente desempenho em meus jogos. o que devo fazer? Ryzen 9 5900x com uma x570 Tuf ASUS e 2060 super 8gb

Postado
Em 02/04/2023 às 10:38, Bigelli disse:

@GuilhermeGB estou com 4 pentes de 16GB  no meu pc pela BIOS eu coloquei em 3600hz mas no cpuz mostra que esta a 2400. ja fiz ate osnprocedimentos para overclock para roda-las em 3600 mas n fumciona. e percebi que perdi enormemente desempenho em meus jogos. o que devo fazer? Ryzen 9 5900x com uma x570 Tuf ASUS e 2060 super 8gb

Tentar uma frequência mais baixa, tipo 3200MHz ou 3000MHz, no pior dos casos vai ter que usar em 2666MHz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!