Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei uma placa de vídeo do Ali, uma RX 580 8gb da 51 Risc, mas depois de colocar no computador eu notei que sempre que eu executava algum jogo nas qualidades superiores ao "baixo" depois de alguns minutos executando o jogo o computador desligava, a tela apagava junto com os periféricos porém o led do gabinete que indica que ele esta funcionando continuava ligado e eu não conseguia fazer voltar de jeito algum, só depois de segurar o botão power que ai ele realmente desligava e eu podia iniciar novamente.
Achei estranho porque com a placa nova os jogos deveriam rodar tranquilamente no médio e alto, já que não eram tão pesados assim( Valorant, Dauntless, LoL, Elden Ring, Fortnite), depois de uns 3 dias até mesmo rodando os jogos no baixo o computador fazia a mesma coisa, apagava tudo como se tivesse desligado porém com a luz do gabinete ainda ligada e não só em jogos mas em qualquer atividade. Imaginei que pudesse ser porque a minha fonte não estaria suportando mas como ela é de 600W eu fiquei na duvida, alguma alma iluminada poderia me dar uma luz a respeito ?

Segue a configuração do computador em questão:
- Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4
- Processador AMD Ryzen 5 1600, Cooler Wraith Spire, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo)
- Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2400MHz (2X)
- Fonte Cooler Master Elite V3 600W
- SSD Kingston NV1 1TB,M.2 2280 NVMe

Postado
11 minutos atrás, Igueras disse:

- Fonte Cooler Master Elite V3 600W

Fonte de 600w mas é de baixissima qualidade, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Cooler Master Elite V3 está classificada como Tier E - Evitar, faça um teste com uma fonte decente para ver se resolve seu problema.

• Curtir 1
Postado

Cara vou te falar a real, você disse que está com a placa há 3 dias, certo? Então ainda dá pra abrir disputa. Grave esse problema e já abre uma disputa, essas rx 580 da china são uma verdadeira bomba, eu não julgo nenhum componente do PC por ser uma rx 580 chinesa tem grandes chances dela estar zikada. Abre disputa e tenta pelo menos conseguir reembolso parcial disso, e se quiser se aventurar pelos mercados da china eu recomendaria ao máximo você evitar rx 580 1660super, infelizmente essas placas foram o auge da mineração em questão de custo x beneficio farmando crypto então as chances de você catar uma placa dessas bem zoada é de 99%

Postado

@321 123 Na verdade não comprei ela a 3 dias, fazem algumas semanas já, vou levar ela pra algum amigo testar no computador dele pra ver se da o mesmo problema.

@Tiberio Obrigado pela info, não sabia que tinha isso, vou analisar as informações, testar com uma fonte melhor e ver se resolve.

Postado

Isso, pode, estar ligado ao novo sistema de gerenciamento adotado pela AMD a partir de 2020 nas novas versões do Adrenaline. Ocorre que neste novo sistema de gerenciamento as Placas de vídeo ficam com um sistema de dissipação híbrido que funciona da seguinte forma:

• foi adotado o sistema rpm zero que consiste no seguinte o modo de dissipação ativa fica desativado até a placa começar a fritar. Ou seja a ventoinha, com este modo ativado por padrão, só passa a atuar em altas temperaturas fazendo com que a dissipação do calor gerado pelo funcionamento das Placas AMD modernas fique no modo passivo. Neste caso apenas o dissipador metálico faz a função de dissipar o calor.
  • Ocorre que em países como o nosso onde é comum a gente fritar bife no asfalto em alguns lugares, e não ter no fundo foi suficiente para manter ar-condicionado ligado na casa dos 16° ou menos, a tendência é que com o sistema básico de refrigeração essas Placas tendam a esquentar mais. Se você não tiver um bom sistema de arrefecimento no seu equipamento, pode ser que aí esteja a resposta para seu questionamento. A placa de vídeo pode estar esquentando muito e as ventoinhas não estejam sendo ativadas na proporção adequada e como você já tem o aquecimento do processador, que é natural ocorrer, principalmente se tiver utilizando o cooler box, é normal que seu hardware atinja temperaturas elevadas.
  • Faça um teste desativando, apenas, o rpm zero e deixando a ventoinha funcionando o tempo todo. Daí execute seus jogos e veja se o problema persiste.
  • Sugiro ver uma aplicação que disponibilize na tela, enquanto estiver jogando, informações do consumo tanto de CPU quanto da GPU e das memórias. Verifique como está a temperatura da GPU principalmente. Se ela estiver atingindo alta temperatura em um curto espaço de tempo em que você estiver jogando há indícios de que a placa está superaquecendo.
  • comece por desabilitar o rpm zero no Adrenalline. Verifique como fica verifique como fica a temperatura do seu hardware, com a máquina sem estar sendo muito usada e com você fazendo um uso mais intenso.

Se por um acaso você continuar tendo problema aí tem que procurar um auxílio mais técnico para ver como está esta placa.

Aqui quem vos responde é um usuário de uma Placa Gráfica e um processador AMD, onde a GPU é uma RX 550 de 4 GB da Saphire. Que logo que peguei a placa gráfica ao fazer um primeiro teste com um visualizador 3D que eu uso vi a placa chegar a 70°. De imediato eu fui verificar se a ventoinha estava funcionando e foi aí que eu percebi que ao entrar no Windows 11 a ventoinha estava sendo desligada de modo que ao usar uma aplicação que demandou da Placa Gráfica a temperatura subiu. Corri pro meu notebook e fui pesquisar se isso era um problema da placa e aí descobriu o rpm zero que ao desabilitar jogou a temperatura da placa em uso comum para a casa dos 32º à 40º ficando geralmente em 38º. Em certos momentos dependendo da temperatura ambiente eu notei que a temperatura estava na casa dos 29° com a ventoinha ligada e a rotação na casa dos 1300 rpm. Estou achando o funcionamento disso bastante curioso. E aqui no meu caso especificamente eu não senti uma melhora tão significativa em relação A IGPU Vega 3 presente no meu processador. Notei que os visualizadores 3D que eu utilizo pegaram a configuração no alto e que o GTA IV rodou com gráficos no alto. Outro jogo que roda bem fluido aqui é o Asphalt 9 Legends e o Asphalt 8 airborne. Por último um outro jogo que eu testei aqui, que não é tão conhecido essa versão remake da original, foi o WolfStein. Este que na versão remake modernizada e completamente redesenhada rodou com gráficos no alto e média de fps oscilando entre 50 e 100 rodando no open GL. Mas eu confesso a você que às vezes eu tenho sentido um certo lag no meu sistema. Estou seriamente pensando em fazer uma instalação limpa do Windows 10, salientando que minha máquina é plenamente compatível com Windows 11 e atende aos requisitos, porque eu não tenho achado esse Windows 11 com funcionamento tão interessante quanto no Windows 10.

• mês depois...
Postado

@Igueras Comigo esta acontecendo o mesmo problema, depois de um tempo jogando a tela simplesmente apaga. O que notei é que quando acessei o GERENCIADOS DE DISPOSITIVOS o Windows estava desativando o DRIVE da minha placa de vídeo automaticamente, deixando ativo a placa integrada. Alguém sabe como impossibilitar o Windows de fazer isso? Sei que é no gpedit más não lembro o caminho. 

erro.png

Postado

vou te dar a solução que resolveu meu problema, também estava com os mesmos problemas,  tinha crash constante reiniciava o pc, tinha que desconectar o PCI-E e conectar de novo pra voltar a funcionar. Tentei tudo que vi na internet e depois de muito tempo com esse problema resolvi instalando drivers não oficiais da amd pelo amernimezone

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!