Ir ao conteúdo

Geladeira não se mantém ligada

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Não tenho certeza se este é o local adequado pra minha pergunta, mas ao pesquisar sobre meu problema encontrei uma pergunta de 2012 (ou 2017, não lembro...) respondida neste site.

O compressor da minha geladeira está ligando e desligando logo na sequência.

Ele liga e após 1 ou 2 segundos já desliga.

Se eu tiro da tomada e aguardo alguns minutos a geladeira parece que volta a funcionar normalmente, pelo menos por alguns minutos.

Pra ficar bem claro: quando eu ligo a geladeira na tomada, após ter ficado alguns minutos desconectada, o compressor liga e a geladeira funciona como se não tivesse nenhum problema. Após alguns minutos o compressor desliga, como era de se esperar, e a partir da segunda vez que ele liga volta a desligar após 1 segundo ou 2.

• Membro VIP
Postado

Acho que mesmo as atuais tem um tal relé térmico além de um capacitor de partida. Verifique ambos. Se não souber o que são, basta um ou menos clique no google... to com preguiça de criar link agora...

Também pode ser mau contato na tomada...troque pra ver

9 horas atrás, rbon1 disse:

quando eu ligo a geladeira na tomada,

Postado

Obrigado pelas respostas.

Pelo que andei pesquisando parece ser o relé de partida.

Se um vizinho estivesse com a audição apurada, e eu perguntasse se ele ouviu algo de diferente na minha geladeira nessa madrugada, ele diria que aparentemente ela funcionou sem problemas a madrugada toda.

Isso porque após os 5 minutos em que ela fica ligada eu imediatamente a tirava da tomada. Daí eu esperava cerca de 5 minutos com ela fora da tomada, até escutar um pequeno estalo atrás dela (como se fosse um contato mecânico abrindo ou fechando), nesse momento eu ligava na tomada e o compressor voltava a funcionar por 5 minutos.

Fiquei a madrugada fazendo esse ciclo na mão... Tirava da tomada, esperava um estalo atrás dela, religava na tomada, esperava ela funcionando por 5 minutos e depois tirava da tomada por outros 5...

Postado
Em 10/03/2023 às 12:04, Ricardov disse:

compressor com problemas

Esse é a principal causa do relé térmico estar desarmando. Compressor está com alta corrente.

Em 10/03/2023 às 12:04, Ricardov disse:

pode ser o termostato.

É improvável Ricardo e BCP. Termostato atua como chave liga/desliga.

Em 10/03/2023 às 07:24, .if disse:

capacitor de partida

Improvável no caso, pois o compressor parte e fica funcionando. Pode ser o capacitor permanente se tiver. Pode ser o relé de partida que não desarma depois de ligar.

Em 10/03/2023 às 09:50, rbon1 disse:

Fiquei a madrugada fazendo esse ciclo na mão

Compreensível sua atitude. É ruim perder a carga. Alimentos estão muito caros. Mas isso só piora a situação e antecipa o inevitável. Compressor vai queimar. Agora as causas mais prováveis: Problemas elétricos no enrolamento do compressor por causas diversas (principal é oscilações e falta de energia na rede), Arrasto de óleo do compressor (fato normal e comum), mas como usa R-134a, óleo arrasta mais fácil e se acumula no capilar, o que aumenta a pressão de descarga e sobrecarrega a parte elétrica, falta de limpeza ou falta de troca térmica do condensador. Isso faz com que o fluido não condense e aumenta a pressão sucção ,embora não afeta sobremaneira a corrente, detona a válvula de admissão, fazendo a compressão cair. Isso diminui a eficiência da evaporação e faz o compressor trabalhar por mais tempo, em geral, não desligando. Se isso aconteceu, você notará que não resfria o suficiente. Enfim, chame seu técnico refrigerista de confiança. 

Postado

@Mega Blaster Obrigado pela resposta, mas veja como a situação ficou esquisita: passei a noite de sexta-feira fora de casa e deixei a geladeira na tomada, na esperança de algum milagre, e no sábado pela manhã ela estava completamente desgelada e com água na gaveta do congelador. Não é frost free, o degelo cai na gaveta ali mesmo.

Voltei a fazer o procedimento de ligar e desligar da tomada e voltou a funcionar como antes, em ciclos de 5 minutos na tomada e 5 minutos fora da tomada.

Acontece que em dado momento não tirei da tomada após o compressor desligar, e depois dos 5 minutos parado ele ligou e funcionou normalmente por 5 minutos.

A geladeira ficou funcionando na tomada, direto, como se nada estivesse acontecendo de errado, até que algum tempo depois (1 hora, talvez) voltou a desligar o compressor após 1 ou 2 segundos ligado.

Voltei com a vida de ligar e desligar da tomada, até que lá pelo meio da tarde eu consegui deixar ela ligada sem ter que tirar da tomada, e está desde ontem funcionando normalmente, sem que o compressor "engasgue". Acho que o congelador ainda não formou gelo como deveria, então a eficiência está comprometida, mas acabou o problema de não ligar após o tempo em que fica desligada.

Postado
16 minutos atrás, rbon1 disse:

congelador ainda não formou gelo como deveria, então a eficiência está comprometida

Isso indica que uma ou as 2 palhetas, de sucção e descarga, estragaram e perderam compressão. De qualquer forma, compressor deve ser trocado.

16 minutos atrás, rbon1 disse:

mas acabou o problema de não ligar após o tempo em que fica desligada.

Isso indica que a causa foi entupimento do capilar. Aumenta a pressão de descarga, fazendo aumentar junto a corrente de trabalho, superaquecendo o enrolamento elétrico do compressor, fazendo desarmar o protetor térmico. Com as palhetas abertas caiu a pressão e diminuiu a corrente, protetor não desarma mais.

Caso vá consertar, o técnico deverá fazer uma limpeza no sistema usando R-141b para retirar o óleo da linha e limpar as linhas, tanto do circuito de evaporação como o de condensação, além do óbvio, substituir o filtro secador. Se não desligar mais, vai notar que perdeu a eficiência. Vai resfriar pouco e não vai desligar por não atingir a temperatura.

Postado

@Mega Blaster Pelo jeito o prejuízo é dos maiores possíveis, pois teria que trocar o compressor além de possivelmente outros elementos menores.

Na pior das hipóteses o que poderia acontecer se eu deixa ela funcionando assim por uma semana (ou mais...)?

Se a resposta for "o compressor pode queimar", então não faz muita diferença consertar agora ou depois, já que queimado ou não é provável que tenha que trocar e velho vai pro lixo 🤣.

A água dentro da gaveta formou gelo e está lá desde ontem de tarde, então pelo menos a temperatura baixa a geladeira está mantendo.

Ontem joguei fora ovos e iogurte, mas hoje arrisquei comprar iogurte de novo, pois pretendo usar o gelo que está na gaveta como "sensor" de temperatura 😅.

• Solução
Postado
1 minuto atrás, rbon1 disse:

o que poderia acontecer se eu deixa ela funcionando assim por uma semana (ou mais...)?

Algumas variáveis. Não vai desligar, pode não atingir a temperatura, o que fará não desligar o compressor. Poderá funcionar indefinidamente tendo como conseqüência aumento da conta de luz. Queimando ou não, deve ser trocado. Pode ser que não estrague alimentos que usam temperatura mais alta, mas para os que precisam de mais baixa não vão durar. Eventualmente, dependendo do tanto que as palhetas cederam, alguma compressão ainda existe, o que faz ainda alguma evaporação, por menor que seja. O conserto é: Limpeza das linhas, 1 compressor e filtro e fluído refrigerante e mão de obra. Nada mais.

Postado

@Mega Blaster beleza. Muito obrigado. Vou esperar pra consertar quando a situação piorar então, pois no momento parece que está funcionando sem problema nenhum, exceto pelo pouco gelo do congelador.

O ciclo de operação voltou ao normal, 5x5, então a menos que ela comece a ficar ligada sem parar (o que nunca aconteceu) vou esperar mais um tempo pra consertar...

Muito obrigado!

Postado

A minha Brastemp nova durou um pouco mais do que a garantia (obsolescência programada?), e fazia igual a sua...

Entretanto a de uma pessoa conhecida era praticamente o mesmo modelo da minha, porém com anos de uso.

Perguntei ao técnico de confiança, e ele disse que a nova linha (do modelo da minha Brastemp) estavam vindo com um motor mais fraco de fábrica. todas do ano de fabricação da minha em diante).

Em 12/03/2023 às 12:54, Mega Blaster disse:

Compressor está com alta corrente

Técnico mediu e disse isso no ato do atendimento... até tentou fazer algumas coisas e voltou no dia seguinte para verificar, mas não teve jeito, o compressor teve que ser trocado (e foi, pois visivelmente é outro).

700 contos na época (preço bom para a cidade), e vida que segue, até hoje está boa. 

Postado

Paguei pelo reparo hoje de manhã.

Era o relé térmico.

Sábado passado, de repente, a geladeira voltou a funcionar "normal". Ficando ligada 5 minutos e desliga por 5 minutos.

Era como se nunca tivesse tido problema.

Mas ontem voltou a parar de ligar sozinha, dependendo de eu voltar a ter que tirar a tomada e religar, então chamei um técnico e hoje trocou o componente.

Ficou tudo por $180.

Agora a geladeira funciona em ciclos de 10 minutos.

Eu achava que o ciclo de 5 minutos era normal porque faz pouco tempo que estou com ela em apesar de ser velha... 😅

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, rbon1 disse:

Agora a geladeira funciona em ciclos de 10 minutos.

Mas voltou a funcionar adequadamente, ou voltou o problema só que aumentou o tempo?

voltou a fazer gelo normalmente?

Postado

Foi reparado tem pouco tempo.

Estou acompanhando mais ou menos o tempo de cada ciclo com o cronômetro do celular, há cerca de quase 2 horas.

Parece que o tempo desligada está ficando um pouco menor, o último foram 9 minutos, e o tempo ligada está ficando um pouco maior.

Começou em 10, foi pra 13 e dessa última vez ficou ligada por 19 minutos...

O gelo está normal.

A gaveta está com 5mm de gelo formado desde sábado passado, e o congelador que tinha começado a soltar gelo nessa madrugada já voltou a firmar a formação de gelo.

• Obrigado 1
Postado
53 minutos atrás, rbon1 disse:

Era o relé térmico.

Que bom que era pouca coisa. Mas observe o consumo do compressor. Isso pode ter afetado a parte elétrica dele. Se apresentar a mesma característica de novo, não vai ter jeito.

38 minutos atrás, rbon1 disse:

Estou acompanhando mais ou menos o tempo de cada ciclo

Não peca seu tempo. O sistema funciona por temperatura. Quando atinge o programado, desliga. Isso se dá pela eficiência do sistema, da carga que tem dentro, da quantidade de aberturas da porta e da movimentação da carga. Enfim, quanto mais tempo ficar fechada, sem movimentação de carga, menos tempo gastará para atingir temperatura.

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

obsolescência programada?

Sim, infelizmente. Se as coisas durarem, a economia roda pouco, lucro encolhe. Esse conceito foi implantado no Brasil por volta dos anos 90.

Postado

@Mega Blaster Estou acompanhando o tempo pra ver se tem algum outro problema que ficou pra trás.

Antes o ciclo estava em 5 minutos porque o térmico atuava, agora passou pra cerca de 13 ligada/10 desligada, só que já teve dois ciclos de ficar 19 minutos ligada sendo que no intervalo anterior eu não tinha aberto a porta.

Aliás, não estou abrindo a porta de jeito nenhum. Só abri em dois momentos pra confirmar a situação do congelador, mas até pela audição deu pra notar que normalizou porque antes ficava estralando o gelo mal formado e depois passou a operar em silêncio.

Quanto a corrente o técnico constatou que exceto pelo pico assim que o compressor parte depois ficava operando estável, em torno de 2,5 A.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!