Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Sou aprendiz amador de eletrônica, e mexendo num inalador/nebulizador que tenho em casa, e que não funciona, vi a oportunidade de aprender um pouco sobre esse assunto.

O cristal piezoelétrico se quebrou e preciso trocar, mas antes gostaria de entender algumas características desse componente. No meu caso ele tem 22mm de diâmetro e 1mm de espessura.

Achei pra vender numa loja com as mesmas medidas, mas o cara não sabe se serve no meu aparelho.

Pergunto: Esse componente eletrônico pode variar nas suas características como tensão de alimentação, corrente máxima ou frequência de trabalho?

Eu achava que a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente, mas o cara da loja disse que acha que não serve porque o que ele têm é pra uma frequência baixa.

No meu caso, o aparelho não é mais fabricado e é difícil achar a peça.

Agradeço pela opinião e ensinamentos de vocês.

Jimmy San Juan

Postado

Nebulizador usa ultra-som, frequência baixa. Provavelmente a peça que encontrou serve. Muito provavelmente o circuito eletrônico tem um NE555, o oscilador que comanda o piezo. A tensão no NE555 é a que vai para o piezo.

image.png.e7c2f05a644e36aefa7544a6169b4667.png

Meça a tensão entre os pinos 1 e 8.

Veja o código da peça que encontrou.

• Membro VIP
Postado

Se comparada com um som audível, a frequência não é baixa. De memória sem consulta à net, estes nebulizadores a freq passa de 1MHz. E + 1 complemento: a potência aplicada a ele é bem elevada o que impede o uso direto da saída do 555.

8 horas atrás, Jimmy 2 disse:

a frequência dele era determinado pelo drive e não pelo componente

De fato é pelo componente: tem-se que casar as impedâncias pra eficiência. Pode haver até mesmo um ajuste de freq pra quando se levanta mais névoa com uma certa lâmina dágua. Mínima variação: névoa desaparece.