Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo não dá vídeo em um dos slots da AORUS B450M


Th0rynn

Posts recomendados

Recentemente fiz a troca de processador, saí de um R5 3600 para um R5 5600X em uma Aorus B450M.

 

Porém, mesmo com a placa de vídeo conectada ele não estava dando vídeo, dito isso, instalei a placa na outra entrada PCI-E da placa-mãe, e de vídeo normalmente.

Após algumas pesquisas, vi que o processador suporte somente até a PCI-E 4.0. 

 

Agora a real pergunta: existe alguma forma que eu possa descobrir qual a configuração que está no outro slot da minha placa-mãe ? Caso seja possível, tenho como configura-la para 4.0 afim de poder realizar esse teste ?

 

(Nota: anteriormente, a placa de vídeo estava no slot circulado em azul e não estava dando vídeo na tela, após isso, instalei ela no slot verde e está dando vídeo normalmente.)

24b8454a-53e7-44aa-8363-22875f7ffeb0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Th0rynn Precisamos descobrir qual a placa de vídeo. É essa 1660? Se sim, pode ser um outro problema que não a placa de vídeo. Talvez a BIOS não esteja atualizada para receber o 5600X. Já testou a placa em outro pc? Sempre ligue a placa no slot de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Th0rynn disse:

Agora a real pergunta: existe alguma forma que eu possa descobrir qual a configuração que está no outro slot da minha placa-mãe ? Caso seja possível, tenho como configura-la para 4.0 afim de poder realizar esse teste ?

 

O slot vai ser 3.0 mas a placa vai funcionar normalmente. Em termos de performance não acredito que vá influenciar de forma significativa... não uma 1660 pelo menos.

 

Edit. Não é PCI 3.0 no segundo slot. É PCI 2.0.

 

49 minutos atrás, Math.Pi disse:

@Th0rynn Então o processador funciona com a mesma placa de vídeo em outra placa-mãe. Então teste uma BIOS diferente da que você instalou. Talvez uma versão anterior, se estiver na última.

 

Pois é.... se já resetou a BIOS e o problema continua, tem toda a cara de ser algum bug do firmware da placa-mãe que só acontece com essa combinação especifica de CPU e placa de vídeo. Dada as implicações mínimas de performance, eu não esquentaria muito a cabeça com isso e simplesmente usaria o slot de baixo.

 

Vale dizer que não dá pra excluir a possibilidade de algum problema físico com o slot. Talvez sujeira dentro dele que impeça de funcionar a PCI 4 mas vai de boa em PCI 3? Qual a chance?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Hoje minha BIOS está na F63d, porém, vi que lançaram mais algumas atualizações, vou pesquisar sobre a atualização e atualizar a minha placa pra ver se tenho algum resultado.

@W46n3r Penso em deixar como está também, porém, a placa de vídeo no segundo slot, ficou literalmente em cima das conexões de painel frontal e USB3.0, aí queria tentar resolver isso fazendo-a funcionar no slot "padrão".

Mas caso eu veja que realmente não tem nenhuma solução, vou usar do jeito que está mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se entendi.. 

 

voce trocou o processador para um 5600x e a placa de vídeo deixou de funcionar no Slot de cima ... só está funciondo quando está no slot de baixo..

 

Mas quando você coloca de volta o processador antigo a placa de vídeo volta funcionar na slot de cima, é isso?

 

Quanto ao PCI Express em qualquer hipotese vai funcionar  como 3.0, o chipset b450 não suporta o 4.0...

mas isso não seria o problema,  deveria funcionar nos dois Slot... já verifcou se não tem nenhum pino torto no processador novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, bngomes disse:

Quanto ao PCI Express em qualquer hipotese vai funcionar  como 3.0, o chipset b450 não suporta o 4.0...

 

 

Verdade hein... esqueci dessa. Isso quer dizer que o slot de baixo é PCIe 2.0. Ai sim acho que o impacto de performance vai ser significativo até em numa 1660.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Th0rynn disse:

@W46n3r Nesse caso a x16 para x4 então ?

 

@W46n3r Pelo que vi ontem ele tem algumas opções na BIOS, mas pesquisei algo sobre pra ver se achava alguma informação/vídeo/artigo para me orientar, mas não encontrei nada sobre.

É... uma coisa que poderia tentar, é na BIOS mudar como é tratado o slot principal... e nessa tentar fazer a placa se entender com a placa-mãe novamente. Talvez não fique tão bom quanto um 16x Pcie 3 mas a chance de ser melhor que 4x Pcie 2 é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!