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Tela Azul em Games


Rejeitado
Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

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Boa noite Pessoal,

 

Estou com um problema de tela azul e realmente já não sei o que fazer, ele acontece em 90% dos casos quando estou jogando e especialmente no game Valorant e Fortnite (talvez possa ser os anti-cheat, mas não tenho certeza), inicialmente pensei que era problema de memórias que talvez estivessem ruim ou aquecendo muito (resolvi deixar duas fans para tirar o ar da região de cima do gabinete, mas não ajudou) então troquei as memórias e mesmo assim o problema continuo, resolvi testar outro SSD para ver se o problema era no SSD primário e continuou sem solução. Falta testar 4 peças do computador que é o Processador, placa-mãe, Placa de vídeo e Fonte... como é meio difícil de conseguir alguma dessas peças para testar vim aqui pedir uma humilde ajuda.

 

OBS que pode ajudar:

  • Monitoro as temperaturas com o HWmonitor e o MSI/RIVA (Há possibilidades do VRM esquentar muito e causar tela azul ?)
  • Já tive um caso que a fonte desligou (mas realmente só uma vez).
  • O processador foi pego pelo AliExpress, então não descartei a possibilidade dele ter algum problema (faz 1 ano que o tenho).
  • Já testei todos os slots de RAM da placa-mãe.
  • Atualmente estou com a BIOS e demais atualizações em dia.

 

Config do PC:

CPU: Ryzen 5 5600x
cooler: Deepcool Gammaxx Gt A-RGB
placa-mãe: ASRock B450M Steel Legend
RAM: 2x Corsair Vengeance LPX - 2x Netac Shadow II (4x8GB) 3200MHz (como troquei para novas memórias e ainda continuou com o erro resolvi usar as duas marcas)
GPU: Colorful GTX 1060 3GB
SSD: XPG Gammix S11 PRO 1TB + Kingspec P4-960GB
HD: Seagate 2TB
PSU: Corsair CV550 80 Plus Bronze
FAN: AIGO AR 12 PRO
SO: Windows 11 Pro

 

Os arquivos no pfd 1 são estatísticas de temperatura em game e os arquivos do pdf 2 são de um teste de estabilidade pelo aida64.

1.pdf

2.pdf

 

Um dos erros que consegui pegar.

image.png.8f7f5a8bf26681ff8b2dfbc7c91b7ad5.png

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@Rejeitado Boa noite! O código de parada "WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR" indica problema de hardware. Siga o procedimento abaixo:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogs-TA-CdH-v2.0.7z, disponível abaixo.

Coletor-Logs-TA-CdH-v2.0.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

  • Obrigado 1
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@Rio McCloud

Boa noite,

 

Há quanto tempo ocorre este problema? - Uns 8 meses.

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação? - CV550W-CP-9020210-BR.

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)? - iCLAMPER Energia 5.

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)? Atualmente não.

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio? - Não

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador? Antes da troca do processador/placa de vídeo/SSD não tinha tido problema.

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)? - Não

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros? - Não

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)? - Já usei o DriverPack, mas quando testei com o outro HD fiz uma instalação com os drivers apenas do site da fabricante e aconteceu o mesmo.

Algum overclock foi feito no computador? - Já fiz um teste para aumentar o clock, mas faz mais de 1 ano (já formatei o pc nesse meio tempo).

 

LogsColetados.7z

 

imagem_2023-02-16_000232251.png.d627d079f169735133161722ab4348bb.png

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@Rio McCloud @Math.Pi 

Pessoal, eu quero pedir desculpas pela demora e por conta que passei uma informação errada, tinha sim instalado os drivers do chipset, mas a informação sobre a BIOS atualizada estava errada, desde a ultima vez que atualizei acabou saindo outra versão, desinstalei os drivers do chipset e atualizei a BIOS novamente junto com os novos drivers do chipset.

 

Vou fazer os teste e depois passo aqui para relatar.

 

Só um extra:

Nesse meio tempo consegui uma placa de vídeo para fazer o teste (nunca se sabe), também consegui uma fonte por um amigo e vou tentar realizar dentro dessa semana de carnaval.

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  • 2 semanas depois...

Então, depois de basicamente 2 semanas de testes  volto aqui para dizer que o problema realmente se resolveu, depois da atualização de BIOS e chipset o problema com tela azul parou de aparecer, muito obrigado pela ajuda @Rio McCloud e @Math.Pi , espero que esse tópico sirva de ajuda para alguém que possivelmente tenha o mesmo problema.

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