Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retificador de Meia Onda


Posts recomendados

11 horas atrás, Ismael Garcia disse:

@MOR_AL mas minha dúvida fica em relação ao que o multímetro mede e mostrando display 

Será então que em AC ele mostra a tensão rms e DC já seria a tensão média, pois peguei o manual do meu  multímetro e não vi essa informação 

Sim!

Acredito que se no seu multímetro não constar esta informação, seja o detalhe. 

Um bom multímetro, que meça o valor rms verdadeiro, certamente consta no manual.

O Paulo esclareceu um possível problema existente em multímetros mais baratos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk meu multímetro é de boa qualidade sim ele é True Rms mede em até 1khz paguei mais de R$ 300,00 nele

 

Minha duvida agora é se então na escala DC ele apresenta a tensão média, li o manual dele mas não menciona se é a tensão média que aparece quando é DC

 

Pois se for, aí justifica o corretamente a medição que realizei 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ismael Garcia ,

 

Ele mede AC até cerca de 400 Hz, não achei nada sobre a precisão, nem sobre a especificação da medida DC ser média, nem sobre a precisão de medidas de sinais com DC+AC... enfim, é um multímetro razoável para uso geral. Claro que é bem melhor do que esses baratinhos de 80 reais que infestam o mercado, mas está longe de ser um instrumento profissional como um MDM-8145A da Minipa, que eu considero um dos melhores disponíveis no Brasil, onde o manual especifica até o fator de crista para as medidas RMS em AC, além das frequências envolvidas e a precisão da medida.

 

Uma ideia do que eu estou falando :

 

https://pt.scribd.com/document/382552618/True-RMS-e-Fator-de-Crista

 

Veja o exemplo constante nesse documento que mostra como um erro aparece fácil fácil ....

 

Se o seu aparelho mostra resultados que não batem com a teoria amplamente estabelecida, não duvide da teoria, sempre duvide do aparelho. 

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ismael Garcia disse:

@aphawk meu multímetro é de boa qualidade sim ele é True Rms mede em até 1khz paguei mais de R$ 300,00 nele

 

Minha duvida agora é se então na escala DC ele apresenta a tensão média, li o manual dele mas não menciona se é a tensão média que aparece quando é DC

 

Pois se for, aí justifica o corretamente a medição que realizei 

Em DC é tensão média. Igual ao que de mesa em PWM. 

 

Pode até fazer um teste:

Alimenta uma lâmpada incandescente com essa tensão média e com o mesmo valor de tensão em outra fonte. Observa se muda a luminosidade. 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... ou num exercício mental - pois acho que não possui - um multímetro analógico. Vai notar que o ponteiro fica no mesmo lugar tanto em dc como sua meia onda...

mtcom017354_a-275x275.jpg

mental pois nunca fiz tal medição com minha velharia... Ainda tenho... preguiça agora mas talvez eu faça 🤪

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!