Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema de projeto de lanterna para camping


Marcelo_Biker

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem ?

Sou leigo no assunto eletrônica e gostaria de ajuda em um projetinho dar um UP na minha lanterna para camping.

 

Achei minha antiga lanterna igual da imagem e utiliza 8 pilhas grandes e tem 2 lâmpadas fluorescentes. Minha ideia é modernizar a lanterna utilizando 2 baterias 18650 e 4 LEDs 3,7v que já tenho em casa. São esses LED Aliexpress

 

A lanterna já tem botão de 1 ou 2 lâmpadas acessas e queria fazer com os LEDs também, acendendo 2 ou 4 LEDs.

 

Por favor, poderiam me ajudar no esquema para o projeto ?

 

Muito obrigado,

Marcelo

202212070172.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dando uma pesquisada, vi que esses meus LEDs tem 350 mA Anúncio do LED informando 350 mA

 

Fiz o cálculo de 2 LEDs para 1 bateria 18650 Cálculo

 

Neste cálculo o site indica para fazer a ligação paralela e utilizando 2 resistores.

 

Neste Vídeo do Youtube entendi que a melhor performance seria ligar em série.

 

Agora estou entendendo menos ainda kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro colocar mais leds de menor corrente pra distribuir a luz na vertical. P.ex. 10 leds de 30mA em paralelo dá uma boa luminosidade.

De fato em série há mais eficiência devido à corrente igual pra todos. Neste caso tem que ter maior tensão. No exemplo 10 leds de 3V = 30V. Um dc dc step up poderia ajudar mas...

17 horas atrás, Marcelo_Biker disse:

leigo no assunto eletrônica

cria uma pequena barreira entre nós 🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. De fato sou bem leigo no assunto 😕

 

A ideia seria utilizar o que tenho em casa, os LEDs, carcaça da lanterna e as baterias.

 

Ontem a noite fiz um teste rápido ligando o LED na bateria por alguns segundos e a luminosidade é bem boa. Acredito que com 2 e/ou 4 LEDs vai ficar legal. É apenas uma luz ambiente e não precisa ser muito forte.

 

Eu acredito que preciso colocar algum resistor pois o LEDs esquentou absurdo em 10 segundos. Acho que se eu deixar mais tempo vai acabar queimando.

 

Por isso gostaria de uma ajuda no cálculo do resistor para estes LEDs que tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o aquecimento dos leds: e inevitável. Se tiver uma lâmpada LED de 5W terás 5W de calor para dissipar ou o LED vai pro saco.  Para isso se utiliza placa de circuito impresso de alumínio. Existem algumas pré impressas para LED a venda.

circuito_impresso_dissipador_para_led_50

Ligar os LEDs é simples, o desafio é o calor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma calculadora on-line aqui (clique) que você informa quantos leds quer usar, a tensão que dispõe, a tensão e a corrente que cada led consome e ela desenha o circuito e indica resistores para várias opções de combinações entre paralelo e em série e informa qual a corrente será consumida.

 

Dá para ir mudando: "e se eu puser um led a mais? e se alimentar com mais tensão? e se usar outro led?"...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando para aprender pelo menos o básico rsrs

 

Neste Site diz o seguinte:

"A tensão nominal das células de Li-Po e Li-Íon são 3.7 e 3.6V respectivamente, com pequenas variações dependendo do fabricante e tecnologia empregada. Contudo a tensão pode variar de 4.2 à 3V conforme a descarga da célula"

 

A utilização do resistor seria uma segurança para o LED quando a tensão variar para cima de 3,7, certo ?

 

Então na simulação do cálculo eu uso o máximo que a bateria poderia chegar 4,2 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as ideias e intenções são um desastre quando se considera a intenção, a trabalheira e a robustez necessária.

Diz no título que se destina ao camping. Não é a melhor das situações, não dá para comparar um telhado com uma lona fina.

Esqueça as pilhas de lítio. Vão se descarregar rapidamente para as suas necessidades e a adequação das características dessas pilhas para iluminação por led exigem um investimento desproporcional ou a execução de eletrônica para a qual não está habilitado.

Para iluminação de camping uma pequena bateria de 12V e fitas de led de 12V formam o melhor conjunto. Existe até lâmpada de 12V se preferir este formato. Como infiltração de água é um problema constante no camping procure pelas fitas envoltas com proteção de silicone. Caso deseje dimerizar compre um controlador de PWM de 12V e coloque-o entre a bateria e os leds, simples assim. Aproveite e compre um conversor step down para gerar os 5V e com isso recarregar os celulares da turma.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas considerações Sérgio.

A lanterna é obsoleta e a intenção é dar um Up nela sem gastar utilizando o que tenho em casa (carcaça, leds e baterias). Ela seria usada apenas para iluminar o ambiente e em caso de chuva vai para dentro da barraca.
 

Sou ciclista e para pedalar a noite eu uso um case desse com 6 18650 e Led T6 parecido com este e o farol dura tranquilamente mais de 4hs acesso (em luz média mas suficiente).

 

Achei que daria para montar algo parecido para a lanterna.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da solução desse vídeo e poderiam me ajudar a encontrar qual resistor e potenciômetro para meu projeto ?

 

Serão 2 LEDs de 3.6v e 350mA ligados uma bateria 18650 de 3,6v (que pode chegar em 4.2v https://embarcados.com.br/baterias-de-litio-ion-um-guia-completo)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como bem disse o @Sérgio Lembo, a brincadeira está ficando perigosa 😁

Em 30/12/2022 às 13:28, Sérgio Lembo disse:

Para iluminação de camping uma pequena bateria de 12V e fitas de led de 12V formam o melhor conjunto. Existe até lâmpada de 12V se preferir este formato. Como infiltração de água é um problema constante no camping procure pelas fitas envoltas com proteção de silicone. Caso deseje dimerizar compre um controlador de PWM de 12V e coloque-o entre a bateria e os leds, simples assim. Aproveite e compre um conversor step down para gerar os 5V e com isso recarregar os celulares da turma.

 

 

Pensando em trabalhar com 12v utilizando fita de leds me pareceu ser mais simples como dito pelo Sérgio, e na parte debaixo da lanterna (na parte cinza e preto) posso colocar a fonte de 110 para 12v e puxar um rabicho para ligar na tomada.

 

Ficaria melhor, não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não for camping selvagem, for daqueles organizados com energia, sem duvida. Mas para quem tem 110V tem as lâmpadas comuns. O interessante da fita é que dá para espalhar no comprimento do teto, não fica a luz concentrada num só ponto provocando fortes sombras e ofuscamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!