Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite amigos do fórum,

Não tenho equipamento para solda e uso tudo emprestado de um primo e/ou amigos. Não sou técnico, nem amador, ainda sou leigo mas gostaria de ter meu próprio equipamento, ainda que simples, para realizar reparos triviais como trocar algum componente eletrônico que deu problema tais como capacitores, switchers de mouse ou então refazer soldas antigas(solda fria?), estanhar ponta de cabos etc. Esses são os "trabalhos" que já fiz.

Seria possível comprar um conjunto básico até 150 reais? Para o tipo de uso relatado, qual seria um ferro custoXbeneficio (com algumas pontas)?  Estanho eu já reparei que tem uns muito bons e outros que é quase impossível faze-los grudar. Nunca utilizei fluxo/pasta para solda mas nos vídeos que vejo parece que ajuda demais, para os olhos de um leigo parece até mágica rsrsrs. Será que caberia no orçamento?

Cheguei a ver um kit no aliexpress como este aqui https://pt.aliexpress.com/item/1005004909253805.html mas depois li que estragam rápido(o ferro para de esquentar).

image.png.557d734bcb63fb94a432254e7d8182c0.png

Peço desculpa aos amigos se utilizei algum termo ou nome errado. Por favor, podem corrigir que irei me adequar.

Ficarei muito grato a todos que puderem sugerir marcas e modelos.

Postado

Legal esse kit @Thiago Miotto .  A única ressalva é que eu não conheço essa marca da solda e como "entrei pelo cano" quando comprei um tubinho de outra marca há uns meses recomendo solda marca "Best" que uso há mais de 40 anos. Aliás a pasta de solda sempre usei Best também, acredito que até numa lojinha pequena de material elétrico não passe de R$ 30. Na verdade pasta de solda rende muito, um potinho de 5 cm dura anos a fio. Se tiver jeito peça pra alguém te arrumar um pouco, uma quantidade que encha uma tampinha de garrafa pet vai te servir por meses.

Eu agregaria nesse kit um bom alicate de corte, tenho visto muito esse no Mercado livre e pelo menos está bem avaliado:

image.thumb.png.43731717d3ad0d6eb245ab12358bbb82.png

19 horas atrás, Cesar MF disse:

ferro custoXbeneficio (com algumas pontas)? 

Em geral os ferros de solda parecidos com o do kit que o Tiago mencionou funcionam bem e a ponta dura bastante, às vezes a resistência até queima antes da ponta estragar. O tamanho da ponta já é o ideal para a grande maioria das aplicações em eletrônica e não se costuma troca-la até porque o conjunto todo sempre fica oxidado pela alta temperatura dificultando retira-la.  Claro que pra  mexer com um componente SMD uma "gambiarra" de enrolar um fio de cobre fino na ponta se fará necessario.

O último ferro que comprei é Tramontina de 40 watts. Funciona bem mas achei que esquenta um pouco demais para algumas aplicações (antigamente se recomendava ferros de 20 e no máximo 30 watts para eletrônica) então coloquei um dimmer entre ele e a tomada,. Ficou bom porque serve também pra manter ele apenas semi aquecido durante uma pausa maior entre uma soldagem e outra e tem potência adicional para uma solda maior. 

O suporte para placas impressas do kit parece ser muito legal, mas em casos de orçamento apertado uma bloco de madeira preso a uma garra jacaré devidamente colado numa  chapinha de Duratex pra não tombar quebra bem o galho. 

image.png.bbf7cac5e56fbd60dc2c8ed96063ca2c.png

• Curtir 2
Postado

Umas sugestões, @Cesar MF para um bom custo/benefício:

- em vez de conjuntos prontos, kits, faça um lista com ferramentas e materiais iniciais e monte você mesmo seu kit

- prefira marcas nacionais

- compre o mínimo possível de cara, vá comprando na medida em que for surgindo a necessidade

Soldador: entre 40w e 34w, Tramontina ou Hikari. Sugador de solda: Hikari HK-192. Não dispense a chamada "camisinha para sugador de solda"... Sobre a solda, para iniciante o melhor é, em vez de estanho, solda que já tem um núcleo com fluxo, como a Best.

A chamada "terceira mão", umas garras para segurar componentes e placa enquanto você solda, procure uma de base firme, com bom peso e, de preferência, com garra daquele plástico ou emborrachado que suporta temperatura de solda. Ter o suporte para o ferro de soldar na mesma peça que as garras pode esquentar a cara da gente, além de ser mais fácil da gente esbarrar... Bom é ter o suporte afastado da "terceira mão". Mas nada é tão prático, nada supera fazer como o colega @Andreas Karl: montar a própria ferramenta baseando-se nas suas necessidades, na sua experiência.

Também vai precisar para quase tudo em eletrônica, de alicate de corte e alicate desencapador de fio. Esses dois tem do tipo para fios grossos - por exemplo, para trocar um fio de ventilador - e fios mais finos.

Outros ítens: fita isolante, estilete e, fundamental, multímetro com funções básicas: ohmímetro, tensão CC, tensão CA, teste de continuidade e de diodo, corrente (desde que seja para CC e menor que 10A)... Sobre multímetro dá uma olhada aqui:

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...