Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei um SSD e fui testar em um notebook que eu não usava, nunca usei linux, fiquei afim de usar. seguindo tutoriais fui tentar instalar linux mint, criei um pendrive bootavel e tal, parecia que estava tudo ok, mas agora não consigo sair de uma tela preta tipo o terminal do windows, tipo eu taba na ultima parte de instalação do linux mint dai pediu pra eu reiniciar o pc e tal ai agora fica dizendo que "voce precisa carregar o kernel primeiro" O que faço? não consigo sair de uma tela aqui ghub> 

Captura de tela 2023-03-31 181151.png

• Coordenador
Postado

Olá! Primeiramente, seja bem-vindo ao mundo Linux. Você está começando a se aventurar por um universo muito grande e divertido. 🙂

Qual é a configuração do seu laptop?

É possível que a .iso que você baixou esteja corrompida. Ou então pode ser que o mecanismo utilizado para gravá-la no pendrive não tenha funcionado corretamente. Pode ser também que o pendrive esteja com defeito.

Caso o Secure Boot esteja habilitado na BIOS, experimente desativá-lo e veja se o sistema carrega.

O Linux Mint é uma ótima escolha para iniciantes. Contudo, eu recomendaria também - e preferencialmente - o ZorinOS Core.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Álvaro Dínamo O ZorinOS Core é "mais polido" que o Linux Mint. É um sistema com interface mais moderna e ainda mais amigável para o usuário novato. Ao menos na minha opinião. Eu diria que é, disparado, uma das melhores distros - senão a melhor - para quem quer ter uma experiência sólida, bela e fácil de mexer.

P.S.: não muda quase nada do ZorinOS Core para o ZorinOS Pro. O Pro é basicamente uma alternativa paga para quem quer apoiar o projeto em troca de algumas customizações prontas e programas pré-instalados (que você poderia instalar manualmente, de qualquer forma).

Você pode testar tanto ele quanto o Mint e ficar com o que preferir. Ambos são baseados em Ubuntu e funcionam muito bem.

https://zorin.com/os/download/

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, KairanD disse:

recomendaria também - e preferencialmente - o ZorinOS Core.

Estou usando em um note mais antigo. Gostei muito. É fácil mexer nele!. Tá em dual boot com Lubuntu.

25 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

"voce precisa carregar o kernel primeiro" O que faço?

Aconteceu comigo, retirei o pendrive e deu boot.  Se não funcionar,

👇

9 minutos atrás, KairanD disse:

Caso o Secure Boot esteja habilitado na BIOS, experimente desativá-lo e veja se o sistema carrega.

6 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

por que o ZorinOS core? 

É bonito, fácil de mexer, instalação toda automatizada e é leve e rápido.

• Coordenador
Postado

@Mega Blaster A reação de quase todo mundo ao testar o Zorin pela primeira vez é: "UAU!". Recomendei recentemente a um amigo acostumado com o Windows 11 e ele ficou impressionado com o "requinte" do Zorin. Ele é tão bonito e "redondo" que chega a ser deslumbrante. E não é pesado!

Eu uso o Arch Linux para ter um sistema mais personalizado e enxuto, mas o Zorin, na minha opinião, é o que traz o melhor conjunto pronto atualmente. Fora o fato de ter um ecossistema próprio com aplicativos super bem feitos como o Zorin Appearance e o Zorin Connect.

• Curtir 1
Postado

@KairanD Oi! eu desativei lá o negócio na BIOS e parece que deu certo, entrei aqui na tela innicial do linux, eu sou bem leigo não sei mexer muito. No caso se eu quisesse testar esse linux que você fala,  é melhor eu fazer isso por uma máquina virtual? (tmb nunca usei maquina virtual)

@Mega Blaster é parecido com o windows? sempre so usei windows Só que sou contra  a pirataria kkkk quero usar negócio gratuito como o linux e tal

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

é parecido com o windows?

Um pouco. O esquema de janelas é igual. Mas a usabilidade é diferente. Quem nunca usou antes, vai estranhar um pouco, mas é bem de boa. Mexe nele que vai se adaptando. De resto, é aprender a instalar os aplicativos que deseja. @KairanD é craque nisso, vai te ajudar bastante.

• Coordenador
Postado

@Álvaro Dínamo É, acertei. Não é incomum o Secure Boot dar problema com distros Linux. Eu sempre mantenho desligado.

Você pode usar a maioria das distros Linux mais comuns sem instalar, rodando direto via pendrive (lembrando que, por rodar direto do pendrive, a velocidade do sistema ficará prejudicada). Assim que o sistema abrir, selecione a opção "testar o sistema". Se gostar, há um ícone para instalar. 😉

Alguns programas, como o Ventoy, permitem que você coloque mais de uma distro Linux no mesmo pendrive, e aí você escolhe na hora de ligar para testar. Ou então pode usar qualquer outro programa para preparar o pendrive e testar um sistema de cada vez mesmo (tendo outro computador para preparar o pendrive, é claro).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Álvaro Dínamo Com 16GB você consegue colocar um monte de distros Linux diferentes no pendrive usando o Ventoy, rs. Só precisa ter cuidado ao copiar: o Ventoy costuma indicar que o arquivo da .iso foi copiado antes da cópia realmente terminar. Então o ideal é deixar parado um tempinho mesmo após o aviso de conclusão da cópia para ejetar o pendrive.

Se quiser testar uma distro de cada vez, pode usar qualquer programa para preparar o pendrive. 16GB dá e sobra para qualquer sistema.

Sobre a usabilidade do Linux, há sim uma curva de aprendizado. Mas hoje em dia, ainda mais em um sistema como o Zorin, não é difícil. Eu recomendo o canal Diolinux Plus no YouTube, bem como o Fórum Diolinux, caso você queira se aprofundar.

Já faz mais de três anos que eu migrei do Windows 10 para o Linux. Usei um punhado de distros e aprendi muita coisa ao longo do caminho. Eu trabalho no Linux, jogo no Linux, assisto coisas no Linux... Enfim. A menos que você dependa de algum aplicativo mais específico que só exista para Windows, o Linux pode te atender super bem.

Por sinal, uma das primeiras diferenças: não existe o hábito de sair baixando executáveis na Internet para instalar no Linux. Geralmente usamos lojas de aplicativos. Tanto o Zorin quanto o Mint, por exemplo, já trazem lojas bem completas, incluindo aplicativos proprietários como Discord, Steam, Spotify, etc. no formato Flatpak. Basta abrir a loja, digitar o nome do programa e clicar em instalar.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

Captura de tela 2023-03-31 181151.png

Lambança da distribuição. O GRUB consultou o Shim (via protocolo shim_lock; leva MOK em conta) e não achou uma chave ou soma de verificação que autorize o kernel que tentou ser iniciado. Portanto, suporte ao secure boot é ruim ou inexistente. 🤒

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!