Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos! desde já o meu pedido de desculpas por estar a incomodar, mas realmente o meu desespero é grande. Encontro-mo a frequentar um curso de gestão de produção e um dos módulos que estamos neste momento a lecionar é de sistemas digitais. O nosso trabalho de avaliação é desenvolver no multisim e posteriormente em placa de ensaio, um circuito que faça a contagem ascendente e descendente de 00 a 60 e de 60 a 00 com recurso a um interruptor para efetuar a seleção. Os componentes a utilizar são:

CI 74192 como contador;

CI 7447 como descodificador

Display de 7 segmentos de ânodo comum

Já fiz parte do circuito conforme a imagem que anexo, que faz a contagem ascendente de 00 a 99, mas estou com dificuldade em perceber como fazer a limitação do limite de contagem até 60, usando portas lógicas.

Aquilo que pedia e desde já agradecendo de coração era que alguém me pudesse ajudar com algumas dicas ou com informações sobre locais onde posso ver algo sobre o assunto. Sou completamente iniciante neste mundo da eletrónica. Envio em anexo a imagem do circuito que já montei no simulador (Multisim) e posso disponibilizar se necessário. O meu muito obrigado mais uma vez.

Contador_Progressivo_00 a 99.PNG

Postado

Dica : 2 circuitos comparadores, um para o número 60 e outro para o número 99.

Um deles aciona a entrada Clear ( o do 60 ) , o outro aciona a entrada LOAD , onde você vai configurar como preload o número 59.

Agora é com você …

Paulo

• Curtir 3
Postado
Em 04/02/2023 às 19:40, aphawk disse:

Dica : 2 circuitos comparadores, um para o número 60 e outro para o número 99.

Um deles aciona a entrada Clear ( o do 60 ) , o outro aciona a entrada LOAD , onde você vai configurar como preload o número 59.

Agora é com você …

Paulo

Desde já o meu muito obrigado pela resposta. Não querendo abusar da sua boa vontade, é possível desenvolver tal circuito com portas lógicas, sem recorrer a nenhum componente já feito? Pois um dos requisitos do trabalho é não utilizar mais nenhum componente. No simulador, temos de usar portas lógicas para fazer essa limitação e posteriormente na prática é que temos de montar com componentes físicos. Obrigado, uma vez mais!!!

Postado
3 horas atrás, smsoaresPT disse:

Desde já o meu muito obrigado pela resposta. Não querendo abusar da sua boa vontade, é possível desenvolver tal circuito com portas lógicas, sem recorrer a nenhum componente já feito?

É feito justamente com portas lógicas. 

Na prática se usa circuitos integrados com portas lógicas avulsas dentro deles. 

Como por exemplo o 7400, o 7408 ou o 7432 (além desses tem outros).

Analisando o circuito, irá descobrir qual porta lógica precisa e irá escolher um desses circuitos integrados. 

Postado
Em 06/02/2023 às 16:06, Renato.88 disse:

É feito justamente com portas lógicas. 

Na prática se usa circuitos integrados com portas lógicas avulsas dentro deles. 

Como por exemplo o 7400, o 7408 ou o 7432 (além desses tem outros).

Analisando o circuito, irá descobrir qual porta lógica precisa e irá escolher um desses circuitos integrados. 

Desde já o meu muito obrigado pela resposta. Efetivamente ainda é muito complicado para mim entender o processo., mas agradeço muito a atenção dispensada. 

Postado

@smsoaresPT

Vou tentar explicar melhor.

Imagina que a contagem está subindo, a cada clock aumenta um dígito, indo de 0 até 59 . No próximo clock, a contagem chega em 60, e é nessa hora que as portas lógicas do circuito comparador acionam a entrada de CLEAR, que irá fazer com que a contagem vire 0. Isso é feito tão rápido que você não percebe.

Um processo semelhante ocorre na contagem para baixo, onde você irá configurar as entradas de PRESET para o número 59.

A contagem vai descendo até chegar em 0. No próximo clock, a saída vai apresentar 99, e as portas lógicas do circuito comparador irão acionar a entrada LOAD, que vai transferir o que está nas entradas de PRESET para a saida, que irá apresentar o número 59.

Novamente, isso é tão rápido que você não percebe as mudanças na saida, vai ver apenas ir do 00 para o 59.

Paulo

Postado
22 minutos atrás, aphawk disse:

@smsoaresPT

Vou tentar explicar melhor.

Imagina que a contagem está subindo, a cada clock aumenta um dígito, indo de 0 até 59 . No próximo clock, a contagem chega em 60, e é nessa hora que as portas lógicas do circuito comparador acionam a entrada de CLEAR, que irá fazer com que a contagem vire 0. Isso é feito tão rápido que você não percebe.

Um processo semelhante ocorre na contagem para baixo, onde você irá configurar as entradas de PRESET para o número 59.

A contagem vai descendo até chegar em 0. No próximo clock, a saída vai apresentar 99, e as portas lógicas do circuito comparador irão acionar a entrada LOAD, que vai transferir o que está nas entradas de PRESET para a saida, que irá apresentar o número 59.

Novamente, isso é tão rápido que você não percebe as mudanças na saida, vai ver apenas ir do 00 para o 59.

Paulo

O meu muito obrigado pela resposta. O contador ascendente de 0 a 60, já consegui colocar a funcionar... liguei as 2 entradas de uma porta "AND" às saídas B e C do 74192 (que vão para o descodificador BCD e a saída da porta ao reset e funciona como pretendido. Agora a fase seguinte do trabalho seria a contagem decrescente de 60 a 0. Fiz as ligações, em que utilizei um dipswitch para fazer o preset, mas pelos vistos não acertei, pois a contador das dezenas é preguiçoso e não se mexe e não consigo identificar o erro com o meu nível super básico de conhecimento. Já agora, anexo uma foto de circuito que montei no multisim e caso não seja pedir demais a algum dos experts que aqui (que inveja!!! kkkkkk) que possam sem incomodar muito a sua vida dar uma vista de olhos, agradecia muito. Talvez consigam detetar o erro e poder ajudar. Além do agradecimento peço igualmente desculpa pela maçada. Obrigado de coração! 

image.thumb.png.47af9317e0b4a642938eaf9f983f6efe.png

Postado
2 horas atrás, smsoaresPT disse:

O meu muito obrigado pela resposta. O contador ascendente de 0 a 60, já consegui colocar a funcionar... liguei as 2 entradas de uma porta "AND" às saídas B e C do 74192 (que vão para o descodificador BCD e a saída da porta ao reset e funciona como pretendido.

Ótimo, metade você já entendeu. 

2 horas atrás, smsoaresPT disse:

Agora a fase seguinte do trabalho seria a contagem decrescente de 60 a 0. Fiz as ligações, em que utilizei um dipswitch para fazer o preset, mas pelos vistos não acertei, pois a contador das dezenas é preguiçoso e não se mexe e não consigo identificar o erro com o meu nível super básico de conhecimento.

Os circuitos lógicos entendem obviamente zero e um. 

As chaves que você colocou mostram ao circuito integrado o valor "um" que é o positivo. 

Mas não mostram o "zero" que seria o negativo da fonte. Quando a chave abre fica um vazio. 

No caso dos TTL vazio também significa "um" que é o seu caso. 

Se estivesse usando CMOS, no vazio temos uma saída variando entre os dois sinais. 

Para funcionar é melhor ligar logo A e D no negativo e B e C no positivo. 

A entrada LOAD, acho que já entendeu que deve ser ligado junto a saída BORROW do U2 e a entrada DOWN do U3. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!