Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LM 2576 Com ruido na rede


Posts recomendados

Bom dia Amigos

Vamos ver se podem me dar uma luz...

Estou com um conversor de 12 para 5V 3A utilizando num circuito adc do micro.
Quando eu coloco na fonte de bancada com os 5 V , o sistema lê o adc perfeitamente, porém, quando coloco no 2576, da muita variação de uma leitura para outra.

Ja comprei aquelas prontas de arduino ja criei a própria fonte com o mesmo regulador porém de nada adianta.
alguém poderia me dar uma luz ?
Grato

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Regulador chaveado gera ruídos involuntários na linha vcc. São potencializados se há consumo alto de corrente.  Seu sistema deve aprender a conviver com eles. você pode amenizar com filtros e afins e muitas outras formas, layout e etc... inclusive no sw. Publique fotos e esquemas do seu sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Roger Christian de Oliveir ,você mencionou LM2576 mas acredito ser  LM2596 né? Bom, sistemas com ADCs odeiam ruído de fonte (ripplle). Tanto as plaquinhas prontas como o circuito sugerido usa apenas um eletrolítico como filtragem e se você olhar qualque circuito de fonte ATX vai ver que mesmo as mais baratinhas tem um sistema bem melhor. Primeiro eu tentaria melhorar a filtragem com mais um indutor e mais um capacitor como sugere o próprio datasheet da Onsemi:

image.thumb.png.cea19f0d8d3a03b6c0555aed8f587482.png

Eu ainda colocaria mais um capacitor de poliester de 100 nF em paralelo com o C1. Outra coisa, circuitos chaveados geram muita interferência de RF. Eu daria ordem de prisão para a plaquinha numa  "gaiolinha de Faraday", uma caixinha metálica ou de outro material revestido de papel alumínio  (que é chatérrimo pra pegar solda) devidamente aterrado.  Se o problema continuar nos dê um retorno. A propósito, passe a corrente que você precisa no 5 volts, um bom e velho 7805 na saída dessa placa regulada pra uns 8 ou 9V pode ajudar bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl  Muito obrigado , vou tentar colocar um indutor a mais e fazer essa gaiola , te comunico nos próximos dias
Muito obrigado mesmo pela dica
Quanto ao regulador 7805, não daria pelo motivo deu precisar ao menos 2.5A na saída dele, pensei nele como possível solução.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Roger Christian de Oliveir disse:

Quanto ao regulador 7805, não daria pelo motivo deu precisar ao menos 2.5A na saída dele, pensei nele como possível solução.

Embora fique um "trambolho", um transistor de potência junto ao 7805 aumenta o fornecimento de corrente máximo. 

Para minha fonte de bancada montei o 7805 junto com um TIP147 numa plaquinha:

https://i.imgur.com/7gPvlbp.jpg

 

https://imgur.com/HavwBj1

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... uma (01) das técnicas/solução é colocar o 7805 só pro mc ou melhor ainda, só na alimentação analógica dele - alguns mc possui entrada vcc analógica exclusiva justamente pensando em você. Há também a questão do terra analógico mas agora comecei a forçar d+ minha bola de cristal...

O regulador chaveado você usa pras correntes maiores dos periféricos. Quem usa consumir altas correntes do 5V é um rádio Lora ou similar... +1 um teste pra minha embaçada bola de cristal ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!