Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como monto uma rede mesh?


Felipe-Bat

Posts recomendados

Meus caros, moro em uma casa relativamente pequena. Sala e todos os quartos enfileirados.

 

Recentemente coloquei Vivo Fibra e o wi-fi é ruim demais e imaginei que essa solução mesh é o mais indicado.

 

A internet é de 500mb, mas não creio que não preciso pegar os 500mb na tv e celulares (propósito da rede)

 

Minhas dúvidas são, preciso puxar um fio pra cada roteador mesh?

Eles tem saída de fio também para eu colocar.m um videogame ou preciso colocar um switch antes dele?

Da pra fazer sem cabos?

Qual roteador tem um bom custo-benefício? Não preciso do máximo desempenho no wifi, videogame e PC estarão no fio.

 

Agradeço se alguém puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Minhas dúvidas são, preciso puxar um fio pra cada roteador mesh?

 

 

não, apesar de ser possível, não é necessario.. 

 

45 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Da pra fazer sem cabos?

 

sim, e é por isso q a rede mesh é bem mais tranquila de ser implementada

 

46 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

Qual roteador tem um bom custo-benefício?

 

você tem q dizer o valor desse custo x beneficio.. até 400? até 500?

 

eu uso aqui o da huawei, inclusive já é wifi 6 em todas as bandas

 

https://consumer.huawei.com/br/routers/ax3-quad-core/

 

no aliexpress você acha a versão global, q é a que tem o portugues do brasil na faixa dos 300 reais e aqui no BR, na faixa dos 400 reais..

 

ja tenho esse ai há quase 2 anos, nada a reclamar.. em breve pretendo montar uma rede mesh tb, e o bom é q qualquer outro roteador da marca consegue fazer a rede mesh, então você pode comprar um roteador mais parrudo pra ser o principal e modelos mais em conta e simples para compor a rede mesh..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente posicionar o roteador no centro da casa ou o mais próximo possível.

Se estiver muito próximo ao chão, eleve!

Na frequência 2.4 GHz veja se ele tem o canal 13.

Veja como está o bandwidth, se estiver em 40 MHz, altere para 20 MHz.

Verifique a posição da antena (a ponta dela tem que estar apontando para o céu - deitada só é recomendado quando quer distribuir o sinal entre andares)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

Meus caros, moro em uma casa relativamente pequena. Sala e todos os quartos enfileirados.

 

Recentemente coloquei Vivo Fibra e o wi-fi é ruim demais e imaginei que essa solução mesh é o mais indicado.

 

Supondo que o roteador está na sala na frente, provavelmente estará bem servido colocando um roteador a mais com wifi no final da casa, no último quarto e ligando ao aparelho da VIVO via cabo.

 

A diferença da rede mesh é que essas redes tem um canal de controle que usa algoritmos sofisticados e acompanha o eventual deslocamento de dispositivos pela rede. Assim se o dispositivo se move entre as zonas de alcance dos pontos mesh --- em geral chamados POD --- os algoritmos transferem a conexão para o ponto de melhor sinal, sem derrubar a conexão, sem novas senhas e tal.

 

Em troca disso se paga a diferença muitas vezes grande de preço e o tráfego dessa rede sempre acompanhando TODOS os dispositivos, mesmo os que estão lá presos na parede.

 

1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

A internet é de 500mb, mas não creio que não preciso pegar os 500mb na tv e celulares (propósito da rede)

 

 

Hoje em dia as TV são muitas vezes os maiores consumidores de tráfego devido a streaming, como netflix, hbo+, disney+, youtube e outros, então procure SEMPRE levar cabos para as TV.  E considere o consumo delas se for usar wifi. Um vídeo em 4K com muito movimento pode gastar perto de 15 mbits segundo netflix.

 

1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

A internet é de 500mb, mas não creio que não preciso pegar os 500mb na tv e celulares (propósito da rede)

 

Minhas dúvidas são, preciso puxar um fio pra cada roteador mesh?

Eles tem saída de fio também para eu colocar.m um videogame ou preciso colocar um switch antes dele?

Da pra fazer sem cabos?

 

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, e é por isso q a rede mesh é bem mais tranquila de ser implementada

 

Em alguns aparelhos os POD só podem ser ligados via wifi mesmo. Eles são "pareados" na instalação como aparelhos bluetooth e você instala onde precisa. Isso é o caso dos mais baratos.

 

Claro que é mais tranquilo, mas for a price. Com tudo ligado sem fio é claro que todo o tráfego de controle da rede mesh vai rodar junto com o tráfego da rede. E pode não ser pouca coisa. E você paga a conta: ou fica lento ou você acaba comprando aparelhos mais poderosos (e caros) e pagando o preço. E em muitas situações o tráfego todo para o POD mais distante pode passar por vários outros: imagine uma casa linear como a sua com 4 POD em série e 12 ambientes e já vai entender o tamanho do problema, com tudo via rádio.

 

Alguns aparelhos permitem o tráfego do canal de controle --- backhaul --- ser feito via cabo e é muito melhor: você liga todos em paralelo e não em série e não tem o tráfego em cascata. 

 

E tem o lance de ambientes em que não há mesmo sinal wifi, como casas com porão e sotão onde o sinal não chega nem a pau. Ou casas com piscina comprida e churrasqueira no fundo.... Ou hotéis com corredores compridos...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira @arfneto @joe_federal

 

Bom vamos lá, o roteador da Vivo está no meio da casa, em uma mesa de escritório do lado do PC e mesmo assim o sinal para o quarto do fundo é péssimo, no speedtest ele pega 8 a 15mb de download.

 

Vou puxar um cabo e um switch para a TV e videogame do fundo e estudar a aquisição de 2 roteadores TP Link Mesh M4, será que ficaria bacana? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe-Bat eu não gastaria nada com algo que não fosse ao menos wifi6 (ax) em 2023. A diferença de performance é muito grande e a de preço está sumindo. Não acho que precise de mesh em uma casa, pagando caro apenas pelo eventual recurso de um dia cair uma conexão no meio de um stream. 

Pode usar um roteador wifi-6 no fundo, dessa marca tipo o AX23 (1800) ou o AX10 (1500) ou o AX53 (3000 MBPS) que já vem com um switch de 4 portas. Use uma para o uplink (VIVO) uma para o game uma para a TV e ainda resta uma livre. Não use a WAN.  Eles tem wifi poderoso e são compatíveis com mesh. E se depois disso descobrir que ainda precisa de mesh compre um único DX20 ou DX50 que são outro mundo em relação ao M4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, arfneto disse:

@Felipe-Bat eu não gastaria nada com algo que não fosse ao menos wifi6 (ax) em 2023. A diferença de performance é muito grande e a de preço está sumindo. Não acho que precise de mesh em uma casa, pagando caro apenas pelo eventual recurso de um dia cair uma conexão no meio de um stream. 

Pode usar um roteador wifi-6 no fundo, dessa marca tipo o AX23 (1800) ou o AX10 (1500) ou o AX53 (3000 MBPS) que já vem com um switch de 4 portas. Use uma para o uplink (VIVO) uma para o game uma para a TV e ainda resta uma livre. Não use a WAN.  Eles tem wifi poderoso e são compatíveis com mesh. E se depois disso descobrir que ainda precisa de mesh compre um único DX20 ou DX50 que são outro mundo em relação ao M4.

 

Andei refletindo sobre isso.

 

Ah ok, 1200 reais uma rede mesh com um Deco X20 mas e aí, quem vai usar a internet em velocidade máxima?

O uso aqui tirando eu que faço downloads e gosto de estabilidade pra jogar meus games, é muito básico e se der umas caídas não tem problema.

 

Desconfio que um roteador razoavel no fundo já resolveria o problema, mesmo tendo que ficar trocando manualmente a rede wi-fi no celular as vezes.

 

O archer AX23 é compatível com qual roteador para fazer mesh?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Ah ok, 1200 reais uma rede mesh com um Deco X20 mas e aí, quem vai usar a internet em velocidade máxima?


Não entendi. Como te disse provavelmente não precisa disso (mesh) mas se precisar vai querer AX. Nunca AC em 2023. Em relação à "internet em velocidade máxima": nada disso tem a ver com internet e sim com rede local. wifi e mesh são camadas de rede local. Se o total de dispositivos e o tráfego no momento permitir, qualquer um deles vai rodar na velocidade ideal no acesso a internet com esses aparelhos de que estamos falando.

Em 5GHZ ou 6GHZ (wifi6E) muitos dispositivos podem se conectar a mais de 1 gigabit por exemplo. Mas é uma conexão de rede local. Nada tem a ver com a internet. Se sua conexão com a internet for de 600 mbits e tiver 2 TV passando série a 4K no NetFlix, mais o videogame online,  o seu hipotético notebook com intel AX210 vai conectar com o seu (hipotético) AX3000 a  tipo 1500mbits. E vai conseguir da internet o que sobrar do tráfego. 

E sempre tem o caso de saber até quanto o outro lado de sua conexão com a internet está disposto a trasmitir... Pode ser muito provável que o outro lado também limite o quanto você pode usar e assim poder atender mais gente...

 

Um AX53 dessa marca custa menos de 800 reais e suporta dezenas de periféricos. Inclui um switch de 4 portas. E pode agregar mesh a qualquer momento.

 

4 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Desconfio que um roteador razoavel no fundo já resolveria o problema, mesmo tendo que ficar trocando manualmente a rede wi-fi no celular as vezes

 

Não compre um razoável. Compre um razoável COM wifi6 e compatível com mesh se achar que precisa mesmo pagar por isso para poder andar durante um stream com um celular ou tablet sem cair a linha. Assim no futuro não precisa trocar isso também de novo.

 

4 horas atrás, Felipe-Bat disse:

O archer AX23 é compatível com qual roteador para fazer mesh?

 

Em teoria com qualquer um, mas eu usaria algum da mesma marca. Com wifi6. Se concluir que precisa mesmo disso.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Vou puxar um cabo e um switch para a TV e videogame do fundo e estudar a aquisição de 2 roteadores TP Link Mesh M4, será que ficaria bacana? 

 

não conheco esses roteadores da tplink e pelo preco q custam aqui você compra coisa melhor, ate porque uso da huawei como mencionei e acredito q para redes mesh, é a opcao wifi 6 mais barata e fácil de operar..

 

2 aparelhos, aperta o botao, eles sincronizam entre si, tudo funcionando sem complicacoes.. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira @arfneto

 

Entendi, então vou passar a ignorar todos que são Wifi 5, fazia tempo que não mexia com redes e na epoca o wifi 5 era o mais recente. Vou focar no 6, então vou descartar o Deco M4 e M5 por hora.

 

Bacana seria o X20 mas sai uns 1400 reais um par deles e não sei se seria o suficiente.

 

Eu me interesse bastante por esse Huawei e pelo Redmi.

 

Fiquei interessado nesse também, me sai 390 reais no boleto e quando quiser só botar outro dele ou um AX3000 para fazer mesh. Embora talvez somente o roteador já fique suficientemente bom por aqui, pois acabei de cabear o quarto com um switch, conectou TV 4k, Videogame.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Fiquei interessado nesse também, me sai 390 reais no boleto e quando quiser só botar outro dele ou um AX3000 para fazer mesh. Embora talvez somente o roteador já fique suficientemente bom por aqui, pois acabei de cabear o quarto com um switch, conectou TV 4k, Videogame e IPTV.

 

sim, o meu q nem é estão bem localizado assim e ainda tem umas paredes grossas do meu apto antigo já cobre bem o apto quase todo, penso em adquirir mais um pra melhorar o sinal mais na cozinha e banheiro e fortalecer o resto do sinal alto no apto todo

 

alem de ser barato, é todo em portugues, facilima configuração, tem atualizacao de firmware automatico implementando melhorias, enfim.. você pode ter uma rede mesh boa e barata de forma simples e q vai durar uns bons anos já q o wifi7 apareceu agora mas só veremos algo no mercado pra venda de 2024 em diante.. até lá, o wifi 6 suprirá tranquilamente as necessidades e será o padrão por longos anos como foi o wifi 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

sim, o meu q nem é estão bem localizado assim e ainda tem umas paredes grossas do meu apto antigo já cobre bem o apto quase todo, penso em adquirir mais um pra melhorar o sinal mais na cozinha e banheiro e fortalecer o resto do sinal alto no apto todo

 

alem de ser barato, é todo em portugues, facilima configuração, tem atualizacao de firmware automatico implementando melhorias, enfim.. você pode ter uma rede mesh boa e barata de forma simples e q vai durar uns bons anos já q o wifi7 apareceu agora mas só veremos algo no mercado pra venda de 2024 em diante.. até lá, o wifi 6 suprirá tranquilamente as necessidades e será o padrão por longos anos como foi o wifi 5

 

Entendi, você está falando do Huawei ou do Xiaomi AX3000? Sabe me indicar o modelo certinho para eu pesquisar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe-Bat disse:

 

Entendi, você está falando do Huawei ou do Xiaomi AX3000? Sabe me indicar o modelo certinho para eu pesquisar?

 

huawei q eu uso e mencionei no inicio do topico

 

Em 24/02/2023 às 10:37, rodrigo.dcvieira disse:

eu uso aqui o da huawei, inclusive já é wifi 6 em todas as bandas

 

https://consumer.huawei.com/br/routers/ax3-quad-core/

 

no aliexpress você acha a versão global, q é a que tem o portugues do brasil na faixa dos 300 reais e aqui no BR, na faixa dos 400 reais..

 

ja tenho esse ai há quase 2 anos, nada a reclamar.. em breve pretendo montar uma rede mesh tb, e o bom é q qualquer outro roteador da marca consegue fazer a rede mesh, então você pode comprar um roteador mais parrudo pra ser o principal e modelos mais em conta e simples para compor a rede mesh..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Bacana seria o X20 mas sai uns 1400 reais um par deles e não sei se seria o suficiente


Apenas um deve ser suficiente no seu caso, se de fato ainda tiver algum ponto sem sinal depois de ligar um roteador moderno no fim da casa.

E pelos valores pode colocar um outro desses roteadores modernos no inicio da casa e eventualmente desativar o wifi no aparelho da operadora que não é asssim poderoso...

 

21 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Wifi 5, fazia tempo que não mexia com redes e na epoca o wifi 5 era o mais recente. Vou focar no 6, então vou descartar o Deco M4 e M5 por hora

 

6E é a versão agora e opera em 5 e 6 GHz e 2.4 eu acho. E alguns roteadores modernos além de serem dual ou tri band tem dois rádios a 5/6ghz para atender teoricamente a mais de 100 dispositivos. Com ou sem mesh.

 

E se a rede mesh for grande o tráfego do canal de controle só pra manter o mesh é enorme, e então seria o caso de não considerer aparelhos mesh que não tenham possibilidade de ligar o backhaul via cabo, isso além dos exemplos que expliquei, da casa com piscina e do porão, e outros casos em que é inviável ligar os POD via rádio (wifi).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, arfneto disse:


Apenas um deve ser suficiente no seu caso, se de fato ainda tiver algum ponto sem sinal depois de ligar um roteador moderno no fim da casa.

E pelos valores pode colocar um outro desses roteadores modernos no inicio da casa e eventualmente desativar o wifi no aparelho da operadora que não é asssim poderoso...

 

 

6E é a versão agora e opera em 5 e 6 GHz e 2.4 eu acho. E alguns roteadores modernos além de serem dual ou tri band tem dois rádios a 5/6ghz para atender teoricamente a mais de 100 dispositivos. Com ou sem mesh.

 

E se a rede mesh for grande o tráfego do canal de controle só pra manter o mesh é enorme, e então seria o caso de não considerer aparelhos mesh que não tenham possibilidade de ligar o backhaul via cabo, isso além dos exemplos que expliquei, da casa com piscina e do porão, e outros casos em que é inviável ligar os POD via rádio (wifi).

 

 

Acabei comprando um Xiaomi AX5400 que depois de uns relatos acredito que só ele deve suprir a minha casa. Pois vai ser só pra celular mesmo, o que demanda mais já cabeei ontem.

 

Esse AX5400 faz mesh com outros xiaomi e futuramente posso fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!