Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Sou aprendiz amador de eletrônica, e mexendo num inalador/nebulizador que tenho em casa, e que não funciona, vi a oportunidade de aprender um pouco sobre esse assunto.

O cristal piezoelétrico se quebrou e preciso trocar, mas antes gostaria de entender algumas características desse componente. No meu caso ele tem 22mm de diâmetro e 1mm de espessura.

Achei pra vender numa loja com as mesmas medidas, mas o cara não sabe se serve no meu aparelho.

Pergunto: Esse componente eletrônico pode variar nas suas características como tensão de alimentação, corrente máxima ou frequência de trabalho?

Eu achava que a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente, mas o cara da loja disse que acha que não serve porque o que ele têm é pra uma frequência baixa.

No meu caso, o aparelho não é mais fabricado e é difícil achar a peça.

Agradeço pela opinião e ensinamentos de vocês.

Jimmy San Juan

Postado

Nebulizador usa ultra-som, frequência baixa. Provavelmente a peça que encontrou serve. Muito provavelmente o circuito eletrônico tem um NE555, o oscilador que comanda o piezo. A tensão no NE555 é a que vai para o piezo.

image.png.e7c2f05a644e36aefa7544a6169b4667.png

Meça a tensão entre os pinos 1 e 8.

Veja o código da peça que encontrou.

• Membro VIP
Postado

Se comparada com um som audível, a frequência não é baixa. De memória sem consulta à net, estes nebulizadores a freq passa de 1MHz. E + 1 complemento: a potência aplicada a ele é bem elevada o que impede o uso direto da saída do 555.

8 horas atrás, Jimmy 2 disse:

a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente

De fato é pelo componente: tem-se que casar as impedâncias pra eficiência. Pode haver até mesmo um ajuste de freq pra quando se levanta mais névoa com uma certa lâmina dágua. Mínima variação: névoa desaparece.

Obs: digitei tudo com base em conhecimentos empíricos. Se achar que deve, pesquise/consulte/confirme... ou não ...

Postado

@Sérgio Lembo@.if, obrigado pelas suas respostas.

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Meça a tensão entre os pinos 1 e 8.

Sérgio, isso seria pra ver se o oscilador está funcionando? O nebulizador estava funcionando porém fraco, antes de eu desmontar e derrubar a pastilha no chão. Então creio que a oscilação deve estar ok.

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Veja o código da peça que encontrou.

Os componentes como esse que eu vi ontem não tem código gravado neles, pelo menos não vi nada, mas vou voltar lá pra examinar melhor. O que eu retirei do meu aparelho tem um JR gravado, e nada mais. Esse JR diz o suficiente para eu comprar no AliExpress, por exemplo? Pelo que eu vi, após o JR deveria ter um código...

1 hora atrás, .if disse:

De fato é pelo componente: tem-se que casar as impedâncias pra eficiência. Pode haver até mesmo um ajuste de freq pra quando se levanta mais névoa com uma certa lâmina dágua. Mínima variação: névoa desaparece.

Se entendi corretamente, o cristal tem uma frequência de eficiência máxima, mas quem deve oscilar casada nessa frequência é a sua alimentação. Isso exige então que eu conheça a frequência do que eu tenho na mão quebrado, pra comprar um igual. Creio que medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

Vou tentar com o fabricante do aparelho obter a especificação do cristal.

Obrigado,

Jimmy San Juan

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Jimmy 2 disse:

medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

certo

tentar com o fabricante do aparelho obter a especificação do cristal.

é um caminho

Obrigado,

de nada 😁

Postado
12 horas atrás, Jimmy 2 disse:

O que eu retirei do meu aparelho tem um JR gravado, e nada mais.

Tá com cara de ser a marca, tem uns CIs que vem com um fabricante chamado "JRC". 

12 horas atrás, Jimmy 2 disse:

Creio que medir isso com o componente na mão não seja possível com o multímetro, certo?

Toma cuidado ao medir com o multimetro, tem uns aparelhos desse que trabalham com alta tensão no piezo. 

A corrente é baixa, mas pode queimar o multímetro. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!