Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de CPU, placa-mãe e RAM até R$ 4.000,00: pegar kit AM4 ou aguardar?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Muito obrigado a todos pela ajuda, pessoal. 🙂

 

Continuarei acompanhando as lives da Pichau, mas estou mais focado no Core i5 13600K mesmo... Ele é muito, muito bom para deixar passar. Irei esperar alguns meses para ver se ele cai um pouco de preço.

 

Anteriormente eu havia vendido um cooler Hyper T4 para um amigo e irei comprar de volta. Tem adaptador LGA 1700 baratinho para ele na Internet. Deve dar conta do i5.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KairanD disse:

estou mais focado no Core i5 13600K

 

Anteriormente eu havia vendido um cooler Hyper T4 para um amigo e irei comprar de volta.

 

Melhor não dar sorte para o azar, esse T4 é um design antigo, é de duvidar que dê conta de um i5-13600K, o mínimo para arriscar é o AG400 Plus (2 fans 120mm), isso se aceitar temperaturas chegando na casa dos 80 graus, o que para os 13ª geração é "normal".

 

O ideal é o AK20 ou um similar, ex. Scythe Fuma 2 Rev B, Montech Metal DT24...

 

image.png

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@1lokos Obrigado pelo alerta. Irei testar com o Hyper T4 porque vou pegar de volta bem barato e o adaptador é quase de graça. Se ficar ruim, aí compro outro cooler.

 

O ideal mesmo seria usar o Zalman CNPS 9900 MAX, mas eles nem responderam meu e-mail sobre um possível suporte LGA 1700...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@GuilhermeGB O que eu quero é longevidade mesmo, rs. Não ligo para ter "o melhor" ou cuspir frames na tela. Quero apenas poder rodar todos os jogos a 75 FPS por um bom tempo.

 

Atualizando, boletei estas memórias Team Group T-Force Dark Z (kit 2x 16GB 3600 MHz) na Pichau por R$ 529,00: https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-DDR4-3600mhz-cinza-tdzgd432g3600hc18jdc01. Ter 16GB já seria mais que suficiente para mim, mas esse kit de 32GB está quase pelo mesmo preço. Será que as memórias são boas?

 

Para a placa-mãe, pensei em uma destas:

Estou mais tentado em pegar a B550 Gaming Plus. Tenho um adaptador de rede wi-fi USB para ir quebrando o galho. Acha que vale a pena? Lembro que ela estava por R$ 1.199,90 até uns dois dias atrás... E ela é lindona.

 

Para a fonte (a atual vai para o outro computador, pois vou manter o i5 funcionando), pensei na XPG Core Reactor 650W. Contudo, queria alguma um pouco mais em conta, preferencialmente. Mas o ideal seria ter pelo menos 5 conectores Sata (pois é, eu uso muitos mesmo...) e dois conectores para a alimentação do processador (se a placa-mãe precisar). Vi também esta MSI MPG A750GF (https://www.kabum.com.br/produto/397721/fonte-msi-mpg-a750gf-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-bivolt-preto-306-7zp0b22-ce0) na mesma faixa de preço (R$ 579,99).

 

@Tiberio Você conhece essa fonte da MSI? Teria alguma recomendação mais em conta pra durar muito?

 

Muito obrigado a todos pela ajuda neste tópico. 🙂

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Booaaa acho a 5700X vai durar bastante sim, ele quase estão bom quanto o 5800X, que é equivalente a um i9-10900K.

Ainda to na luta pra achar uma placa-mãe AM4 decente, mas ta f*** não saiu uma promo hj. To quase coringando e comprando do aliexpress mesmo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Relin Chai faz Pocoto Hoje os caras da Pichau comentaram na live que um carregamento de placas AM4 vai chegar em três semanas. Mas daí a descer o preço é outra história...

 

Quanto à fonte, estou considerando pegar a MSI MAG A550BN (R$ 309,99) mesmo... https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Eu estava vendo a live da Tera e não peguei essa info. Muito obrigado! 

A fonte eu peguei da Corsair 500W em promoção por 299 com frete, não sei qual placa de vídeo você deseja pegar, mas acho que vale a pena pagar um pouco mais em uma fonte com 650W .

Estou de olho na placa-mãe b550 tomahawk da MSI, se voltasse pro preço de 1000 seria bom demais, é praticamente uma x570.

Vou esperar esse mês então, mas se não o jeito vai ser pegar no ali, que vai ter aniversario dia 20;

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Relin Chai faz Pocoto A placa de vídeo eu já tenho, é uma GTX 1070Ti. Ela vai ficar muuuuitos anos aqui ainda, rs. Se for trocar em uns anos, não será para algo topo de linha ou sequer perto. Eu fico feliz com 75 FPS em 2560x1080p, independentemente da qualidade. 😉

 

A Gaming Plus é tier A na classificação do pessoal do fórum LTT, enquanto a Tomahawk é tier S: https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

 

Quando você viu a Tomahawk por R$ 1.000,00?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, KairanD disse:

E um modelo mais em conta, você recomendaria?

O problema dessa MSI AGF é o fan que é de baixa qualidade, mas não deixa de ser uma excelente fonte por causa disso, no entanto se a XPG Core Reactor estiver dentro do seu orçamento pegue ela.

 Se está falando da MSI MAG A550BN, ela é recomendada apenas para placa que tenham consumo abaixo de 200w.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Era promocional sim. Na kabum btw eu acho. 

Dói demais, entrei nessa recentemente e nunca pensei que placa-mãe seria a peça mais cara do meu setup comprando aqui no Brasil. Me faz repensar também, até demais. Á esse ponto até a MSI B550M PRO-VDH por 700 eu estou aceitando kkk ( Estava a esse preço a uns 3 dias atras na Tera, e eu n comprei achando que ficaria mais barato hoje :tw_skull: ).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

Pessoal! Consegui boletar um Ryzen 7 5700X por R$ 1.099,00 na Pichau. Vale a pena? Será que vai durar uma década como o i5 durou, rs? O que vocês acham que devo fazer?

 

Desde já, obrigado!

Preço de aliexpress! Muito bom.

 

21 minutos atrás, KairanD disse:

@Relin Chai faz Pocoto Boletei a MSI MPG B550 Gaming Plus. Mas ainda dói, rs. Seriam R$ 1.299,00 nela. Vou acompanhando até segunda, quando os boletos vencem.

Ela tava por R$1099 até esses dias.

Dá uma olhada na ASUS Tuf na Kabum. 

35 minutos atrás, Relin Chai faz Pocoto disse:

@KairanD Era promocional sim. Na kabum btw eu acho. 

Dói demais, entrei nessa recentemente e nunca pensei que placa-mãe seria a peça mais cara do meu setup comprando aqui no Brasil. Me faz repensar também, até demais. Á esse ponto até a MSI B550M PRO-VDH por 700 eu estou aceitando kkk ( Estava a esse preço a uns 3 dias atras na Tera, e eu n comprei achando que ficaria mais barato hoje :tw_skull: ).

 

Boa opção também.

 

Quem for montar AM4, sugiro montar esse ano, porque o preço das placas mães só deve aumentar com a popularização da plataforma AM5. Só ver o que acontece com a Intel, quando um soquete morre as placas do soquete antigo vão ficando mais raras e caras. Só sobra no mercado as placas trash de entrada.

2 horas atrás, KairanD disse:

 

 

Atualizando, boletei estas memórias Team Group T-Force Dark Z (kit 2x 16GB 3600 MHz) na Pichau por R$ 529,00: https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-DDR4-3600mhz-cinza-tdzgd432g3600hc18jdc01. Ter 16GB já seria mais que suficiente para mim, mas esse kit de 32GB está quase pelo mesmo preço. Será que as memórias são boas?

 

Paguei hoje R$265 em 2x16gb 3200MHz da Jazer no Ali hueheheuh

Soltaram uns cupons e usei umas moedas, consegui economizar R$80.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HenriqueV5 Valeu mano! Quando a tomahawnk ou a PRO-VHD entrarem em promoçao novamente vou pega-las.

Tenho preferência por MSI, vou pegar ASUS so se tiver bom mesmo. 

@KairanD Sei como é esperar kkkkk

Bem, por esse preço acho que não vale a pena já que a tomahawk já foi 1100

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KairanD disse:

Atualizando, boletei estas memórias Team Group T-Force Dark Z (kit 2x 16GB 3600 MHz) na Pichau por R$ 529,00: https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-DDR4-3600mhz-cinza-tdzgd432g3600hc18jdc01. Ter 16GB já seria mais que suficiente para mim, mas esse kit de 32GB está quase pelo mesmo preço. Será que as memórias são boas?

Nesse preço aí vale super a pena. Acho que se eu fosse montar uma configuração do zero pra mim hoje eu já tentaria começar com 32GB.

 

5 horas atrás, KairanD disse:

Para a placa-mãe, pensei em uma destas:

Estou mais tentado em pegar a B550 Gaming Plus. Tenho um adaptador de rede wi-fi USB para ir quebrando o galho. Acha que vale a pena? Lembro que ela estava por R$ 1.199,90 até uns dois dias atrás... E ela é lindona.

Eu nunca tive placa ASRock, mas devido aos vários problemas de compatibilidade da B450M Steel Legend (quando alguns são corrigidos, outros aparecem) e a atitude da ASRock de remover suporte de Ryzen mais antigos de BIOS recentes das suas placas B450 me faz querer a marca menos ainda. Por outro lado estou tendo uma experiência bem positiva com a MSI, eles possuem uma interface de BIOS bem completa e organizada (na minha opinião).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@HenriqueV5 Eu tinha visto a Gaming Plus por R$ 1.199,00 uns dias atrás. Mas, pelo que você relata, já esteve mais barata há pouco tempo.

 

A questão é que estou apaixonado pela placa agora, rs. Essa é a placa-mãe mais bonita que eu já vi. Acaba que, como o processador e a RAM estão saindo bem em conta, acho que uma coisa compensa a outra.

 

De qualquer forma, vou acompanhando. Mas quero essa B550 Gaming Plus mesmo. Foi amor à primeira vista!

 

@Leonardo Razz O processador foi em promoção relâmpago durante a live da Pichau. Só havia 10 unidades. Eu deixei algumas abas abertas para processadores do meu interesse e fui mais rápido que um cowboy em filme de Velho Oeste, rs.

 

Basicamente, se você registrar os preços de alguns produtos no começo da semana e comparar com horas antes da live, vai ter indicativos fortes de quais entrarão em promoção. Isso porque muitas vezes há uma subida repentina e acentuada de preço para segurar estoque e simular desconto maior que o real para a live. Se muita gente pedir no chat, eles liberam.

 

A promoção desse processador eu peguei antes mesmo de anunciarem na live. Isso ocorreu justamente porque havia previsto que entraria em promoção e quando entraria em promoção (com base no chat e no comportamento deles). A RAM (Pichau) e a fonte (Kabum) estavam em promoção também. A placa-mãe (Terabyte) não está com preço bom.

 

Na próxima semana eu chutaria, com alguma convicção, que o Ryzen 7 5800X3D vai aparecer em promoção, juntamente com o Ryzen 7 5700G. Mas devo acabar pegando esse R7 5700X mesmo, e daí paro de acompanhar essas lives pelos próximos 10 anos.

 

Semana passada comprei, na live da Pichau, um SSD de 2TB por R$ 358,99 (com o frete):

 

Pouco a pouco vou me livrando do armazenamento mecânico e migrando tudo para SSD.

 

@Relin Chai faz Pocoto A Tomahawk é melhor mesmo. Mas pelo que vi a Gaming Plus já é bem robusta e, é claro, mais bonita, rs. Ambas são ótimas placas.

 

@GuilhermeGB Pois é, nunca passou pela minha cabeça pegar 32GB. Mas por esse preço aí... Na real, acho que tudo acabou encaixando no final das contas, e vou poder manter o cooler Zalman pelo qual tenho apego emocional (além dele suportar o R7 com uma mão nas costas). E ainda fiquei abaixo do orçamento esperado.

 

Sobre a BIOS, a única coisa que me preocupa é saber se consigo configurar ou desligar a iluminação da placa-mãe por lá. Eu não uso Windows, meu sistema operacional é o Arch Linux. Nele, não há esses programas proprietários para configurar iluminação RGB, apenas o OpenRGB, que é de código aberto e nem sempre funciona. Se for necessário usar o Windows para configurar a iluminação, não irei conseguir. Um amigo meu comprou uma ASUS X570 e não consegue configurar a iluminação dela no Linux Mint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!