Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar CPU am4 é tão difícil quanto dizem?


Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Eu comprei meu primeiro PC peça por peça e tava pensando em montar eu mesmo. Venho pesquisando videos do tipo a mais de 3 anos (montagem, curiosidade sobre as peças etc...), e desde sempre ouço pessoas falando que os pinos dos CPU amd AM4 são muito frágeis e isso eu concordo, não tem como negar, que de fato são frágeis.

 Mas pra mim ficou tipo uma" lenda urbana" do processador kkkkk

 Ja vi varios videos de tecnicos manuseando de formas mais arrojadas: segurando com o polegar em cima dos pinos, com os pinos virados para baixo na mesa, etc...

 

O único receio que eu tenho na montagem sobre as peças que comprei é na hora de instalar o Ryzen 5 5500 AM4. Ja peguei em um processador antigo, tenho uma nocão do peso e tal mas nunca instalei um AM4. Sei que as setinhas do CPU e Socket devem estar alinhadas e ao instalar o cpu no socket os pinos não podem estar a vista (indicando que esta bem colocado).

 

Gostaria de saber de alguém com certa experiencia em montagem de AM4, o que vocês acham sobre isso. É tão perigoso assim ou nem tanto? Claro que se um desavisado pegar um CPU sem saber o que é vai acabar amassando sem querer os pinos, mas e no meu caso? Que sei em teoria como manusear esse tipo de CPU, da pra instalar de boa?

 

obs: não é nem pra economizar os 100 reais de um tecnico e sim porque tenho um certo hobbie nessa área e gostaria de aprender, o meu pc atual que comprei montado eu ja mexo de vez em quando (limpeza etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra entornar pino de CPU tem que ser meio doente. A inserção é do tipo ZIF (Zero Insertion Force), que significa que só de colocar a CPU alinhada em cima do soquete ela já encaixa. Se não encaixou, não está alinhada, e aí é só alinhar. Literalmente o próprio peso da CPU encaixa ela no slot. Só sendo muito ruim pra errar...

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 minutos atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

 O estranho que tem muito caso de gente entortando pino, meio bizarro

Pode ser pessoal que acaba instalando de qualquer jeito, mal encaixam o CPU e tentam usar a trava sem nem conferir se de fato foi devidamente encaixado. Só instalei uma vez o CPU no socket AM4 de meu PC, e foi bem simples, mas reforço a checagem do encaixe dos pinos, pois eu mesmo de primeira não foi, tive que dar uma "mexidinha" de leve para encaixar de vez.

Outra coisa possa ser pessoal que já comprou com algum pino levemente torto (tipo alguns que chegam do Ali) e já forçam no socket, entortando mais ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Araujo de Mattos Fazendo uma comparação com o socket utilizado pela Intel (onde os pinos são no socket e não no processador), no caso da AMD, é muito menos frágil e muito mais tranquilo de instalar no socket da placa-mãe (tirar a proteção do socket da Intel desnecessariamente e meter o dedão nos pinos não é nada comparado a 1 ou 2 pinos tortos da AMD)

 

Os casos de processadores com pinos tortos ou quebrados, o ser que consegue fazer isso tem q ser ou muito desatento/desastrado, ou muito desinformado (ou ignorante de tudo com relação a hardware no geral). Claro que necessita do manuseio correto, como qualquer outra peça do PC na hora da montagem, não deixar cair, não apertar os pinos (meio óbvio, né?), não forçar a entrada dos pinos, pois se estiver colocando da maneira correta, o processador vai encaixar sem resistência....

 

Se quer uma dica pra instalar:


- Encontre a posição correta do processador no socket
- Levante a alavanca de trava do socket
- Pegue o processador pelas laterais, sem apertar, apenas com jeito para que não caia ou escorregue da mão

- Coloque sobre o socket, e caso ele não encaixe de imediato, vá ajustando a posição SEM FORÇAR, até que ele desça tudo dentro do socket sem nenhuma resistência
- Por fim, abaixe a alavanca até travar

 

No geral é isso. Se você gosta e quer se aventurar nesse meio e aprender, tem que fazer na prática (e estudar também), mas se não se sentir seguro pra fazer isso, leve em um técnico de confiança.

 

Boa sorte e que dê tudo certo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Araujo de Mattos Tarde

 

Equipamento de informática são frágeis, alguns mais e outros menos, principalmente processador seja ele LGA (pinos ficam na placa-mãe) como PGA (os pinos ficam no processador).

E segredo para fazer uma montagem com sucesso é fazer em um local bem iluminado e ver o que está fazendo.

Se seu quarto tiver iluminação assim, pode ir para outro ambiente como cozinho ou até mesmo em ambiente externo com iluminação natural.

como_iluminar_um_quarto_escuro_9782_paso

Em um ambiente como esse é muito fácil de você fazer instalação errada de um processador.

Não importa se o soquete é PGA ou LGA.

https://adrenaline.com.br/artigos/v/78897/diferencas-entre-processadores-e-placas-mae-soquete-LGA-e-pga-de-amd-e-intel

23113408396193.jpg

Os principais erros de montagem acontecem por "afobação em ver tudo pronto", "falta de atenção no que está fazendo" e "ambiente inapropriado".

O mesmo vale para outros componentes como memória RAM, olhe o rasgo que as memórias possuem para impedir que o mesmo seja instalado invertido, só que se você fizer força além do normal você pode danificar.

04193520680743.jpg?ims=1120x420

Outra dica se esse é seu primeiro PC que você está montando, prefira comprar kit pré prontos, porque normalmente esses kit já são preparados por pessoas que sabem o que estão fazendo, e com isso não tem problema de estar comprando algo que não seja compatível ou precisa de atualização de BIOS, etc.

 

Boa sorte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel Araujo de Mattos disse:

@Shaman93 O estranho que tem muito caso de gente entortando pino, meio bizarro

 

Uns deixam o CPU cair no chão, ou colocam errado no soquete - mesmo com as travas 'foolproof" e tentam forçar, ou deixam alguma coisa, ex. o cooler, cair sobre o soquete na placa-mãe.

 

Outros ficar retirando desnecessariamente o CPU do soquete - acho que para dar sorte ao azar; e por ai vai.

 

O fato é que não existe mecanismo inventado pela espécie Homo Sapiens que algum "orelhudo" não consiga danificar. 😜 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Araujo de Mattos Bom dia

 

Mais uma dica, se por acaso um dia você for remover o cooler do processador, sempre remova ele movendo levemente de um lado para o outro.

Nunca remova ele puxando de uma vez para cima (é claro se o gabinete estiver deitado 🤭) caso isso ocorra o processador ficará preso no cooler.

WhatsApp Image 2020-04-25 at 13.11.19.jpeg

E de preferência remova o cooler com ele meio quente, assim facilita.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!