Ir ao conteúdo

Tela azul "IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL" depois de atualizar drivers

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, meu primeiro post aqui e espero que não tenha feito nada de errado na hora de colocar os dados e escrever o que rolou. 

Pra começar, eu estava usando meu pc normalmente a trabalho e resolvi atualizar os drivers pela manhã (9h30, por aí). De tarde(16h30) me deparei com uma tela azul que dizia encontrar problemas e que o PC seria reiniciado. Depois de procurar e ler muito pois estava com medo de ser algo em hardware, mesmo meu pc tendo 2 meses de idade, me deparei com o arquivo dmp dessa ação do windows.

Gostaria que alguém me desse uma luz pra entender se é algum bug do windows, arquivo corrompido ou até algum hardware. Vale mencionar que fui nos logs e achei o erro que falava disso (O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x0000000a (0x00000000000000b8, 0x0000000000000002, 0x0000000000000000, 0xfffff8017ea01b10).

Usei o SFC /scannow no cmd e também obtive uma resposta que o sistema achou arquivos corrompidos e arrumou eles, além de fazer a verificação de disco rígido que deu tudo certo, também fiz a verificação memória, e também tudo certo

Segue o DMP:

Desde ja agradeço

image.png

image.png

image.png

• Moderador
  • Solução
Postado
43 minutos atrás, Matheus Maseto disse:

Pra começar, eu estava usando meu pc normalmente a trabalho e resolvi atualizar os drivers pela manhã

@Matheus Maseto De que forma atualizou os drivers? Se usou aplicativos como o Driver Booster, desfaça as alterações (se possível) e remova-os. Atualizadores de driver são desnecessários e muitas vezes prejudiciais. Drivers devem ser baixados pelo site do fabricante.

Sobre o despejo de memória, recomendo que desinstale o WinDbg, visto que é um software técnico que exige conhecimento das ferramentas para que você possa interpretar e resolver o problema e não tem utilidade para o usuário comum. Primeiro de tudo, desfaça as atualizações de driver conforme mencionei anteriormente e verifique se as telas azuis persistem. Caso afirmativo, avise para que eu lhe instrua o envio de logs para análise.

• Curtir 2
Postado

@Rio McCloud Agradeço desde ja sua resposta e atenção, vamos lá.

Usei sim o drive booster que inclusive era ilegítimo e simplesmente não desinstalava, acho que era malware. Acabei optando por Restaurar o windows para uma data antes da instalação do maldito drive booster e do próprio WinDBG.

Sobre as telas azuis: Eu acabei não deixando claro, aconteceu uma vez até então, na hora que mencionei, e depois de usar o SFC /scannow, ele corrigiu os problemas e não voltou a a das tela azul, desde 16:30.

Depois de restuarar ele, rodei novamente o SFC e meu apareceu outra mensagem de arquivos que estavam corrompidos (segue imagem)

Desculpa minha ignorância, mas qual seria o próximo passo? Visto que voltei para um ponto onde eu não tinha o drive booster, qual o próximo passo?

Ja deixo novamente meus agradecimentos pela atenção.

image.png

image.png

Postado

@Ricardov Eu usei o drive booster e optei pelo que você disse de voltar pra um ponto de recuperação. Resolvi atualizar os drivers que eu tinha mas ja me arrependi porque passei o dia atras de resolver isso. Agradeço atenção e sua resposta

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 horas atrás, Matheus Maseto disse:

Desculpa minha ignorância, mas qual seria o próximo passo? Visto que voltei para um ponto onde eu não tinha o drive booster, qual o próximo passo?

Agora aguarde. Espere mais ou menos uma semana para ver se o computador continuará dando telas azuis. Caso afirmativo, volte aqui no tópico e nos informe. Caso negativo, o problema foi resolvido. 🙂

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Agora aguarde. Espere mais ou menos uma semana para ver se o computador continuará dando telas azuis. Caso afirmativo, volte aqui no tópico e nos informe. Caso negativo, o problema foi resolvido. 🙂

Show, agradeço demais e qualquer coisa volto aqui então. Me ajudou muito mesmo, valeuuu

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...