Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux Mint não instala: "você precisa carregar o kernel primeiro"


Álvaro Dínamo

Posts recomendados

comprei um SSD e fui testar em um notebook que eu não usava, nunca usei linux, fiquei afim de usar. seguindo tutoriais fui tentar instalar linux mint, criei um pendrive bootavel e tal, parecia que estava tudo ok, mas agora não consigo sair de uma tela preta tipo o terminal do windows, tipo eu taba na ultima parte de instalação do linux mint dai pediu pra eu reiniciar o pc e tal ai agora fica dizendo que "voce precisa carregar o kernel primeiro" O que faço? não consigo sair de uma tela aqui ghub> 

Captura de tela 2023-03-31 181151.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá! Primeiramente, seja bem-vindo ao mundo Linux. Você está começando a se aventurar por um universo muito grande e divertido. 🙂

 

Qual é a configuração do seu laptop?

 

É possível que a .iso que você baixou esteja corrompida. Ou então pode ser que o mecanismo utilizado para gravá-la no pendrive não tenha funcionado corretamente. Pode ser também que o pendrive esteja com defeito.

 

Caso o Secure Boot esteja habilitado na BIOS, experimente desativá-lo e veja se o sistema carrega.

 

O Linux Mint é uma ótima escolha para iniciantes. Contudo, eu recomendaria também - e preferencialmente - o ZorinOS Core.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Álvaro Dínamo O ZorinOS Core é "mais polido" que o Linux Mint. É um sistema com interface mais moderna e ainda mais amigável para o usuário novato. Ao menos na minha opinião. Eu diria que é, disparado, uma das melhores distros - senão a melhor - para quem quer ter uma experiência sólida, bela e fácil de mexer.

 

P.S.: não muda quase nada do ZorinOS Core para o ZorinOS Pro. O Pro é basicamente uma alternativa paga para quem quer apoiar o projeto em troca de algumas customizações prontas e programas pré-instalados (que você poderia instalar manualmente, de qualquer forma).

 

Você pode testar tanto ele quanto o Mint e ficar com o que preferir. Ambos são baseados em Ubuntu e funcionam muito bem.

 

https://zorin.com/os/download/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, KairanD disse:

recomendaria também - e preferencialmente - o ZorinOS Core.

Estou usando em um note mais antigo. Gostei muito. É fácil mexer nele!. Tá em dual boot com Lubuntu.

 

25 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

"voce precisa carregar o kernel primeiro" O que faço?

Aconteceu comigo, retirei o pendrive e deu boot.  Se não funcionar,

👇

 

9 minutos atrás, KairanD disse:

Caso o Secure Boot esteja habilitado na BIOS, experimente desativá-lo e veja se o sistema carrega.

 

6 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

por que o ZorinOS core? 

 

É bonito, fácil de mexer, instalação toda automatizada e é leve e rápido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Mega Blaster A reação de quase todo mundo ao testar o Zorin pela primeira vez é: "UAU!". Recomendei recentemente a um amigo acostumado com o Windows 11 e ele ficou impressionado com o "requinte" do Zorin. Ele é tão bonito e "redondo" que chega a ser deslumbrante. E não é pesado!

 

Eu uso o Arch Linux para ter um sistema mais personalizado e enxuto, mas o Zorin, na minha opinião, é o que traz o melhor conjunto pronto atualmente. Fora o fato de ter um ecossistema próprio com aplicativos super bem feitos como o Zorin Appearance e o Zorin Connect.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Oi! eu desativei lá o negócio na BIOS e parece que deu certo, entrei aqui na tela innicial do linux, eu sou bem leigo não sei mexer muito. No caso se eu quisesse testar esse linux que você fala,  é melhor eu fazer isso por uma máquina virtual? (tmb nunca usei maquina virtual)

@Mega Blaster é parecido com o windows? sempre so usei windows Só que sou contra  a pirataria kkkk quero usar negócio gratuito como o linux e tal

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

é parecido com o windows?

Um pouco. O esquema de janelas é igual. Mas a usabilidade é diferente. Quem nunca usou antes, vai estranhar um pouco, mas é bem de boa. Mexe nele que vai se adaptando. De resto, é aprender a instalar os aplicativos que deseja. @KairanD é craque nisso, vai te ajudar bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Álvaro Dínamo É, acertei. Não é incomum o Secure Boot dar problema com distros Linux. Eu sempre mantenho desligado.

 

Você pode usar a maioria das distros Linux mais comuns sem instalar, rodando direto via pendrive (lembrando que, por rodar direto do pendrive, a velocidade do sistema ficará prejudicada). Assim que o sistema abrir, selecione a opção "testar o sistema". Se gostar, há um ícone para instalar. 😉

 

Alguns programas, como o Ventoy, permitem que você coloque mais de uma distro Linux no mesmo pendrive, e aí você escolhe na hora de ligar para testar. Ou então pode usar qualquer outro programa para preparar o pendrive e testar um sistema de cada vez mesmo (tendo outro computador para preparar o pendrive, é claro).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Álvaro Dínamo Com 16GB você consegue colocar um monte de distros Linux diferentes no pendrive usando o Ventoy, rs. Só precisa ter cuidado ao copiar: o Ventoy costuma indicar que o arquivo da .iso foi copiado antes da cópia realmente terminar. Então o ideal é deixar parado um tempinho mesmo após o aviso de conclusão da cópia para ejetar o pendrive.

 

Se quiser testar uma distro de cada vez, pode usar qualquer programa para preparar o pendrive. 16GB dá e sobra para qualquer sistema.

 

Sobre a usabilidade do Linux, há sim uma curva de aprendizado. Mas hoje em dia, ainda mais em um sistema como o Zorin, não é difícil. Eu recomendo o canal Diolinux Plus no YouTube, bem como o Fórum Diolinux, caso você queira se aprofundar.

 

Já faz mais de três anos que eu migrei do Windows 10 para o Linux. Usei um punhado de distros e aprendi muita coisa ao longo do caminho. Eu trabalho no Linux, jogo no Linux, assisto coisas no Linux... Enfim. A menos que você dependa de algum aplicativo mais específico que só exista para Windows, o Linux pode te atender super bem.

 

Por sinal, uma das primeiras diferenças: não existe o hábito de sair baixando executáveis na Internet para instalar no Linux. Geralmente usamos lojas de aplicativos. Tanto o Zorin quanto o Mint, por exemplo, já trazem lojas bem completas, incluindo aplicativos proprietários como Discord, Steam, Spotify, etc. no formato Flatpak. Basta abrir a loja, digitar o nome do programa e clicar em instalar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Captura de tela 2023-03-31 181151.png

 

Lambança da distribuição. O GRUB consultou o Shim (via protocolo shim_lock; leva MOK em conta) e não achou uma chave ou soma de verificação que autorize o kernel que tentou ser iniciado. Portanto, suporte ao secure boot é ruim ou inexistente. 🤒

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!