Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jogos aparentam rodar com desempenho abaixo do normal na Radeon RX 550


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

tenho um desktop AMD com a seguinte configuração:

 

  • processador AMD Athlon 3000 g, com IGPU Vega 3
  • placa-mãe a 320 mini ATX (sem marca)
  • 12 GB de RAM DDR 4 sendo, 8 GB + 4GB na frequência 2666 megahertz
  • placa de vídeo Radeon RX 550 de 4 GB da Saphire
  • SSD de 480 GB Kingston
  • HD de 1 TB sem marca
  • cooler box AMD
  • 2 coolers de ventilação cooler master sendo, uma instalada na parte superior traseira exaustando e a outra é instalada na parte superior dianteira ventilando
  • fonte de 500 watts genérica "game"
  • gabinete com vidro fumê na lateral e na frente
  • Windows 11 22h2 Pro

 

A máquina tem funcionado a contento. Quando comprei no site da Americanas ela veio com apenas 8 GB DDR 4 o HD de 1 TB. Posteriormente eu adicionei mais 4 GB DDR 4 na frequência 2666 megahertz. Adquiri essa máquina em 2021 e venho utilizando ela desde então sem maiores problemas.

 

A utilização dessa máquina é para acessar a internet ver vídeo editar vídeo e utilizar visualizadores da plataforma second life. Tenho canal no YouTube edito vídeos e faço captura in 3D utilizando os visualizadores, Firestorm Viewer, Catznip Viewer e Singularity Viewer. Essas aplicações aqui citadas são visualizadores alternativos da plataforma second life. Essas aplicações demandam de Placa Gráfica e na minha placa integrada Vega 3 a configuração ficava no médio em todos os 3 visualizadores. Há um tempo atrás eu peguei uma placa de vídeo que se dizia uma n videa 1050 TI de 4 GB que nunca atendeu o antigo proprietário então eu lhe recomendei uma placa de vídeo mais potente, no caso uma Radeon RX 580 de 8 GB, e o problema dele foi resolvido. Quando chegou a placa ele me pediu que fosse lá fazer a devida instalação e eu assim o fiz e propôs a ele em ficar com a pseudo 1050 TI. De fato essa placa nunca atendeu ao antigo dono porque era uma placa falsa. Assim sendo eu aproveitei peças dessa placa, no caso o dissipador e a ventoinha dupla, e substituir a dissipação passiva da n videa GT 210 do outro computador AMD que nós temos aqui no nosso home estúdio. De fato o desempenho desta placa falsificada engana bastante, depois a máquina ficava com um funcionamento bem fluido mas ao rodar aplicações que demandavam da Placa Gráfica era erro de hardware código 141 o tempo todo. Esta placa falsa acabou servindo para melhorar a refrigeração de uma outra placa guerreira que nós temos.

 

Recentemente pintou a oportunidade de fazer aquisição, a um preço excelente, de uma placa AMD Radeon RX 550 de 4 GB da marca Saphire. Uma placa que não necessita de alimentação auxiliar que tenho uma boa capacidade de memória no padrão gddr 5 e é 128 bits. Coloquei a placa neste computador que está descrito aí acima e tive algumas percepções que trago aqui:

 

  • como nunca tinha utilizado Placas AMD dedicadas mais atuais que eu utilizam os drivers e software de gerenciamento Adrenaline Edition. Eu não sabia que a partir de 2020 AMD implantou o sistema zero rpm. Esse sistema consiste em tornar híbrido o sistema de refrigeração das Placas de vídeo. De tal modo que abaixo temperaturas mais elevadas a placa fica no modo de refrigeração passivo, ou seja a ventoinha permanece desligada. Situação essa que me assustou de início, confesso, pois nunca tinha me deparado com este padrão de refrigeração de placa de vídeo. Eu sei que existem Placas de vídeos mais simplesinhas, ou mais antigas, que utilizam o sistema de refrigeração passivo contendo apenas o dissipador metálico. Mas sei também que este método não tem se mostrado tão eficiente na refrigeração do dispositivo. Tanto é que eu notei uma considerável melhora de performance na guerreira GT 610 depois que instalei um sistema de ventilação ativa com uma ventoinha funcionando direto, e agora no caso está com ventoinhas duplas que eu retirei da falsa GT 1050. Voltando ARX 550 eu me espantei que durante meu primeiro teste depois de instalar o driver Adrenaline próprio para ela baixado do site da AMD a placa bateu 70° de temperatura e eu não percebi se a ventoinha tinha acionado porque o vidro do gabinete é fume. Com isso eu fui pesquisar mais sobre a questão e tomei ciência do sistema rpm zero adotado pela MD desde 2020. Na pesquisa encontrei uma solução prática para manter a ventoinha sempre rodando, fazendo com que a temperatura da GPU fique sempre baixa, principalmente quando está tendo uso simples ou não está sendo exigida. Não ficou tão barulhento e como alguns relataram que poderia ficar, pois eu não coloquei a ventoinha para rodar "no talo". A velocidade dela, rpm, fica oscilando de acordo com a necessidade da placa. A temperatura da mesma sim está sendo muito exigida fica na casa dos 33º a 45°. Quando ela é mais exigida varia de 45º a 59º em média. Quanto a isso está OK porque o meu processador também fica com as temperaturas nessas casas aqui mencionadas, em média, então Eu Acredito que está tudo equalizado da melhor forma. Outra observação ainda neste quesito é de que a rotação da cooler box do processador fica na casa de 2000 e poucos rpm visto que aqui é uma região tanto quanto quente e eu não tenho ar-condicionado. O computador trabalha na temperatura ambiente.
  • Aí faço observações a respeito do desempenho. Não sei se é impressão minha, mas sinto às vezes um certo lag utilizando esta placa. Eu já vinha percebendo um pouco disso utilizando apenas o processador e a placa de vídeo integrada. Então, esse foi um dos motivos que me fizeram colocar uma placa de vídeo dedicada aqui.
  • Um ponto interessante que vou destacar é a respeito da configuração gráfica dos visualizadores que eu utilizo e foram mencionados mais acima. Por exemplo, no vídeo integrado Vega 3 que tem apenas 2 GB dedicados o Firestorm e o Catznip detectavam a configuração ideal como sendo a "média". Já o terceiro visualizador detectava entre o mínimo e o médio. Com a RX 550 os 2 primeiros visualizadores detectam a configuração gráfica "alta" como sendo a ideal e o terceiro no médio. Entretanto eu tenho notado que a performance dos visualizadores em ambiente controlado, pois a qualidade da internet também impacta no bom funcionamento dessas aplicações, não ficou muito diferente do que eu estava tendo na placa integrada. A diferença está, apenas, na qualidade que cada visualizador determinou como sendo a mais adequada. Para quem não conhece a plataforma second life é uma plataforma de interação 3D online. Ocorre que eu percebi que o sistema em geral fica com um certo lag com uma dessas aplicações aberta. Tal percepção se dá pela movimentação do mouse que parece não estar tão fluida. Não sei se é mera impressão minha. Fiz o teste no visualizador Catznip, colocando o gráfico entre o alto e o melhor, e senti mais o leg. Na configuração que este visualizador entende como cena mais adequada, acima citada, não tenho tido lag. Porém eu percebo que as texturas de objetos do cenário e dos outros avatares ficam oscilando, hora fica borrado hora fica nítido. Só percebi isso neste visualizador nos demais carrega tudo normalmente, mas no Firestorm e que detectou o mesmo padrão de configuração que o Catznip, tenho a impressão de um leve lag. Não estando com ele aberto, tão somente, mas estando com mais de uma aplicação aberta. 
  • Fui rodar um jogo que eu ainda jogo muito, o GTA San Andreas, um jogo já bem antigo, mas que eu modifiquei carros e personagens. De início eu senti um certo lag, não sei se é impressão minha, e quando fui verificar a taxa de fps dentro do jogo, está dando 25 fps apenas. A configuração está em 1080p 32 bits. A versão que tenho deste jogo é a 1.0 e para um melhor funcionamento eu coloquei em modo de compatibilidade Windows XP. Aí me veio a seguinte questão isso do fps está normal? O fato de estar rodando em modo de compatibilidade Windows XP pode estar influenciando?
  • Fui rodar um outro jogo que eu gosto tb, que é um remake do clássico jogo em primeira pessoa Wolfstain 3D. No caso deste remake é uma versão Moderna do clássico jogo lançado no final dos anos 80 para PC, totalmente modernizado, com gráficos mais realísticos, mantendo toda a essência do jogo original. Obviamente que esta versão moderna demanda de Placa Gráfica para uma melhor qualidade e jogabilidade. Aqui configurado na qualidade alta, em resolução 1080p, consegui manter a taxa de fps oscilando entre 49 à 100, dependendo da quantidade de NPCS e objetos a serem renderizados. Por exemplo, jogando no modo mais difícil, em áreas do mapa onde se tem uma grande quantidade de NPCS, luminosidade e muita ação, a quantidade de fps oscila entre 49 e 70. Já em outros locais do jogo consigo chegar na casa dos 100fps. Nas configurações do jogo está a função open GL como padrão. Confesso que me surpreendeu bastante a fluidez deste jogo. Impressionante.
  • O foco dessa máquina é basicamente atividades que estão ligadas à internet e a audiovisual. Com o adicional de que utilizo visualizadores 3D da plataforma second life, que é considerado um jogo, que demanda tanto de Placa Gráfica quanto de internet para um ótimo funcionamento. Em geral estou utilizando o Photoshop cc 2021, proshow producer, obs estúdio, camtasia estúdio 2022, Vegas 17.
  • Os pouco jogos que rodo aqui, além destes que citei acima, são jogos mais antigos como por exemplo o Need for Speed underground 2 modificado com carros brasileiros e o Microsoft Train simulator de 2001. De jogo atual aqui o único que eu rodo de vez em quando é o Asphalt 8 e se muito o Asphalt 9. Mas eu prefiro o 8, que com meu volante USB a jogatina fica bem interessante. Aproveito para deixar uma dica e que existe uma aplicação que permite você configurar os comandos do teclado para o seu joystick, de modo que possa utilizá-lo em jogos como esse da Microsoft Store, que nativamente não aceitam joysticks.

 

Bom depois de escrever quase um livro. Tenho alguns questionamentos a fazer:

 

  • será que esta sensação de lag é impressão minha ou de fato existe?
  • Será que o funcionamento desta placa está adequado e eu fiz a configuração correta no gerenciador Adrenaline?
  • Com a máquina ligada, quando saio sempre desligo a tela. Às vezes, ao ligá-la novamente, se tiver com alguma coisa aberta que tenha fundo branco (como um site por exemplo), tenho a impressão que fica um o tom meio amarelado na parte inferior da tela que desaparece rapidamente. Dando a entender que seja a minha TV de 42 in LCD o problema. Seria isso mesmo ou é alguma coisa relacionada a Placa Gráfica? Reforço que a referida tela da Samsung já peguei ela com uma mancha que cobre um setor de cima abaixo mas que nunca me incomodou.
  • Deixo na postagem seguinte uns prints capturados do Adrenaline.
  • Gostaria de saber mais a respeito da correta configuração desse tipo de placa e se o que citei aqui procede. Essa placa aparenta está OK?

 

Desde já agradeço a quem leu este livro (KKK) e a quem possa me ajudar a entender melhor sobre o funcionamento das Placas AMD modernas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom seguindo, eu tive uma surpresa bem curiosa com relação ao GTA San Andreas que agora não quer carregar de jeito nenhum. inclusive eu reinstalei o jogo e nem assim funciona. O jogo chegou a funcionar aqui e eu joguei porém agora não está mais abrindo simplesmente faz que vai carregar e não carrega.

 

Os visualizadores da plataforma second life seguem funcionando, vou colocar, em anexo, as imagens capturadas com os visualizadores abertos e as informações do Adrenaline. 

imagem_2023-02-17_215247696.png

FIRESTORM.jpg

SINGULARITY.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, lieggio disse:

Aqui eu to com uma Radeon RX 550 Saphire 4Gb que to notando um certo lag no uso. O GTA San Andreas parou de funcionar do nada. Não quer abrir mais. e sinto que essa placa está deixando o sistema com um certo lag quando eu uso alguma aplicação que demanda dela. Desativei o 0 RPM no Adrenaline. A temperatura não passa dos 55 graus com alguma aplicação que demande dela. Mas sinto que tem algo estranho aqui. 

Será o que pode estar causando isso?

Abri um post aqui sobre ela onde descrevo todo meu equipamento. Mas em resumo é um AMD Athlon 3000 G com Vega 3, 12Gb de RAM DDR-4, a RX 550, SSD e HD. Estou usando o Windows 11 22h2.

Será que a configuração que aqui está não está adequada? Eu não mexi em nada mais além de desativar o 0 RPM.

Isso ta com cara de que você tá usando a APU e não a GPU. Desativa o vídeo integrado na BIOS e tenta ver se resolve, e o windows 11 é muito bugado ainda, eu não usaria ele por enquanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, 321 123 disse:

Isso ta com cara de que você tá usando a APU e não a GPU. Desativa o vídeo integrado na BIOS e tenta ver se resolve, e o windows 11 é muito bugado ainda, eu não usaria ele por enquanto.

 

Obrigado por me responder. Então, mesmo o cabo HDMI estando conectado na RX 550 pode estar sendo usado a placa integrada ao invés da placa dedicada? Se puder explicar melhor isso eu agradeço. Vou ver na minha BIOS onde tem estas opções de gerenciamento das placas gráficas. Engraçado que, antes,  essa máquina estava com uma placa de vídeo GeForce 1050 Ti falsa. Isso mesmo essas máquinas são vendidas assim por uma empresa brasileira e ninguém faz nada. O cliente que se f***. Pois eu fui ver depois o que fazer e só achei reclamação no reclame aqui sem solução. Enfim... Com a falsa Nvidia não sentia lag nenhum, somente a maioria das aplicações que demandavam da placa e que crash direto e erro de hardware, código 141. O Vegas 17, por exemplo, na 1050 falsa nem rodava. No mais o GTA San Andreas funcionava que é uma beleza. Aliás na placa falsa jogos bem mais antigos, de preferência da época da primeira versão do GTA S.A. (a 1x) rodavam sem ficar "apresentando problemas". E editores de vídeos mais antigos, como o (ainda) Vegas 10 funcionavam. De resto nada... Ai dessa placa falsa melhorei a dissipação de uma boa e velha guerreira que está em nosso outro PC, uma GeForce 210 de 1.4 Gb DDR-3 64 Bits PCI-E. Esta, que possuía apenas dissipação passiva (apenas o dissipador metálico) e ocupava um slot só, passou a "ter dissipação ativa" (com dupla ventilação e um dissipador maior) e ocupar 2 slots por conta disso. Como diz um amigo meu: "miorô 10 centavos!" Ai aqui em minha máquina estava achando que a IGPU Vega 3 estava me proporcionando um certo gargalo. Então, como a oportunidade surgiu (paguei 500 contos em 10 x 50 no M.L. e retirei em mãos, na caixa inclusive), eu coloquei essa RX 550 de 4G da Saphire. Porém, como já relatei, não to sentindo muita diferença no computador não. Mas após começar a usar a placa dedicada eu precisei desativar o 0 RPM pra mantê-la sempre "fresca" (rsrsrs) e não configurei mais nada. Não sabia que, estando com um conjunto 100% AMD poderia ocorrer isso que você citou. Saliento que essa empresa, que vende desktops na internet sob a marca WPC, utiliza-se de peças de má qualidade e/ou falsificadas. Digo isso não só pela questão da placa de vídeo, mas de placa-mãe também. Pois a minha AM-4, modelo A-320 mini ATX (por exemplo) não tem marca nenhuma e a BIOS notadamente é modificada no padrão antigo (ao estilo DOS) da América Megatrends.

 

Veja que, tanto o processador quando a placa datam de 2020. Mas quando as configurações da BIOS se resetam (a bateria interna não funciona direito e se acaba a luz reseta a BIOS) a data que aparece é: 01/01/2017. Me fazendo crer que esta BIOS é modificada para funcionar essa A-320 sem marca. Inclusive, pelo padrão da máquina ser da linha Ryzen (já pesquisei sobre na AMD), era pra se ter um padrão de BIOS mais moderna. Pois vendo placas mãe do modelo A-320, de marca, notei que possuem uma BIOS diferente da da minha. Tendo, inclusive, interface gráfica.  Então, pelas especificações esse conjunto deveria ter o TPM. Mas aqui o Windows 11, por exemplo, acusava que não tinha. Então usava o 10 normalmente, sem poder atualizar. Também acho o Windows 11 muito inferior ao Windows 10, mas já que estou usando deixa quieto (rsrsrs). Bom um dia olhando mais a fundo a BIOS descobri que minha placa possui, sim, o TPM, mas que vem desativado por padrão. Ai eu ativei e o Windows atualizou do 10 para o 11. Mas sempre que falta luz aqui a BIOS reseta, mesmo eu tendo trocado a bateria. Enfim, eu vou ver onde mexo em relação a IGPU / GPU e ver como está. Mas reforço que a tela está no HDMI da RX. Não arrisquei a ligar o HDMI na saída da placa-mãe (IGPU Vega). Até porque quando coloco uma placa no PCI-E, nativamente a BIOS sobe na placa dedicada. então... Como não tenho mais de uma tela aqui, pra poder conectar uma em cada HDMI, não sei se ambas a unidades gráficas funcionam em conjunto.  Não nessa máquina em questão. Eu sei que no meu outro AMD, que montei em 2013 e possuí uma placa-mãe ASUS, existe como eu ativar ambas unidades gráficas para funcionarem em conjunto e o Windows 10 reconhece numa boa, pois certa vez peguei no lixo um monitor bem surrado e fiz o teste com dois monitores nessa máquina. Bom vou ver aqui. Qualquer coisa tiro uma foto ou faço um vídeo de minha BIOS para que me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, 321 123 disse:

Isso ta com cara de que você tá usando a APU e não a GPU. Desativa o vídeo integrado na BIOS e tenta ver se resolve, e o windows 11 é muito bugado ainda, eu não usaria ele por enquanto.

 

Uma outra observação que eu acabei tendo e não mencionei nas minhas postagens. Estou sentindo que essa placa está subindo a temperatura um tanto quanto, quando eu estou utilizando alguma aplicação que demanda dela. Faço tal observação, pois após desativar o zero RPM eu percebo que a ventoinha vai a 100% de utilização para manter a temperatura oscilante na casa dos 40 a 50 e poucos graus.

 

Aproveito e complemento que quando instalei essa placa e configurei o driver pelo adrenaline que já estava instalado, eu não tinha conhecimento dessa função RPM zero e ao fazer testes para gravar para o meu canal no YouTube a placa chegou a 70 graus. Foi aí que me acendeu um alerta e eu fui verificar se a ventoinha estava girando o que de fato não percebi de início. Então eu notei que a ventoinha parava de funcionar após entrar no Windows. Imediatamente fui pesquisar sobre o assunto no meu bom e velho notebook e descobrir esse tal RPM 0.

 

Eu cheguei a remover por completo o aplicativo adrenalin mas não fiz a remoção do driver pelo DDU. Em seguida eu instalei a versão adrenaline novamente, baixado do site da AMD. No caso eu especifiquei o modelo exato da placa e peguei a versão indicada para ela. E com o RPM desativado a temperatura desta placa está ficando na casa dos 30 a 50 e poucos graus sendo que a mais baixa com o computador em uso comum e a mais alta com alguma aplicação que demanda da placa gráfica está fazendo devido o uso. Em temperaturas mais baixas RPM da ventoinha fica abaixo de 1800. Em temperaturas mais altas ela chega a passar de 2000 RPM 

 

Outra observação é que eu escuto um certo assobio vindo de dentro do gabinete quando estou rodando alguma aplicação que demanda de todo o hardware. Mas não sei se se refere a GPU ou a CPU. Saliento que a velocidade das ventoinhas, tanto da GPU quanto da CPU (esta aqui é uma cooler Box simples) trabalham na mesma casa de rotação mantendo as temperaturas de ambas equivalentes.

 

Aqui neste gabinete, c/ vidro, eu possuo mais duas coolers (grandes) que estão instaladas na parte superior do gabinete. Sendo uma na traseira com a função exaustor e a outra na frente com a função ventilador. Nada mais. A minha fonte, que veio nesta máquina, é uma bomba game que diz ter 500 watts. Não testei no multímetro para saber se tem realmente isso tudo. Mas, pelo nível de peças que são usadas nessas máquinas sob a marca wpc eu duvido que essa fonte seja realmente real. Tá funcionando eu só estou com esta certa sensação de lag as vezes. Só isso.

 

E o GTA San Andreas que funcionava antes, e chegou a funcionar nesta placa, não abre mais de jeito nenhum.

 

Pelo menos outros jogos que eu estou utilizando aqui como o Asphalt 9 legends rodam de forma extremamente fluida e os visualizadores da plataforma seculus Life também rodam a contento. 

 

A minha dúvida principal esse esta placa está com funcionamento adequado. E se tenho que fazer alguma configuração mais fina para um melhor desempenho.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Eu só desabilitei também a opção pelo Adrenalin, mas vou tentar agora ir no MSI e mudar o modelo de força da fan dependendo da temperatura em jogos, percebi também que no valorant ela chega a dar uma leve gargalada se aquecer só um pouco, fazendo com que eu fique com um ventilador mirado em sua direção junto da fan para conseguir resfriar e não ter problema de oscilação, uso essa RX 560 e não sei por que ela tem vários problemas com drivers e até mesmo com os que garantem estabilidade, chega a parecer proposital essa falha nesses modelos igual o de bloqueio de clock em 300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, nxndksllx disse:

@lieggio Eu só desabilitei também a opção pelo Adrenalin, mas vou tentar agora ir no MSI e mudar o modelo de força da fan dependendo da temperatura em jogos, percebi também que no valorant ela chega a dar uma leve gargalada se aquecer só um pouco, fazendo com que eu fique com um ventilador mirado em sua direção junto da fan para conseguir resfriar e não ter problema de oscilação, uso essa RX 560 e não sei por que ela tem vários problemas com drivers e até mesmo com os que garantem estabilidade, chega a parecer proposital essa falha nesses modelos igual o de bloqueio de clock em 300

pois então a minha quando uso um visualizador 3D passa dos 40º e a ventoinha vai quase a 100% de uso ficando oscilando entre 1900 e 2400 RPM. E a temperatura não baixa. A sua fica assim também???? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, RS Faria disse:

@nxndksllx @lieggio

 

De outro usuário AMD: vocês NÃO precisam mexer nisso.. Usa a placa, com o driver no modo padrão..

Eu aquii apenas desativei o zero RPM porque na primeira vez que fui usar a placa chegou a quase 70º e não notei a ventoinha atuando. Apenas mexi nisso.

 

No mais agora com aplicações que demandam da placa e do processador as coisas ficam bem mais esquentadas por aqui. Veja um print de quando a GPU estava em 50º e a CPU quase isso tb. Uso uma cooler box AMD e duas coolers de resfriamento na parte superior sendo uma ventilando na frente e outra exaustando atrás. Ambas na mesma posição.

 

Ta certo isso???

 

50.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lieggio disse:

Eu aquii apenas desativei o zero RPM porque na primeira vez que fui usar a placa chegou a quase 70º e não notei a ventoinha atuando. Apenas mexi nisso.

 

No mais agora com aplicações que demandam da placa e do processador as coisas ficam bem mais esquentadas por aqui. Veja um print de quando a GPU estava em 50º e a CPU quase isso tb. Uso uma cooler box AMD e duas coolers de resfriamento na parte superior sendo uma ventilando na frente e outra exaustando atrás. Ambas na mesma posição.

 

Ta certo isso???

 

50.png

Não sei o que esperava mas, se ambos estão em uso, com alguma aplicação que demandem deles, tá tudo certo..

 

Só a parte dos 70ºC, sem a fan rodar, que não devia acontecer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

Não sei o que esperava mas, se ambos estão em uso, com alguma aplicação que demandem deles, tá tudo certo..

 

Só a parte dos 70ºC, sem a fan rodar, que não devia acontecer..

Pois isso ocorreu quando usei a primeira vez. Como meu gabinete tem vidro fumê eu não reparei a ventoinha acionando, pois com o RPM Zero ativado eu notei que não apareceu a velocidade da ventoinha. Só com ele desabilitado. Ai as temperaturas caem e ficam na casa dos 29º à 39º a mesma do processador. Eu as vezes senti um certo lag no sistema, ao mexer com o mouse, por exemplo. Quando estou com alguma aplicação que demanda gráficos aberto. Não sei se tudo aqui está normal. Confesso que essa é a minha primeira placa dedicada moderna da AMD. Antes só eram placas antigas, mas boas, que ainda usavam o Catalyst.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria então, estou começando a aceitar essa tese. Deixei de comprar uma GT730 4g na Kabum por ser DDR-3 e não GDDR 5. Talvez tivesse sido melhor pegar ela, certo? Emfim, eu sei lá, mas aqui ta tudo funcionando. Porém tenho tido a impressão, de sentir um certo cheiro que me remete um pouco a plástico "queimado" aqui no meu escritório, ao redor dos meus equipamentos. Não sei se é o meu velho guerreiro, um notebook Toshiba de 2007, ou se é meu desktop, ou se é impressão minha.  Um odor que se mistura a lavanda do odorizador de ambiente que já passou do tempo de troca (é aquele potinho que tem uma pedrinha perfumada dentro). Será que eu estou literalmente lascado? Vai saber... Aqui, atualmente, possuo apenas uma enorme tela LCD de 42 pol. que está ligada a RTX no HDMI e funcionando em resolução 1080p no Windows 11. Como mexo com audiovisual to vendo de substituir essa minha tela por 2 telas de tamanho iguais, um pouco menores e mais modernas (de LED). Ai vou plugar uma na RX e outra no HDMI da placa-mãe (pra usar a Vega 3) e ver o real desempenho de ambas.

2 minutos atrás, lieggio disse:

@RS Faria então, estou começando a aceitar essa tese. Deixei de comprar uma GT730 4g na Kabum por ser DDR-3 e não GDDR 5. Talvez tivesse sido melhor pegar ela, certo? Emfim, eu sei lá, mas aqui ta tudo funcionando. Porém tenho tido a impressão, de sentir um certo cheiro que me remete um pouco a plástico "queimado" aqui no meu escritório, ao redor dos meus equipamentos. Não sei se é o meu velho guerreiro, um notebook Toshiba de 2007, ou se é meu desktop, ou se é impressão minha.  Um odor que se mistura a lavanda do odorizador de ambiente que já passou do tempo de troca (é aquele potinho que tem uma pedrinha perfumada dentro). Será que eu estou literalmente lascado? Vai saber... Aqui, atualmente, possuo apenas uma enorme tela LCD de 42 pol. que está ligada a RTX no HDMI e funcionando em resolução 1080p no Windows 11. Como mexo com audiovisual to vendo de substituir essa minha tela por 2 telas de tamanho iguais, um pouco menores e mais modernas (de LED). Ai vou plugar uma na RX e outra no HDMI da placa-mãe (pra usar a Vega 3) e ver o real desempenho de ambas.

Me ocorreu uma coisa aqui, agora, se eu plugar um outro cabo HDMI na placa-mãe e em outra saída da minha Samsung, alternando pelo controle, será que o Windows ativa a VEGA? Porque aqui, automaticamente, qualquer GPU dedicada que plugue na placa ela só sobe por ela. Minha BIOS é esquisita (com design de modelos mais antigos da AMBIOS mas com data de 2020 kkk), meu PC é um modelo "Bomb" da Americanas. Será que sem ter de fuçar na BIOS, se eu simplesmente plugar outro HDMI o Windows 11 sobe a Vega?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Pois olha outra coisa interessante. Segue um print das métricas do Adrenaline e um do HW Monitor apenas com o navegador Opera GX aberto na página aqui deste fórum. Isso está normal? Eu to com uma leve sensação que a ventoinhas estão "trabalhando muito" pra manter essa temperatura. No caso da RX com o RPM Zero desativado. Com esse recurso ativado a temperatura dela fica oscilando entre 33º e 40º. Seguindo a temp do processador que tem estado com a ventoinha ligada o tempo todo sempre em rotação acima de 2500 RPM. Sei lá eu ainda sinto dar umas "travadinhas" no mexer do mouse.

 

Valeu por me responder. Bom domingo a todos. 

imagem_2023-02-19_132131032.png

imagem_2023-02-19_132655920.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lieggio disse:

então, estou começando a aceitar essa tese. Deixei de comprar uma GT730 4g na Kabum por ser DDR-3 e não GDDR 5. Talvez tivesse sido melhor pegar ela, certo? Emfim, eu sei lá, mas aqui ta tudo funcionando.

Usualmente, o conselho geral nesse caso é: se for pra pegar placa de vídeo de entrada, use o vídeo integrado.. O desempenho delas, não compensa e o que falei antes sobre as placas, não afeta muito as low-end..

 

 

3 horas atrás, lieggio disse:

meu PC é um modelo "Bomb" da Americanas. 

Tá, todo o resto, parece ter explicação agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS FariaEu peguei outro cabo HDMI vou conectar em outra saída da minha Samsung conectado na Vega. Vamos ver se vai dar vídeo no Windows 11, ai posso medir o desempenho de ambas as placas. Só peguei essa saphire por três motivos:

  • ser AMD
  • não necessitar de alimentação extra
  • e ter 4Gb GDDR5

Mas sei lá esse PC não ta me agradando, em desempenho com a RX ligada. Sinto um certo lag no mexer do mouse e nas animações do Windows, às vezes.

O GTA San Andreas 1.0 que eu tenho aqui chegou a rodar, mas com FPS em 25 a 1080p. Agora parou de abrir do nada. Faz que vai abrir e não abre. Não da erro nem nada. Ta tudo configurado pra rodar esse jogo antigo nessa versão antiga.  Foi do nada isso. Tenho o GTA IV e roda, mas esses lags que tenho sentido ao usar o sistema não me animaram ainda a jogar o GTA IV. Com a RX, jogo por um tempo, só o Asphalt 9 Legends que roda super fluído. 

 

Vou fazer o teste com a Vega conectada em outro HDMI da minha tela e ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite, quando eu vou utilizar aplicações que demandam da Placa Gráfica eu tenho notado visualmente um leg no mexer do mouse. Hoje rodando a aplicação Catznip viewer (um visualizador do Second Life), em um local que havia um cenário de praia com água. Com os gráficos definidos automaticamente pelo visualizador como alto, eu senti lag e a água estava apresentando uma certa anomalia na sua exibição. Eu notei que na água aparecia um efeito estranho, como se tivesse algo bugado na exibição da mesma. No mais eu senti muito lag num ambiente em que eu estava no momento. Outra coisa que eu tenho a observar é que, neste referido visualizador, as texturas dos objetos têm apresentado bug de carregamento. Por exemplo se estou sentado em um sofá e ele possui textura no tecido e nas almofadas estas ficam bugadas, às vezes aparecendo borradas, às vezes aparecendo nítidas. O Avatar carrega perfeitamente, por incrível que pareça muito melhor do que nos outros 3 visualizadores que eu possuo, mas eu tenho enfrentado lag e agora percebo esse detalhe, na água. Basicamente no reflexo da água.

 

O que está me intrigando bastante a respeito do que menciono ocorrer neste referido visualizador é o fato de que aparenta ser um problema do aplicativo e não da placa gráfica em si. Pois quando eu tiro uma foto pelo recurso que o visualizador possui, o arquivo gerado sai com as texturas que ficaram borradas da mesma forma que elas são exibidas, borradas. E se fosse, creio eu, um problema ligado diretamente ARX 550 penso eu que quando tirasse a foto não deveria sair um arquivo com detalhes em nenhum dos objetos da cena. Essa aplicação específica que eu estou citando aqui já vinha apresentando esse detalhe quando eu ainda estava utilizando a placa integrada Vega 3. Eu pensei que ao colocar ARX 550 detalhes como esses não aconteceriam. Porém eu tenho enfrentado legue no mexer do mouse e o meu GTA San Andreas não funciona mais, não sei o motivo. O GTA 4 roda com tudo no alto, configuração definida automaticamente por ele, sem problema nenhum. O Asphalt 9 Legends também roda sem problema nenhum e jogos mais antigos que eu consigo rodar no Windows 11 também tem rodado sem maiores problemas. Porém como já mencionado eu percebo que a minha placa está trabalhando muito e hoje rodando o referido visualizador da plataforma second life eu ouvi pela primeira vez a ventoinha trabalhando no ultra. Normalmente a rotação da ventoinha fica entre 1220 e 2000 e poucas rpm mantendo a temperatura na mesma casa do processador. Mas quando eu vou utilizar algo como o visualizador aqui mencionado eu já percebi que a temperatura passa facilmente dos 50°.

 

Eu não sei se estou com uma placa que não está legal ou se o seu funcionamento está normal. Quando estou editando um vídeo ou fazendo captura pelo editor camtasia Studio 2022, principalmente quando vou fazer captura de tela, eu percebo um lag no mouse mas não percebo um alto consumo de processador. Já na versão 8 do mesmo aplicativo editor, que é uma versão já bem antiga, eu não percebo nada disso. Eu tenho observado que aplicações mais antigas, mesmo que exijam Placa Gráfica elas não causam tanto lag. Já aplicações mais atuais eu tenho notado isso.

 

Engraçado que tem 2 pontos que me fazem tecer esse tipo de postagem.

  1. Eu não percebia tanto lag com a placa integrada mas dependendo do tanto que eu estava usando de recursos da máquina dava assim um lag por causa do alto uso de processador e memória.
  2. No período em que passou por aqui uma n vidia GTX 1050, falsa, eu percebi que o funcionamento do computador estava muito mais fluido do que qualquer outro momento. Posso dizer que até mesmo em relação a agora, com ARX 550 da marca Saphire.

Eu não sei se realmente esta placa que eu comprei tem algum detalhe ou se eu não fiz nenhuma configuração adequada no Adrenaline ou se o meu conjunto inteiro é o verdadeiro problema. Só sei que eu pensei que com a placa de marca certinha eu teria um desempenho melhor do que eu estou tendo.

 

Se alguém mais que utiliza uma placa dessa puder compartilhar como está sendo a sua experiência de uso no seu computador eu agradeceria porque tem uma semana que eu comprei essa placa e eu não quero crer que peguei mais uma placa complicada. Nem vou tecer críticas a questão da 1050 TI falsa porque essa daí ia pro lixo e eu peguei ela para ver o que eu poderia fazer e de fato eu consegui descobrir o modelo correto da placa e fiz a regravação da BIOS utilizando uma gravadora de eprom. Porém como é de conhecimento de muitos essas Placas falsas da linha GTX série 1000 da n vidia os falsificadores utilizam placa de vídeo muito fraca e muito defasada. Então pra mim não tive grande melhora depois que fiz a regravação da BIOS certa. Tanto que eu acabei passando essa placa para frente em troca de 8 GB DDR 4 da frequência 2666 megahertz. A pessoa que fez o negócio comigo queria a placa para colocar em um computador mas antigo cuja placa integrada era muito ruim e ele queria utilizar o Windows 10 apenas e transformar essa máquina numa máquina de escritório. Para essa finalidade a falsa GTX que eu consegui regravar a BIOS certa atendia muito bem rodando em resolução abaixo de full HD no máximo em 720 p. Então para mim foi um bom negócio. Agora essa RX 550 eu confesso a vocês que esperava que ela me apresenta-se um cenário um pouco melhor mesmo eu sabendo que o meu processador Athlon 3000 g de 2 núcleos e 4 threads não tem tanto desempenho quanto outros processadores superiores da linha Ryzen. Até estou analisando a viabilidade financeira de fazer a substituição deste processador por um outro Ryzen mais potente, que a minha placa a 320 comporta. Mas antes disso eu quero ter a tranquilidade de que a minha RX 550 está funcionando de acordo com as suas capacidades. Por isso eu tenho feito essas postagens, com o intuito de que outras pessoas que usem o mesmo padrão de placa possam compartilhar como está sendo a sua experiência com ela nos seus equipamentos. Até estou pensando na possibilidade de passar esta placa para o outro AMD que temos que é um Athlon x3 455 com uma placa-mãe ASUS que tem uma igpu muito fraca e está atualmente com uma dedicada GT 210. Lá utiliza-se um monitor que não pega a resolução full HD e está operando em resolução HD. Penso que neste cenário talvez eu tenha um desempenho mais satisfatório da RX 550 de 4 GB. O que me dizem a respeito? E no caso do meu Athlon 3000 g o que me sugeririam fazer para que eu tenha uma melhor performance sem ter que trocar este processador por hora? Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!