Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Matheus Rebeque

Atualmente para jogos quase não há diferença, e pelo preço é mais vantagem no geral pegar um SSD normal de 480GB do que um NVMe de 240GB por exemplo.

Se quiser uma sugestão do que comprar, nos informe primeiro qual seria a configuração completa de seu PC para termos um melhor direcionamento.

Postado

Eu tenho ambos, NVMe e SATA, e senti uma diferença enorme, no Windows, já em jogos, é praticamente nula.

Opte por marca boa, e espaço de armazenamento, se o seu foco for jogos.

Vou deixar a foto abaixo, do meu NVMe M.2, caso sua placa-mãe tiver suporte, recomendo. É um SSD custo/benefício, que é o que precisamos para jogos.

O que mais acaba com a vida útil do SSD, é a gravação. Caso você for usar para trabalho, ficar gravando inúmeras vezes, recomendo você pegar um mais caro, que seja mais resistente... Caso for para jogos, um intermediário como esse, já serve, pois jogos você só grava uma vez, depois você usa somente a leitura.

Frisando, não é necessário SSDs caríssimos para jogar, um intermediário vai te atender super bem. Converta o valor que você pagaria em qualidade, para tamanho de armazenamento.

image.thumb.png.1e82d120c2e803bb283103f504ede407.png

Postado

@Lost Byte Ryzen 5 4600g

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H 

Fonte Pichau Nidus 500w

2x Memória Kingston Fury Beast 8gb 3200Mhz

Não vou jogar muito, mais pra estudar, assistir vídeos e jogar um pouco 

@Malbeck. pensei em pegar o mesmo que o seu, ele tá saindo um pouco menos do que um SSD normal da crucial de 480gb e com 20gb a mais

Postado

@Matheus Rebeque SSD SATA hoje estão caindo em desuso, conforme os modelos NVMe vão ficando mais baratos e a maioria dos PCs tem compatibilidade. Muitos fabricantes estão fazendo "downgrade" nos componentes internos dos seus SSDs SATA, e isso pode influenciar na durabilidade desse tipo de armazenamento (o maior ponto fraco dos SSDs).

Esse é o único ponto fraco mais relevante de um SSD SATA para um usuário comum, pois em questão de velocidade prática a diferença entre eles é quase nula. Falo isso com base na experiência que tive de quase 1 ano usando um WD Green 240GB (SSD SATA básico) e agora quase um ano com XPG Gammix S11 Pro 1TB (SSD NVMe de alta velocidade para o padrão Gen 3). Atualmente estou usando o antigo SSD SATA que estava no meu PC em um notebook velho, e esse SSD transformou o notebook em outra máquina.

Postado
3 horas atrás, Matheus Rebeque disse:

Ryzen 5 4600g

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H 

Fonte Pichau Nidus 500w

2x Memória Kingston Fury Beast 8gb 3200Mhz

Não vou jogar muito, mais pra estudar, assistir vídeos e jogar um pouco 

Neste caso sugiro um SSD comum mesmo. Acredito que não tenha o PC ainda, logo se for usar apenas uma unidade de armazenamento, o SSD comum é mais vantagem. Use por um tempo, logo quando achar que falta mais espaço, pode pensar no NVMe para alocar o sistema operacional e "desovar" o SSD.

"Por qual motivo?"

Até onde sei os NVMe tem um ciclo de escrita bem mais limitado que um SSD comum, não que seja algo realmente preocupante, mas não é muita vantagem no geral.

Em indicação de NVMe tenho pouca referência, mas apenas fuja de modelos como o Western Digital Green (ciclo de escrita ainda mais baixo); em questão do SSD, apesar de muitos serem contra, os Kingston A400 são um custo/benefício aceitável na minha opinião.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Matheus Rebeque disse:

pensei em pegar o mesmo que o seu, ele tá saindo um pouco menos do que um SSD normal da crucial de 480gb e com 20gb a mais

Então compre o NV2 500 GB. Para que comprar tecnologia obsoleta e mais cara?

Postado
4 horas atrás, Lost Byte disse:

Até onde sei os NVMe tem um ciclo de escrita bem mais limitado que um SSD comum

Isso não é regra, pra falar a verdade eu nunca vi um NVMe com ciclo de escrita pior que um SATA equivalente, a maioria tem um TBW bem mais alto que os modelos SATA. Um exemplo disso é o WD Blue SN570 250GB (um NVMe mediano) que tem 150 de TBW, enquanto um Crucial BX500 e um Kingston A400, por exemplo, tem 80 de TBW, praticamente a metade. O TBW aumenta conforme a capacidade de armazenamento aumenta também.

O WD Blue SN570 250GB por ser encontrado por alguns "trocados" a mais que os outros dois modelos (R$186 na Terabyte e R$180 na Amazon), além de oferecer maior durabilidade, também fornece maiores velocidades.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Isso não é regra, pra falar a verdade eu nunca vi um NVMe com ciclo de escrita pior que um SATA equivalente, a maioria tem um TBW bem mais alto que os modelos SATA. Um exemplo disso é o WD Blue SN570 250GB (um NVMe mediano) que tem 150 de TBW, enquanto um Crucial BX500 e um Kingston A400, por exemplo, tem 80 de TBW, praticamente a metade. O TBW aumenta conforme a capacidade de armazenamento aumenta também.

Acho que estou desatualizado então neste setor. Obrigado pela informação!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!