Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Este é bacana. Depois de montar e testar, contribua ainda + com sua opinião prática, querido autor.

curiosidade...No m.l. há quem venda este ci por + de U$5,00 a unidade (+ frete). Será que há quem compre?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2111883841-ci-tc4047-bp-dip-14-foto-original-cmos-4047-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

🤔

Postado
1 hora atrás, .if disse:

curiosidade...No m.l. há quem venda este ci por + de U$5,00 a unidade (+ frete). Será que há quem compre?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2111883841-ci-tc4047-bp-dip-14-foto-original-cmos-4047-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

🤔

O cara está vendendo como se fosse relíquia, o CI dele é lote antigo de 1984.

Tem CIs novos por lá a preço acessível. 

• Curtir 1
Postado

Esse tipo de inversor também pode ser feito com aquele circuito Multivibrador aestável.

Embora fique um pouco mais complexo, também fica mais fácil de achar as peças, já que qualquer sucata de TV ou rádio antigo com transistores, é possível retirar as peças e fazer o inversor. 

• Curtir 2
Postado

@.if isso aí eu compro não em dólar mas em real na Santa Efigênia de R$4.00 mangos .

Sim pode haver especuladores vendendo isto aí o cd4047 em dólar . Mesmo assim fica mais barato que um inversor industrializado.

Para pessoas que fazem camping um deste é uma boa solução alternativa de economia rende cerca de 25 watts ..nessecita de dissipador de calor só ressaltando.

Acende 3 lâmpadas de led de 7 watts cada uma se fizer esse circuito aí o básico ..eu fiz este aí e usei uma régua de transistor ..ficou legal .

Esse trimpot é o ajuste de frequência ..fiz um desse ontem achei este projeto bom e barato me ajudou ..eu moro em Manaus e nos meios dos matos não há energia elétrica ...isso vai ajudar muita gente com certeza 

Eu usei mosfets de sucata também pode usar tip142 o NPN.

Uso com placa solar de 10watts.

Vou ver se eu faço com i c ne555 outro circuito .

Copiei ele ontem ..a frequência e ajustada no trimpot pra 50 ou 60 hertz muito compacto e bom o projeto ..usei uma régua de transistores de amplificador de áudio puz vários mosfets encontrados em sucatas do lixo e ainda fiz outro também de sucata pra vender a um amigo em Belém liguei até ar condicionado com uma régua de transistor tip142.

795482106_download(1).jpeg.27d0cb8c92cf84aa881574cfcee75d5b.jpeg

Usei uma régua dessa desprezei a outra parte

2075769865_download(2).jpeg.a6bc5b44b5bc8ab4349f0592aea524e4.jpeg

Em 23/01/2023 às 11:35, .if disse:

Este é bacana. Depois de montar e testar, contribua ainda + com sua opinião prática, querido autor.

🤔

Estais equivoca ou pode ser eu achei agora este mesmo i.c de 8.00 mangosScreenshot_20230128-173155.thumb.png.b73a3eceb91109bec0d9a61a9f4a6aee.png

@albert_emule sim você tem razão e eu monto de sucata mesmo apenas o i.c compro novo ..talvez o i.f compre de 5 dólares o i.c por se tratar do original mas o i.c 4047 paralelo da china também funciona isso custa menos de dez reais R$10.00 se comprar 10 unidades sai a 100.00 e no mercado livre 100 reais de compra significa frete grátis. Da pra montar 10 sou viajante e de vez em quando vou a são Paulo esses i.c e possível comprar de 5.00 reais na Santa Efigênia os paralelos chinês ..agora estou aqui com meu ar condicionado ligado sem gastar nada de energia .mtenho Duas réguas dessa Darlington com tip142 NPN de sucata usei apenas o drive pra gerar o pwm. Nem me importa se não for senoidal o que importa e que funcione.

Tenho mais duas placas solar de 300 watts e duas baterias de caminhão aqui em Manaus as coisas são precária temos que nós virar.

• Membro VIP
Postado
Em 28/01/2023 às 17:25, Cláudio lind disse:

estou aqui com meu ar condicionado ligado sem gastar nada de energia

Da hora. Geralmente um ar condicionado é compressor com motor ac e ele geralmente se importa com ac sim

Em 28/01/2023 às 17:25, Cláudio lind disse:

Nem me importa se não for senoidal

Mostra vídeo pra nós.

Sim nas pesquisas que fiz havia ci daquele muito barato. Aquilo que propus foi só uma extrapolação curiosa. E sim também prezo o lance de reciclagem útil de sucatas e minimalismos em geral (+ é -). Olha este...

simple-2N3055-inverer-circuit.jpgque fofo...

https://pt.fmuser.net/content/?9743.html

Em 23/01/2023 às 16:30, albert_emule disse:

aquele circuito Multivibrador aestável.

Embora fique um pouco mais complexo

🤔

😁

nem compensa dar reply no tópico...

3 horas atrás, Rafael piscinas disse:

ele não se importa com o tipo de forma de onda

se for para lâmpadas tá tudo certo

A ideia é essa. Também funciona outras coisas que não motor de indução

frequência do circuito que você posta

o circuito foi conceitual para exemplificar o minimalismo. E tem algo pra funcionar sem que

a frequência queimará o transistôr da fonte em pouco tempo

Você se precipitou no assunto.

entendi nada... Mas a ideia como sempre foi somar. No entanto posso admitir que nem sempre pessoas normais nem sempre concordam.

Nem sei porque perdi tempo com isso kk

• mês depois...
Postado

@.if acho que o cara do post não se referiu a tensão AC o circuito gera AC porém ele quiz passar que ele não se importa com o tipo de forma de onda que é gerado pelo i.c que é onda quadrada ao invés de senoide claro que a maioria dos equipamentos trabalham com tensão AC você mistuurou as bolas. E 

Outra coisa o seu modelo postado não tem ajuste de frequência qua faz com que a frequência gerada chegue na casa dos

k-ahertz  e uma frequência absurdamente grande e maluca que faz com que circuitos com fonte eletrônica quando ligados ao inversor queime ocasionando defeito mas se for para lâmpadas tá tudo certo.

Você se precipitou no assunto.

A frequência do circuito que você posta é uma circuito sem ajuste de frequência se por ligar equipamento com fonte eletrônica transistorizado a frequência queimará o transistôr da fonte em pouco tempo e por isso que e importante por o ajuste de frequência  no caso este circuito aqui tem ...o que não foi posto no circuito foram os diodos de proteção de base ou (gate) junto aos diodos de 1k para matar a frequência de rádio gerado pelo i.c igual ao inversor feito com arduino (o arduíno  como gerador de pwm).

Aqui em (.txt)

Para ajudar.

pwm arduíno.txt 

A versão Arduíno UNO parece uma boa opção este e o código fonte da geração do pwm em 60 hertz.

its performance, as given below:

/*
This code was based on Swagatam SPWM code with changes made to remove errors. Use this code as you would use any other Swagatam’s works.
Atton Risk 2017
*/
const int sPWMArray[] = {500,500,750,500,1250,500,2000,500,1250,500,750,500,500}; // This is the array with the SPWM values change them at will
const int sPWMArrayValues = 13; // You need this since C doesn’t give you the length of an Array
// The pins
const int sPWMpin1 = 10;
const int sPWMpin2 = 9;
// The pin switches
bool sPWMpin1Status = true;
bool sPWMpin2Status = true;
void setup()
{
pinMode(sPWMpin1, OUTPUT);
pinMode(sPWMpin2, OUTPUT);
}
void loop()
{
// Loop for pin 1
for(int i(0); i != sPWMArrayValues; i++)
{
if(sPWMpin1Status)
{
digitalWrite(sPWMpin1, HIGH);
delayMicroseconds(sPWMArray[i]);
sPWMpin1Status = false;
}
else
{
digitalWrite(sPWMpin1, LOW);
sPWMpin1Status = true;
}
}
// Loop for pin 2
for(int i(0); i != sPWMArrayValues; i++)
{
if(sPWMpin2Status)
{
digitalWrite(sPWMpin2, HIGH);
sPWMpin2Status = false;
}
else
{
digitalWrite(sPWMpin2, LOW);
sPWMpin2Status = true;
}
}
}

images (27).jpeg

Inversor-de-tensao-Arduino-60Hz-768x650.jpg

images (11).png

images (13) (2).png

@Cláudio lind é  tem este aqui 

Com arduino o site do desenvolvedor é este 

O código fonte do Arduino tá no final.

homemade-circuits.com/arduino-spwm-generator-circuit/

• Curtir 1
Postado

Se for  para usar um Arduino, melhor fazer um senoidal.

Os diodos não são de proteção. Eles servem para deacaregar o gate rápido e carregar lento pelo resistor. Cria um tempo morto mínimo para evitar acionamento simultâneo. 

As tensões de 5V do Arduino serão insuficientes para acionar o mosfets com eficiência. Teria que ser no mínimo 10V. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Completando: 

Mosfets de canal P geralmente são de baixa potência.

Teria que usar somente mosfets de canal N.

De preferência os de modelo IRFB3606 ou IRF1407.

Em seguida teria que usar um par de drivers semelhante a IR2110 ou fazer uma versão transistorizada com BC337 e BC327

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado

@Anderson Alma viva MCZ

O que o Anderson esqueceu de explicar foi: 

O que se parece com um trimmer no circuito este em verde se trata de um trimpot de 50 k que pode ser posto um potenciômetro comum de áudio mesmo é só adaptar (para ajuste de frequência) é só pegar um potenciômetro comum de áudio ligar entrada com saída e o pino que sobrar vai ao pino 3 do (i.c 4047).

Outra questão o diodo 4007 é posto virado pra cima em direção aos mosfets ( seu catodo) é em série com a alimentação positiva que vem da bateria .  

Para frequência de 50 hertz ajustar o petenciometro até se obter 39k e para frequência de 60  hertz ajustar a saída do potenciômetro até se obter 47 K no pino 3 do ic 4047 suspender o potenciômetro e testar a impedância de saída do timpot ou potenciômetro. Os dois funcionam tanto usar trimpot ou potenciômetro.

[youtube]

IMG-20230903-WA0002.thumb.jpg.c12436d99760e754c15abd88fc1fb317.jpg

Ajuste de frequência com potenciômetro comum.

IMG-20230903-WA0005.jpg.2788a7a153de8bdedcdf294896273393.jpg

Abraço ao amigo (Marsape).

Postado
1 hora atrás, Charles Abreu disse:

@Anderson Alma viva MCZ

O que o Anderson esqueceu de explicar foi: 

O que se parece com um trimmer no circuito este em verde se trata de um trimpot de 50 k que pode ser posto um potenciômetro comum de áudio mesmo é só adaptar (para ajuste de frequência) é só pegar um potenciômetro comum de áudio ligar entrada com saída e o pino que sobrar vai ao pino 3 do (i.c 4047).

Outra questão o diodo 4007 é posto virado pra cima em direção aos mosfets ( seu catodo) é em série com a alimentação positiva que vem da bateria .  

Para frequência de 50 hertz ajustar o petenciometro até se obter 39k e para frequência de 60  hertz ajustar a saída do potenciômetro até se obter 47 K no pino 3 do ic 4047 suspender o potenciômetro e testar a impedância de saída do timpot ou potenciômetro. Os dois funcionam tanto usar trimpot ou potenciômetro.

[youtube]

IMG-20230903-WA0002.thumb.jpg.c12436d99760e754c15abd88fc1fb317.jpg

Ajuste de frequência com potenciômetro comum.

IMG-20230903-WA0005.jpg.2788a7a153de8bdedcdf294896273393.jpg

Abraço ao amigo (Marsape).

Os FOTOLITOS download:

1

A4-MIRROR-inversor_cd4047_1969-12-31_21-15-26.pdf

2A4-FERRO-PASSAR--inversor_cd4047_1969-12-31_21-16-09.pdf

1 hora atrás, Charles Abreu disse:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!