Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando uma fonte de 12v com entrada bivolt para 127\220 com fusível para 1A , mas antes do trafo tenho q colocar um varistor e após o trafo um diodo para os capacitores retificando e não chego em um valor para ambos...alguém saberia me dizer como calcular ou qual podem ser esses componentes

Postado

Os diodos vão depender da corrente do secundário, para 1A pode ser da família 1N400X. O varistor depende da tensão do primário, existem modelos com diversas capacidades de dissipação, quanto maior mais caro, o indicado é consultar um datasheet.

• Curtir 1
Postado

@gilmarjrr ,

Tanto faz, pode usar qualquer um desses capacitores grandes..

Agora, com mais de 10.000 uF na saída do diodo de retificação, eu usaria um diodo para correntes maiores, no mínimo uns 5A ....

Sobre a sua fonte não ser regulada ..... usando um transformador de 12V, você vai ter uma tensão sem carga de pelo menos uns ( 12x 1,44) - 0,7V = 16,5 Volts. Se for mesmo usar varistores, ( não vejo nenhuma necessidade mas ..... ) , tem de ser para tensão mínima de 20% a mais Volts. por exemplo para 20V ou pouco maior.

Sugiro que leia isto :

https://www.electronicdesign.com/power-management/article/21800530/select-the-right-varistors-for-overvoltage-circuit-protection

Paulo

• 3 semanas depois...
Postado
32 minutos atrás, gilmarjrr disse:

sim, ela estará nas entradas ac, ai pra 110 eu ia colocar um varistor de 150 mas e 220 também, só tenho dois varistores de 275v

Sendo fonte de transformador com a chave de mudança de tensão, o varistor de 150V é interessante depois da chave, caso esqueça de mudar para 220V o fusível queima. 

Esse de 275V só vai acionar com surtos de tensão e raios mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!