Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de CPU, placa-mãe e RAM até R$ 4.000,00: pegar kit AM4 ou aguardar?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal!

 

Tenho um computador com as seguintes configurações:

  • Processador: Core i5 4670K (4C/4T @ 3.8 GHz);
  • Cooler: Zalman CNPS9900 MAX;
  • Placa-mãe: Gigabyte GA-Z87-D3HP;
  • RAM: 16GB (4 x 4 GB) Corsair Vengeance DDR3 1600 MHz;
  • Armazenamento: SSD Sandisk Plus 240 GB + SSD Team Group CX2 2 TB + 2x HDD Seagate Barracuda 1TB + HDD HGST 500GB;
  • Placa de vídeo: EVGA GTX 1070Ti 8 GB SC;
  • Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W;
  • Gabinete: PCYes! Horse (5 fans 120 mm, suporte a water cooler de 120 mm ou 240 mm);
  • Sistema operacional: Arch Linux (x64);
  • Resolução do monitor: 2560x1080p @ 75 Hz.

Essa máquina tem quase uma década de idade. Ao longo do tempo, troquei a placa de vídeo, o cooler e adicionei RAM e armazenamento. Apesar de ainda obter boa performance na maioria dos jogos, em títulos mais modernos, especialmente AAA e de mundo aberto, como Battlefield V, o Core i5 sofre e provoca stutter a ponto de incomodar bastante. Isso ocorre porque os 4 núcleos, sem HT, passam longe de serem suficientes.

 

Acho que finalmente chegou a hora de fazer um upgrade. Pensei em gastar até R$ 4.000,00 e fazer o seguinte:

  • Processador: Ryzen 7 5700X, Ryzen 7 5800X3D ou Ryzen 9 5900X;
  • Placa-mãe: MSI MPG B550 Gaming Plus (precisa ter saídas nativas para áudio 5.1, pelo menos 6 portas Sata e seria interessante se viesse com wi-fi 5 GHz nativo);
  • RAM: 2 x 8 GB DDR4 3600 MHz ou superior.

Com esse upgrade, eu conseguiria usar o air cooler de alto desempenho que já tenho (compatível até AM4 e LGA 1200) e gastaria consideravelmente menos que em um kit DDR5. Contudo, me questiono: faz sentido comprar AM4 e DDR4 nessa altura do campeonato, justo quando estamos em um momento de troca do padrão de RAM?

 

Estou querendo fazer o upgrade, mas minha máquina atual ainda me permite jogar muitas coisas. Ou seja, não estou desesperado e posso esperar. As placas DDR5, sejam AM5 ou LGA 1700, estão bem caras atualmente e, a depender da escolha do processador - se tem cooler box e se é suficiente - eu precisaria comprar um cooler à parte, coisa que não quero fazer.

 

Se eu esperasse, provavelmente pegaria um Ryzen 7 7700 - que já viria com o cooler box - logo que o preço das placas AM5 ficasse mais aceitável. Dessa forma, teria uma máquina DDR5 e já estaria atualizado caso quisesse fazer upgrades no futuro (embora a tendência seja eu ficar muitos anos usando a mesma coisa, como ocorreu com esse Core i5).

 

A fonte eu também trocaria pouco tempo depois porque colocaria o kit antigo em outro gabinete para continuar usando. A fonte antiga ficaria lá, e o kit novo ficaria com a fonte nova (pensei na XPG Core Reactor 650W). O SSD de 240GB também ficaria com a máquina antiga.

 

A placa de vídeo e o restante eu pretendo manter, pois me atendem extremamente bem. Apesar do orçamento ser de R$ 4.000,00, eu poderia esticar um pouco se realmente compensasse.

 

Por sinal, mesmo as placas-mãe AM4 subiram muito, embora estejam mais baratas que as AM5.

 

Desde já, obrigado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

Bom dia,

 

Vou escrever de forma resumida. Se você atualmente tem um setup que ainda funciona bem, mas que você vê que já pode passar para algo melhor, no seu caso eu esperaria alguns meses até a black desse ano e montaria tudo AM5.

 

 Quem monta AM4, incluindo eu, visa o custo-benefício e a possibilidade de ter uma máquina boa dentro de um orçamento palpável. Tendo em vista que atualmente você não precisa de um computador para ONTEM, essa espera poderia beneficiar o seu UPGRADE para outro patamar.

 

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho AM5 um bom investimento agora, quem sabe na segunda geração. Por enquanto a 13ª geração da Intel está ganhando, justamente por oferecer placas-mãe mais baratas e a possibilidade de continuar com DDR4. Se eu fosse investir numa máquina nova hoje, pegaria um Core i5 13ª geração com 2x16GB DDR4 já pensando em ficar uns bons anos sem upgrade.

 

O Core i5 13400F oferece nível de desempenho multi-core similar ao 5700X, desempenho em jogos também é semelhante. Ele tem a configuração do 12600K 6P+4E/16T, o "ponto fraco" dele é que ele não sofreu atualização na arquitetura, ainda usa a 12ª geração, mas sofreu aumento de núcleos em relação ao 12400F.

 

O Core i5 13600K já é um intermediário premium, tem 6P+8E/20T, oferece nível de um 7700X no multi-core e em jogos também (o que seria no nível de um 5800X3D). O processador vai custar na mesma faixa de preço, porém você paga menos em placa-mãe e RAM.

 

O Core i5 13500 seria o meio termo, na verdade ele fica mais pro lado do 13600 do que do 13400, porque tem os 8 núcleos eficiência (contra 4 do 13400). Infelizmente o 13500 não chegou no Brasil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado, pessoal. Irei manter isso em mente e acompanhar as lives da Pichau para ver se consigo uma boa promoção. 🙂

 

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

O Ryzen 7 5800X3D é um baita processador e o kit fica bem mais em conta. Se o veterano i5 4670K aguentou tanto tempo aí, o 5800X3D durará uns 20 anos para você... 🤣 🤣

Dos jogos que tenho, literalmente apenas um jogo (Battlefield 1) tem me empurrado para a troca do kit. Todos os outros na minha biblioteca rodam muito bem. E, mesmo assim, o BF 1 ainda é jogável. Embora tenha alguns drops, na maior parte do tempo ele fica acima de 60 FPS.

 

A questão é que vou querer jogar outros jogos mais pesados, como Battlefield V e Cyberpunk 2077, e aí sim a situação vai ficar crítica.

 

8 minutos atrás, JotaCF disse:

teria apenas que gastar um extra pra um water cooler ou air cooler de respeito porque ele esquenta pra caramba kkkkk

Meu Zalman é compatível com AM4. Se pegasse o Ryzen 7 5800X3D, conseguiria mantê-lo. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AM5 é uma piada, perde pra 13 geração e te obriga a usar DDR5 além de ser muito mais cara. Com seu orçamento dá pra pegar um 13600KF que tem mais núcleos que o 5800X3D e ganha em tudo, se quiser economizar tem o 12400F que tem performance semelhante ao 5800X3D custando muito menos, coloca uma B660 e pronto, um kit que vai te atender por anos, sendo que rumores dizem que até a 14 geração vai contnuar no mesmo socket

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Goner disse:

tem o 12400F que tem performance semelhante ao 5800X3D

Talvez você tenha confundindo com o 5700X? E o preço do 12400F está bem próximo do 5700X, que tem até mais núcleos, nesse eu prefiro o 5700X. O único processador de 12ª geração que chega perto do 5800X3D em jogos é o i9 12900K/KS, mas isso porque ele conta com clocks altos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Talvez você tenha confundindo com o 5700X? E o preço do 12400F está bem próximo do 5700X, que tem até mais núcleos, nesse eu prefiro o 5700X. O único processador de 12ª geração que chega perto do 5800X3D em jogos é o i9 12900K/KS, mas isso porque ele conta com clocks altos.

Sim, fui exagerado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu saí de um kit com I7 3770 para um AM4 com Ryzen 5 5600 ano passado (ainda não havia sido lançado a AM5) e não me arrependo. Consigo jogar todos os jogos da atualidade tranquilamente, o processador não me deixou na mão em nenhum momento e eu jogo em Full HD. 

Se por acaso começar a azedar o pé do frango para o 5600 (coisa que eu acho que só vai acontecer lá pra 2026 ou 2027 com o fim dessa geração de games), eu tenho a possibilidade de botar um 5800x3d que já é um processador mais cavalo e aguentar mais alguns anos com a plataforma AM4. 

 

O preço das memórias DDR5 já estão OK via Ali, só que as frequências mais baratas são justamente as mais baixas (5200MHz)... As memórias DDR5 alcançam 7000MHz (corsair dominator), mas essas são as mais caras! 

Então se migrar agora, ou paga caro em memórias de alta frequência visando o longo prazo ou compra memórias de baixa frequência e troca por outras daqui a alguns anos. Só vai ser difícil revender essas memórias de baixa frequência depois quando o mercado já tiver estabilizado. 

 

As placas-mães AM5 e LGA 1700 ainda estão muito caras, acho que o preço só deve cair no final do ano. Se aparecer alguma custando R$1000, aí sim vai valer a pena. 

 

Enfim, tudo depende do quão urgente você precisa desse novo setup. É obvio que no longo prazo as plataformas AM5 e LGA 1700 são melhores, mas tem que ver se compensa o alto investimento a mais. 

 

Sobre a duração do processador, recomendo que assista esse vídeo ou leia o artigo abaixo:

https://adrenaline.com.br/artigos/v/81714/quanto-tempo-dura-um-processador-testamos-10-anos-depois

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, to montando um PC parecido, dps de passar 10 anos com esse que estou usando agr kakaka. Escolhi um 5 5600G, mas um 7 5700X tem praticamente o mesmo desempenho que um 5 5600X, muda muito pouco em jogos.

Acho que AM4 vale a pena sim, vai demorar muitos anos ainda para um Ryzen 7 5800x3d ficar ultrapassado, além disso AM5 está bem caro ainda.

Yeah, as placas mães AM4 tão bem carinhas agora, mesmo em ''promoção de carnaval'', mas espero que logo volte ao normal, tipo a MSI MAG B550 TOMAHAWK que estava por 999 a 20 dias atrás.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Andros Santos disse:

AMD Ryzen 7 5800X3D é uma ótima opção. Mas por questão de comodidade eu ficaria na plataforma Intel e pegaria um Core i5-13400/400F, 13600K/600KF.

 

Acho que é consenso: essas são as melhores alternativas. Sobre a capacidade de, na plataforma Intel, poder atualizar para a 14ª geração, sinceramente não vejo vantagem, pois qualquer um desses processadores (considerando o i5-13600K, que é o mais próximo do Ryzen 7 5800X3D) vai dar conta do recado, considerando o relato do @KairanD , por bastante tempo. Ou seja, não será necessário trocar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Obrigado pelas respostas, pessoal. 🙂

 

5 horas atrás, Andros Santos disse:

AMD Ryzen 7 5800X3D é uma ótima opção. Mas por questão de comodidade eu ficaria na plataforma Intel e pegaria um Core i5-13400/400F, 13600K/600KF.

No meu caso, a comodidade acaba empurrando mais pro kit AM4... Por conta do cooler. Meu Zalman CNPS9900 MAX foi um dos melhores coolers testados aqui no CdH e, além disso, foi o presente de um amigo. Então eu gostaria de mantê-lo, e o kit AM4 proporcionaria isso. É um cooler potente, meu i5 nem faz cócegas nele.

 

No caso de um AM5 ou LGA 1700, eu precisaria depender do cooler box - meio difícil, no caso da Intel - ou comprar outro cooler.

 

5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não acho AM5 um bom investimento agora, quem sabe na segunda geração. Por enquanto a 13ª geração da Intel está ganhando, justamente por oferecer placas-mãe mais baratas e a possibilidade de continuar com DDR4. Se eu fosse investir numa máquina nova hoje, pegaria um Core i5 13ª geração com 2x16GB DDR4 já pensando em ficar uns bons anos sem upgrade.

4 horas atrás, Goner disse:

AM5 é uma piada, perde pra 13 geração e te obriga a usar DDR5 além de ser muito mais cara. Com seu orçamento dá pra pegar um 13600KF que tem mais núcleos que o 5800X3D e ganha em tudo, se quiser economizar tem o 12400F que tem performance semelhante ao 5800X3D custando muito menos, coloca uma B660 e pronto, um kit que vai te atender por anos, sendo que rumores dizem que até a 14 geração vai contnuar no mesmo socket

De fato os benchmarks dos AM5 me deixaram meio desanimado... Os Intel, tanto de 12ª quanto 13ª Geração, parecem compensar mais, ao menos enquanto os preços estiverem assim. Acho que a AMD vai ter que cortar os preços dos AM5.

 

Os 13400F e 13600K parecem bastante atrativos sim, apesar de eu precisar de um cooler novo. Sobre a questão da placa-mãe, o que complica é que preciso das saídas 5.1 nativas (tenho um bom sistema de som da Logitech) e de pelo menos seis portas Sata. O ideal seria ter também quatro slots de RAM, wi-fi 5 GHz e uma boa porção de entradas para fans. Ou seja, provavelmente precisaria de uma placa-mãe mais avançada e mais cara.

 

O i5 12400F não me atrai muito. Queria algo mais potente, e pelos benchmarks que andei vendo o Ryzen 7 5800X3D abre uma vantagem boa do i5 12400F.

 

4 horas atrás, HenriqueV5 disse:

Se por acaso começar a azedar o pé do frango para o 5600 (coisa que eu acho que só vai acontecer lá pra 2026 ou 2027 com o fim dessa geração de games), eu tenho a possibilidade de botar um 5800x3d que já é um processador mais cavalo e aguentar mais alguns anos com a plataforma AM4. 

 

O preço das memórias DDR5 já estão OK via Ali, só que as frequências mais baratas são justamente as mais baixas (5200MHz)... As memórias DDR5 alcançam 7000MHz (corsair dominator), mas essas são as mais caras! Então se migrar agora, ou paga caro em memórias de alta frequência visando o longo prazo ou compra memórias de baixa frequência e troca por outras daqui a alguns anos. Só vai ser difícil revender essas memórias de baixa frequência depois quando o mercado já tiver estabilizado. 

 

As placas-mães AM5 e LGA 1700 ainda estão muito caras, acho que o preço só deve cair no final do ano. Se aparecer alguma custando R$1000, aí sim vai valer a pena. Enfim, tudo depende do quão urgente você precisa desse novo setup. É obvio que no longo prazo as plataformas AM5 e LGA 1700 são melhores, mas tem que ver se compensa o alto investimento a mais.

Eu havia visto esse vídeo do Adrenaline. Conteúdo bem bacana. O i7 até segurou as pontas bem, enquanto o i5 sofreu um bocado em alguns jogos. Isso é algo que pesa para mim: me arrependo até hoje de não ter comprado o Core i7 4770K na época. Dessa vez, vou querer pelo menos um octa core com HT/SMT para me garantir por mais tempo, muito embora reconheça que o Ryzen 5 5600 seja excelente e tenha muitos anos de vida pela frente.

 

Sobre as memórias, eu havia lido que neste ano podem surgir kits de 10000 MHz. Eu fico pesando essa questão por dois motivos: primeiramente, porque, ao comprar DDR4, ficaria preso à tecnologia antiga e não teria a oportunidade de eventualmente aproveitar as memórias em outras máquinas futuramente. E, em segundo lugar, porque fico me questionando se em algum momento essa frequência tão alta vai começar a trazer algum benefício notável (por enquanto, sei que parece não impactar muito).

 

Sobre a urgência, seria baixa ou nenhuma. Literalmente apenas um jogo da minha biblioteca roda relativamente mal atualmente. Tem jogos mais recentes que eu gostaria de jogar, mas não vou sofrer por esperar mais um pouco, até porque ainda tenho muita coisa para zerar que roda perfeitamente no kit atual. Esperar, por exemplo, até o final do ano, seria tranquilo.

 

38 minutos atrás, Relin Chai faz Pocoto disse:

Opa, to montando um PC parecido, dps de passar 10 anos com esse que estou usando agr kakaka. Escolhi um 5 5600G, mas um 7 5700X tem praticamente o mesmo desempenho que um 5 5600X, muda muito pouco em jogos.

Acho que AM4 vale a pena sim, vai demorar muitos anos ainda para um Ryzen 7 5800x3d ficar ultrapassado, além disso AM5 está bem caro ainda.

Yeah, as placas mães AM4 tão bem carinhas agora, mesmo em ''promoção de carnaval'', mas espero que logo volte ao normal, tipo a MSI MAG B550 TOMAHAWK que estava por 999 a 20 dias atrás.

Então você também tem um "veterano de guerra" aí, rs? Sim, eu vi que, atualmente, o 5600/5600G/5600X entregaria performance parecida. A questão é que penso bastante na longevidade, porque sou o tipo de pessoa que gosta de comprar, montar e só ter que pensar nisso de novo na década seguinte.

 

O preço das placas AM4 também está doendo. Eu fico me perguntando se não é uma época ruim para fazer upgrade. Uma placa que me atenda vai custar por volta de R$ 1.200,00 ~ R$ 1.300,00.

 

11 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Acho que é consenso: essas são as melhores alternativas. Sobre a capacidade de, na plataforma Intel, poder atualizar para a 14ª geração, sinceramente não vejo vantagem, pois qualquer um desses processadores (considerando o i5-13600K, que é o mais próximo do Ryzen 7 5800X3D) vai dar conta do recado, considerando o relato do @KairanD , por bastante tempo. Ou seja, não será necessário trocar.

E eu tenho preferência por não trocar também, rs. Se funcionar bem, está ótimo para mim. Tanto que segurei esse i5 por tanto tempo.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

51 minutos atrás, Relin Chai faz Pocoto disse:

Opa, to montando um PC parecido, dps de passar 10 anos com esse que estou usando agr kakaka. Escolhi um 5 5600G, mas um 7 5700X tem praticamente o mesmo desempenho que um 5 5600X, muda muito pouco em jogos.

Acho que AM4 vale a pena sim, vai demorar muitos anos ainda para um Ryzen 7 5800x3d ficar ultrapassado, além disso AM5 está bem caro ainda.

Yeah, as placas mães AM4 tão bem carinhas agora, mesmo em ''promoção de carnaval'', mas espero que logo volte ao normal, tipo a MSI MAG B550 TOMAHAWK que estava por 999 a 20 dias atrás.

Sim, só os PC veterano vivo ate hoje kkkkk.

A longevidade pesa, eu pensei em pegar um 7 5700X e ate mesmo um 9 3900X, que tem preços parecidos no aliexpress. Acredito que um 7 5700X, que nem esse meu i7 guerreiro aqui, possa durar um período próximo de uma década, já vi vendendo novo no ali por 900 reais com cupom. Se for comprar aqui no Brasil, um 7 5800X3D ou 7 5800X seria melhor mesmo.

O preço da placa-mãe esta bem salgado mesmo, esta sendo uma dor de cabeça, pois só falta isso pra terminar meu PC. Se você não for pagar a vista, vai sair por 1300 ( b550m da ASUS) ate 1500 pra cima ( MSI b550 ).

Bem, o jeito é eu ter paciência e esperar o preço da MSI voltar a ser o que era antes.

Alias, não sei se você sabe, mas esta tendo promoções de RAM da XPG, pode ser uma boa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho essa placa AM4 que você quer @KairanD, consegui pegar em uma promo de live por R$1050 no cartão (à vista acho que era 900 e alguma coisa). 

A tomahawk também tinha entrado em promo na época. 

 

Sobre o Wifi, se você pegar um placa ATX vai ter espaço suficiente para uma placa de rede dedicada (custa umas 100 pilas no Ali).

 

Todavia, como você disse que pode esperar, acho que o melhor a se fazer é isso mesmo. Na Black Friday já deve aparecer uns kits bem em conta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, KairanD disse:

Sobre a questão da placa-mãe, o que complica é que preciso das saídas 5.1 nativas (tenho um bom sistema de som da Logitech) e de pelo menos seis portas Sata. O ideal seria ter também quatro slots de RAM, wi-fi 5 GHz e uma boa porção de entradas para fans. Ou seja, provavelmente precisaria de uma placa-mãe mais avançada e mais cara.

MSI MAG B660M Mortar WiFi para usar com Intel LGA 1700.

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21196/placa-mãe-msi-mag-b660m-mortar-wifi-chipset-b660m-intel-LGA-1700-matx-DDR4-911-7d42-009


Do lado da plataforma AM4 achei a ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR, a única coisa que ela não atende é o WiFi:

 

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-x570-plus-br-DDR4-socket-am4-chipset-amd-x570

 

São placas salgadinhas, mas acho que seu orçamento teria margem para encaixa-las.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, Relin Chai faz Pocoto disse:

A longevidade pesa, eu pensei em pegar um 7 5700X e ate mesmo um 9 3900X, que tem preços parecidos no aliexpress. Acredito que um 7 5700X, que nem esse meu i7 guerreiro aqui, possa durar um período próximo de uma década, já vi vendendo novo no ali por 900 reais com cupom. Se for comprar aqui no Brasil, um 7 5800X3D ou 7 5800X seria melhor mesmo.

O preço da placa-mãe esta bem salgado mesmo, esta sendo uma dor de cabeça, pois só falta isso pra terminar meu PC. Se você não for pagar a vista, vai sair por 1300 ( b550m da ASUS) ate 1500 pra cima (MSI B550). Bem, o jeito é eu ter paciência e esperar o preço da MSI voltar a ser o que era antes.

Alias, não sei se você sabe, mas esta tendo promoções de RAM da XPG, pode ser uma boa. 

Pensei em pegar no AliExpress, mas fiquei meio receoso depois que um amigo comprou um Ryzen 5 5600G com defeito... Acho que eu arriscaria, mas só se a diferença de preço for bem grande.

 

Obrigado pela indicação da promoção de RAM. Vi este kit da Team Group e fiquei bem interessado: https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-dark-z-32gb-2x16-DDR4-3600mhz-cinza-tdzgd432g3600hc18jdc01. São 32GB a 3600 MHz por R$ 700,00.

 

No caso, o orçamento seria à vista mesmo.

 

56 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Sobre o Wifi, se você pegar um placa ATX vai ter espaço suficiente para uma placa de rede dedicada (custa umas 100 pilas no Ali).

 

Todavia, como você disse que pode esperar, acho que o melhor a se fazer é isso mesmo. Na Black Friday já deve aparecer uns kits bem em conta. 

Se a placa-mãe não tiver wi-fi, a ideia é comprar uma com chip AX210 no AliExpress mesmo. Eu estava com uma da Fenvi no meu PC, precisei retirar apenas porque outro PC aqui estava precisando mais. Coloquei de volta uma placa de wi-fi antiga, PCI, da TP-Link.

 

Posso esperar tranquilo. Meu PC ainda dá muito caldo para me divertir. A ideia seria mais me preparar para jogos bem pesados que pretendo comprar (como Battlefield V e Cyberpunk 2077). De resto, mesmo títulos como God of War parecem rodar suficientemente bem no i5 4670K.

 

57 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Bem bacana essa placa, não havia visto. Obrigado pela indicação.

 

Será que o cooler box de um i5 13400F seria utilizável nesse calor? Vi alguns comentários sobre restrições com relação à definição do limite energético do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GuilhermeGB, a ASUS TUF Gaming X570-Plus é uma placa bem meia-boca pro que custa e tem uma das piores BIOS que já tive o desprazer de usar, tendo controle de ventoinhas significativamente pior que a Gigabyte H110M que precisei pegar emprestado quando enviei a minha pro RMA, fora que uma placa com dissipação ativa no PCH (que era absurdamente desnecessária) é uma péssima opção par quem quer o mínimo de dor de cabeça movendo pra frente.

Fora os termos bizarros da ASUS como DOCP sob a aba AI Tweaker ao invés de XMP em lugar fácil como as MSI, e o RGB bugado que não desliga de verdade pela BIOS e o pc fica parecendo um arco-iris quando desliga, sendo necessário ligar o AURA no software e depois desligar para tomar efeito, e ainda assim não desliga completamente, fica um vermelho extremamente fraco, e mesmo configurando pra teclado PS/2 não ligar o PC, qualquer toque em qualquer tecla no meu Leopold liga o computador, então tenho que tomar cuidado quando uso ele e não o meu Wyse que usa conversor USB.

A única coisa que a ASUS fez realmente além de uma placa básica nela são as fases de alimentação, pois não percebi diferença na qualidade do PCB em si pra outras placas que tive (ASRock H110M-HG4 e MSI B150 Gaming M3), sendo que é de uma faixa bem maior...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, KairanD disse:

Será que o cooler box de um i5 13400F seria utilizável nesse calor? Vi alguns comentários sobre restrições com relação à definição do limite energético do processador.

O cooler stock até seguraria bem o processador se ele respetiasse o TDP de 65W, mas pelo que vi eles passando bem dos 65W em carga máxima, então vai sobreaquecer facilmente com esse cooler. Pelo menos enquanto você joga as temperaturas não devem ficar tão altas devido a carga menor. Você poderia resolver isso com um air cooler barato decente, tipo o DeepCool AK400.

 

O Tom's Hardware testou esse processador, você pode ver temperaturas e consumo de energia do 13400 com water cooler e cooler box no gráfico abaixo:

 

CirvTkz9bEqFM26K4vtGQ5-970-80.png.webp

 

Veja o thermal throttling agindo, o consumo de energia do processador beira os 100W, o cooler stock não segura e também passa dos 90ºC facilmente.

 

Tem até um review que foi feito desse novo cooler da Intel no Core i5 12600, o processador também passa dos 100W e o cooler passa mal. Depois que a temperatura sobre demais e o próprio sistema capa o TDP a 65W, aí ele até consegue segurar.

 

 

 

 

Screenshot_74.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, KairanD disse:

kit AM4... Por conta do cooler... Zalman CNPS9900 MAX ...

 

No caso de um AM5 ou LGA 1700, eu precisaria depender do cooler box - meio difícil, no caso da Intel - ou comprar outro cooler.

 


Todo Air Cooler que é compatível com AM4 sem trocar o backplate da placa-mãe é compatível com AM5.


A propósito, nem os AM5 "7***X" nem o i5-13600K vem com "cooler box". Aliás, nem o i5-13400F deveria vir, pois é um cooler fraco, ou pelo menos deveria ter uma versão sem cooler, para quem monta "PC gamer".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@1lokos Sim, estou ciente dessas questões. No caso, o @Mikhail Kosevich Volkov, que trouxe o cooler da Zalman, também teve um trabalho enorme para importar o adaptador AM4, que usa backplate próprio. Eu estava na esperança de ser compatível tanto com AM4 quanto AM5, mas era propaganda enganosa da AMD, pois essa questão do backplate não foi dita na época.

 

Sobre os novos processadores da Intel, acredito que o que deveria acontecer é a Intel tomar vergonha na cara e começar a enviar coolers decentes nos chips não-K, pelo menos nos mais básicos, como o i5 13400F. Eles abraçam o corte de custos com força.

 

Quanto aos AM5, se escolhesse essa rota, eu provavelmente pegaria o Ryzen 7 7700, que vem com um cooler que parece ser bem razoável e esquenta muito menos que a versão "X". Não vejo muita vantagem nos processadores "X" da série Ryzen 7000. Nesse caso, mesmo para o R7 7700 eu esperaria uma queda de preço, porque atualmente não compensa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Andei olhando diversos benchmarks e estou cada vez mais inclinado a focar no Core i5 13600K... Ele é tão melhor que quase todos os outros processadores que chega a ser inacreditável. Acho que pode valer a espera.

 

Estou pensando em aguardar até o meio do ano para ver se o valor das placas-mãe cai... Na live da Pichau de ontem, mencionaram que estamos passando por um momento de grande escassez de placas, algo que pode melhorar nos próximos meses.

 

Enquanto isso, vou ver se encontro algum adaptador LGA 1700 para o Zalman CNPS 9900 MAX ou o Deepcool Maelstrom 120T. O Zalman eu acho bem difícil conseguir adaptar, embora o desempenho dele seja bem superior ao do Maelstrom. Enviei um e-mail para a Deepcool.

 

Na live de ontem quase peguei um Core i7 11700KF por R$ 999,00, mas acabei desistindo na última hora ao ver que as placas LGA 1200 também estão caras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pessoal, enviei um e-mail para a Deepcool e eles disseram que me enviam o adaptador LGA 1700 do Maelstrom 120T a preço de frete. A questão é que, quando peguei o cooler hoje, notei que ele pode estar com problemas. Gostaria de poder utilizá-lo, mas fiquei meio inseguro.

 

No mais, estou cismado com a ideia da RAM DDR5... Estive avaliando a possibilidade de fazer algo assim:

Escapa um pouco do orçamento, mas eu ficaria mentalmente mais tranquilo imaginando que vai durar muito tempo, rs. Será que a placa-mãe Colorful é confiável? Fico imaginando se os preços vão cair em breve ou não... Isso não dá para prever.

 

Infelizmente a placa-mãe tem iluminação, mas hoje em dia parece que todas estão assim.

 

Acaba que a diferença entre DDR4 e DDR5 pode não ficar tão grande no final das contas. Outra possibilidade seria eu pegar só um pente agora e deixar o segundo para depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD não sei muita coisa sobre a Colorful, mas acredito que no seguimento high-end ela deve mandar bem, de vez em quando se vê notícias da Colorful anunciando placas-mãe e placas de vídeo high-end (RTX 4090/4080), ela deve ser uma grande empresa no mercado chinês.

 

A pouca diferença de preço entre DDR4 e DDR5 se deve basicamente a "baixa frequência". Uma RAM DDR5 5200MHz é como se fosse uma DDR4 2133MHz. Claro que ainda vai se sair um pouco mais rápida que DDR4 de 3200/3600MHz, só não sei se esse "pouco" vale a diferença de preço, é algo a se analisar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!