Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Seguinte, tenho tido problemas para acessar VPN da empresa em hotéis, na verdade no inicio também tive problemas em casa, liguei na operadora e eles conseguiram resolver conflito de IP.

Mas nos hotéis quando viajo a trabalho ninguém vai querer mexer na configuração.

Ai o que eu fiz, como minha esposa estava de férias, pedi para ela ligar meu computador, conectar a VPN da empresa e abrir Anydesk. Com Anydesk no notebook consegui acessar o pc de casa e trabalhar no servidor da empresa pela VPN, mas tem que ter alguém em casa para ligar o PC e aceitar a conexão.

Preciso resolver isso sem depender de ninguém dentro de casa, vou viajar, deixo o PC ligado em quanto viajo e quando precisar acesso ele sem a intervenção de ninguém, quais opções tenho para conseguir essa façanha?

Continuar usando o Anydesk não é possível porque quando a conexão cai, alguém tem que aceitar de novo.

Postado

Depender de maquina ligada como está fazendo introduz muitos pontos de falha... minha opinião.

O ideal seria junto com o TI da sua empresa você estudar o problema. Talvez seja só uma questão de porta usada pela VPN (que algumas operadoras bloqueiam) e aí talvez uma VPN secundária resolvesse (usando portas fora do padrão).

Uma alternativa "melhor" do que está fazendo também (entre aspas porque o melhor seria a VPN da empresa funcionar em qq lugar) seria você ter o seu roteador de casa conectando na VPN da empresa, e ai do Hotel você conectava na VPN da sua casa... e o roteador ficava como ponte entre as VPNs.

Postado
39 minutos atrás, W46n3r disse:

Depender de maquina ligada como está fazendo introduz muitos pontos de falha... minha opinião.

O ideal seria junto com o TI da sua empresa você estudar o problema. Talvez seja só uma questão de porta usada pela VPN (que algumas operadoras bloqueiam) e aí talvez uma VPN secundária resolvesse (usando portas fora do padrão).

Uma alternativa "melhor" do que está fazendo também (entre aspas porque o melhor seria a VPN da empresa funcionar em qq lugar) seria você ter o seu roteador de casa conectando na VPN da empresa, e ai do Hotel você conectava na VPN da sua casa... e o roteador ficava como ponte entre as VPNs.

@W46n3r Todas as VPNs são cobradas?

Qual seria o procedimento de configuração do roteador? 

Postado

Uma VPN que conecta num roteador seu... vai ser gratis.

O onus na verdade é você ter um roteador que suporta esse tipo de configuração e que seja compatível com a VPN da sua empresa. VPN Client para conectar na sua empresa e server para você conectar do hotel na sua casa (ai pode ser OpenVPN mesmo, por exemplo).

Mas, se não tiver muita intimidade com redes e não quiser investir em roteador (se for o caso de fazer isso), ai talvez seja o caso de usar VNC para conectar na sua maquina. É bem longe do ideal, em termos de segurança, mas pelo menos não vai ficar caindo como o Anydesk.

Postado
4 horas atrás, Marcelotronic disse:

problemas para acessar VPN da empresa em hotéis, na verdade no inicio também tive problemas em casa, liguei na operadora e eles conseguiram resolver conflito de IP.

Talvez pudesse ter detalhado que foi isso que a operadora fez. Se apenas mudaram o endereço IP de sua rede local não vai mesmo conseguir isso de um hotel ou um restaurante ou uma rede que não é sua.

Se sua empresa usa um endereço comum para a VPN, como os clássicos 192.168.x.x ou 10.0.x.x é um problema que sua empresa criou.

Antes de tudo veja qual é a rede que sua VPN define, olhando na conexão em seu computador em casa.

4 horas atrás, Marcelotronic disse:

pedi para ela ligar meu computador, conectar a VPN da empresa e abrir Anydesk. Com Anydesk no notebook consegui acessar o pc de casa e trabalhar no servidor da empresa pela VPN, mas tem que ter alguém em casa para ligar o PC e aceitar a conexão

Isso é um longo roteiro e cria muitas dependências. É claro que deveria fazer isso direto de seu notebook.

De todo modo: AnyDesk é um clone do popular TeamViewer e tem as mesmas opções de WOL --- wake on LAN --- de modo que provavelmente pode configurar seu computador para ser ligado através do Anydesk sem depender de ninguém em sua casa, desde que deixe o roteador ligado e o cabo de força conetado. Entra no Anydesk pela console de gerenciamento pelo celular ou pelo Notebook e ativa seu PC de casa. Aguarda uns minutos e pode acessar.

Uma outra opção (comum) seria ter uma máquina virtual intermediária, rodando no seu notebook via VirtualBox por exemplo. Apenas para conectar com a VPN. E ela disponibiliza uma conexão de rede que pode usar em qualquer lugar e assim acessar a rede da empresa.

Postado

O anydesk você pode definir uma senha padrão e não precisa que ninguem aceite…

de uma pesquisada na net, ideal seria você resolver esse acesso a vpn

que conflito é esse?

Postado
15 horas atrás, Marcelotronic disse:

pedi para ela ligar meu computador, conectar a VPN da empresa e abrir Anydesk.

1 hora atrás, thiago.jj disse:

A questão não é alguém aceitar, mas alguém ligar o computador. WOL é o caminho. E um login automático no Windows com um script para conectar com a VPN... 

Mas de todo modo é uma opção secundária se tem um laptop. Mas é um backup importante mesmo tendo o laptop ok, porque permitiria conectar e trabalhar a partir de qualquer computador do planeta por exemplo se o notebook morrer.

Postado
18 horas atrás, W46n3r disse:

Mas, se não tiver muita intimidade com redes e não quiser investir em roteador (se for o caso de fazer isso), ai talvez seja o caso de usar VNC para conectar na sua maquina. É bem longe do ideal, em termos de segurança, mas pelo menos não vai ficar caindo como o Anydesk

@W46n3r Tenho um roteador TL-WR941ND, será que esse roteador tem a função necessária?

16 horas atrás, arfneto disse:

Se sua empresa usa um endereço comum para a VPN, como os clássicos 192.168.x.x ou 10.0.x.x é um problema que sua empresa criou.

Antes de tudo veja qual é a rede que sua VPN define, olhando na conexão em seu computador em casa.

@arfneto Entrei nos detalhes da conexão VPN e IPV4 do cliente 192.168.1.69, IPV4 do servidor: 192.168.1.60, endereço de destino: 187.95.xx.xx, DNS: 8.8.8.8, 192.168.1.3.

17 horas atrás, arfneto disse:

De todo modo: AnyDesk é um clone do popular TeamViewer e tem as mesmas opções de WOL --- wake on LAN --- de modo que provavelmente pode configurar seu computador para ser ligado através do Anydesk sem depender de ninguém em sua casa, desde que deixe o roteador ligado e o cabo de força conetado. Entra no Anydesk pela console de gerenciamento pelo celular ou pelo Notebook e ativa seu PC de casa. Aguarda uns minutos e pode acessar.

Estou verificando na BIOS do PC como ativar WOL, minha placa é uma ASUS B550M-Plus, não achei ainda a configuração.

8 horas atrás, thiago.jj disse:

de uma pesquisada na net, ideal seria você resolver esse acesso a vpn

que conflito é esse?

@thiago.jj Achei essa configuração e coloquei uma senha, vou fazer testes depois com outro PC.

Resposta do técnico: Bloco que estava em sua rede local era igual a VPN

Postado

se você tiver alguma estacao dentro da empresa você pode tentar instalar o hamachi ou radmin vpn, cria o server e instala no seu pc como cliente.

dessa forma você consegue conectar via rdp a essa estacao e ter acesso a sua rede interna.

se tiver equipamento que fique ligado e consiga instalar uma maquina virtual com windows 10, poderia fazer o mesmo instalando hamachi ou radmin vpn ou o proprio anydesk.

Postado
1 hora atrás, Marcelotronic disse:

@W46n3r Tenho um roteador TL-WR941ND, será que esse roteador tem a função necessária?

Não tem...

Estou verificando na BIOS do PC como ativar WOL, minha placa é uma ASUS B550M-Plus, não achei ainda a configuração.

Na BIOS da ASUS a opção se chama "Power On by PCI-E"

Postado
2 horas atrás, W46n3r disse:

Na BIOS da ASUS a opção se chama "Power On by PCI-E"

@W46n3r Uai, pensei que isso fosse Slot da placa de vídeo. Mas achei outra coisa interessante, ligar o PC sozinho todo dia num horario específico, Power On by RTC, ai só faltaria rodar um script que inicia o Anydesk.

Vou conversar com pessoal da Ti do porque utilizaram IP comum na configuração da VPN.

Postado
5 horas atrás, Marcelotronic disse:

Entrei nos detalhes da conexão VPN e IPV4 do cliente 192.168.1.69, IPV4 do servidor: 192.168.1.60, endereço de destino: 187.95.xx.xx, DNS: 8.8.8.8, 192.168.1.3.

Pois é... Uma escolha pouco inteligente de quem configurou isso. Mas não é assim novidade: A NET/Claro usa 192.168.0.1 como endereço padrão do roteador em SP para milhões de assinantes, mesmo se sabendo que boa parte dos roteadores vendidos no planeta vem com esse endereço e assim se ingenuamente alguém conecta um roteador novo numa rede dessas você tem um servidor DHCP ativo e apontando para lugar algum.

E a VIVO em SP usa 192.168.15.1 como endereço padrão não por inteligência mas só por marketing, porque 15 era o código da operadora Telefonica (VIVO) até outro dia, se bem me lembro.

pensei que isso fosse Slot da placa de vídeo. Mas achei outra coisa interessante, ligar o PC sozinho todo dia num horario específico, Power On by RTC, ai só faltaria rodar um script que inicia o Anydesk

PCI-E ou PCI-X ou PCI Express é um barramento, um tipo de conexão usado nessa placa, assim como o USB. Isso inclui os 3 slots físicos que tem em sua placa,  os dois x16 em que pode ligar as placas de vídeo e  o outro menorzinho em que pode ligar outras coisas. E o barramento PCI-E inclui mais o que roda no chipset, como os slots M2

Usar o seu POC como intermediário não é assim uma boa solução se tem um notebook para seu uso. Acrescentar outro micro, outra rede e outra camada de roteamento é pouco produtivo.

Serviria como backup se precisar trabalhar e estiver sem o notebook por alguma razão, já que pode usar qualquer computador no planeta nesse caso.

Mas é claro que o simples é o seu laptop se comunicar diretamente com o escritório. E com essa configuração genial da VPN você pode usar uma máquina virtual nele mesmo, uma opção simples. Ou levar um mini-roteador para viagem, já configurado com outra rede e assim ao chegar em qualquer lugar usa esse roteador como intermediário.

Postado

Roteador e Switch gerenciavel tem as mesmas funcões fora o Wifi do roteador?

Não... switch não tem nada a ver com roteador, mesmo sendo gerenciável. Um switch gerenciável jamais vai ter VPN server por exemplo (ou client)

Postado
42 minutos atrás, arfneto disse:

Mas é claro que o simples é o seu laptop se comunicar diretamente com o escritório. E com essa configuração genial da VPN você pode usar uma máquina virtual nele mesmo, uma opção simples. Ou levar um mini-roteador para viagem, já configurado com outra rede e assim ao chegar em qualquer lugar usa esse roteador como intermediário.

@arfneto Poderia me ajudar na configuração da maquina virtual e também a segunda opção com roteador intermediário? Ou melhor, creio eu que será mais viável para mim a maquina virtual, não vou mexer com o pessoal da Ti porque é um freelancer, acho que é esse o nome, é um técnico que faz seriviços exporádicos e vai lá só quando precisam.

Postado

Usar uma máquina virtual implica em instalar um virtualizador em seu portátil. Algo como VirtualBox, VMWare, Parallels. Dependendo do que roda no seu notebook.

E preparar a máquina para isso. Em geral apenas precisa habilitar o suporte à virtualização e instalar um programa desses, conhecidos como hypervisors. E aí você instala um sistema nessa máquina, seguindo os passos habituais: pen-drive ou iso de instalação. Se for rodar Windows pode precisar de uma licença, consulte sua empresa.

E nessa máquina virtual você vai rodar o acesso a VPN e disponibilizar essa conexão para o sistema do notebook. A mesma coisa que tenta fazer com seu PC só que com o PC virtualizado rodando no portátil para não depender de ninguém. E no PC virtual você simplesmente roda o mesmo script que usa em seu PC doméstico.

Usar um outro roteador baratinho seria uma coisa simples também. Apenas configura um roteador seu para gerar uma rede num endereço qualquer, desde que seja diferente do 192.168.1.0/24 da VPN e da rede de seu hotel ou casa ou onde estiver. E aí você liga esse roteador via WAN no roteador do hotel. Isso vai garantir que não vai usar a mesma rede que o infeliz de sua empresa usou na VPN. E o script de login será o mesmo que usa no PC.

Vai ter uma boa perda por usar duplo NAT porque usou a porta WAN do roteador, mas deve ser melhor que a perda e o risco de usar uma conexão intermediária com OUTRO pc em sua casa. E não dependerá de mais nada.

E claro que só precisa disso se a rede onde está tentando se conectar estiver usando o mesmo endereço que sua VPN usa, certo?

Como não precisou aparentemente mudar nada em seu roteador de casa não deve precisar mudar nada nesse. E como ele vai ter um único cliente (o notebook) a capacidade dele é pouco relevante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...