Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa a tarde a todos.

Recentemente troquei minha placa-mãe antiga pelo modelo H610M da Gigabyte. Tenho o Windows 10

instalado. O problema é que toda vez que ligo o PC ele não inicia o windows. Fica iniciando a BIOS da placa.

Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço 

Postado

Boa tarde, você já tentou forçar a entrada direta pelo HD/SSD ? se não me engano nesta placa a opção F12 lhe acesso para informar qual desejas realizar o boot, caso não consiga talvez tenha mesmo que efetuar uma nova instalação.

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, Alysson.22 disse:

@Math.Pi Em outras vezes troquei a placa-mãe e não precisei formatar HD/SSD.

@AllanSm40 Já fiz e nada.

Muda-se o chipset, é recomendável que troque. Se você veio de uma plataforma muito antiga, provavelmente não era UEFI. Então você tem que formatar para o novo padrão ou acessar a BIOS e configurar pra bootar em legacy. 

Postado

@Math.Pi A placa antiga era LOG-H310M e o processador era I3 8º geração. A placa nova é H610M e o processador novo é I3 12º geração. Então, vou tentar modificar a BIOS e colocar Legacy.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Alysson.22 disse:

@Math.Pi A placa antiga era LOG-H310M e o processador era I3 8º geração. A placa nova é H610M e o processador novo é I3 12º geração. Então, vou tentar modificar a BIOS e colocar Legacy.

A placa é até nova, mas pode ter sido configurado em Legacy. Se a nova estiver em UEFI, não vai funcionar. Ou vice versa. A antiga poderia estar em UEFI e a nova em Legacy.

Postado

@Math.Pi Outra coisa amigo, na BIOS no Boot tem a função suporte CSM. Quando eu ativo e salvo a BIOS não salva essa alteração fica desativado. Se eu fazer outras funções eu altero e fica salvo, agora nesse suporte CSM eu altero e não fica salvo. você já passou por essa situação? 

@Math.Pi Mudei para legacy e nada. 

• Membro VIP
Postado

Igual:

Ou seja, CSM nem funciona mais com o próprio vídeo integrado. Portanto, mantenha UEFI com secure boot ativo (padrão da indústria desde 2012) e reinstale o Windows.

Postado
Em 18/11/2022 às 16:44, Alysson.22 disse:

@Math.Pi Em outras vezes troquei a placa-mãe e não precisei formatar HD/SSD.

Mas às vezes é realmente necessário. Esqueça o papo de Legacy, Secure Boot, etc...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!