Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5600G vs 7 5700G: Qual o melhor para jogos, virtualização e trabalho?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

@Diego Mendes Rodrigues @Joao531 @Arthur Grebogy ,

 

Opa!! Gostaria de aproveitar o post porque tenho a mesma dúvida, só que com orçamento menor rsrs estou entre o 5600G e o 5700G. Não pretendo usar para jogos, mas para trabalho e estudo com bancos de dados, máquinas virtuais e tal, coisa que exige mais processador que placa gráfica. O que vocês acham? Ou seria melhor um i5-12400, que infelizmente é mais caro? Desde já, agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@baleh , bom dia.

 

Recomendo mais os processadores AMD, sendo que o Ryzen 5 5600G possui 6 cores/12 threads e o Ryzen 7 5700G possui 8 cores/16threads.

 

Algumas vantagens do Ryzen 5 5600G sobre o i5-12400:

  • CPU 1.56x mais rápida (6 x 3.9GHz vs 6 x 2.5GHz)
  • Clock do GPU 1600MHz mais rápido (1900MHz vs 300MHz)
  • Possui um multiplicador desbloqueado para overclock
  • Velocidade turbo de GPU 450MHz maior (1900MHz vs 1450MHz)
  • Versão/versões mais recente de OpenCL(3 vs 2.1)

 

Algumas vantagens do Ryzen 7 5700G sobre o i5-12400:

  • CPU 2.03x mais rápida (8 x 3.8GHz vs 6 x 2.5GHz)
  • Possui um multiplicador desbloqueado para overclock
  • Velocidade turbo de GPU 450MHz maior (2000MHz vs 1450MHz)

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

  • Curtir 2
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@baleh ele é um processador frio, o próprio cooler AMD Wraith dá conta do recado. O problema de aquecimento que eu possuo com ele, é devido minha placa-mãe ser muito xing-ling e não possuir uma refrigeração de VRM lá muito eficiente (comprei o PC montado, não pude escolher as peças). Porém, isso só acontece em poucos momentos e com jogos mais pesados. Por isso reforcei a importância de pegar uma placa de qualidade tanto na refrigeração de VRM's, quanto na quantidade de opções de overclock (para usufruir todo o potencial de desempenho que o processador oferece). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wisage

Entendi! Então, de processador, acho que vou nele mesmo, tá bem mais em conta! Quanto à placa, tô pensando na gigabyte b450m DS3H, ela tá com bom preço no Ali e tem dissipador nos VRM's, o que acha?
O pró é que justamente agora quando tô podendo, importação no Ali tá dando dor de cabeça com taxação e devolução rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Coordenador
Em 12/04/2023 às 09:14, Diego Mendes Rodrigues disse:

Algumas vantagens do Ryzen 5 5600G sobre o i5-12400:

  • CPU 1.56x mais rápida (6 x 3.9GHz vs 6 x 2.5GHz)
  • Clock do GPU 1600MHz mais rápido (1900MHz vs 300MHz)
  • Possui um multiplicador desbloqueado para overclock
  • Velocidade turbo de GPU 450MHz maior (1900MHz vs 1450MHz)
  • Versão/versões mais recente de OpenCL(3 vs 2.1)

Algumas vantagens do Ryzen 7 5700G sobre o i5-12400:

  • CPU 2.03x mais rápida (8 x 3.8GHz vs 6 x 2.5GHz)
  • Possui um multiplicador desbloqueado para overclock
  • Velocidade turbo de GPU 450MHz maior (2000MHz vs 1450MHz.

Não faz sentido comparar processadores de arquiteturas diferentes usando especificações. Além disso, esse cálculo de multiplicar a frequência base pelo número de núcleos para fins de comparação de desempenho não tem aplicação prática, apenas induz ao erro.

 

A única maneira de realizar essas comparações que você descreveu é buscando testes em sites confiáveis. O Core i5 12400, por exemplo, tende a ser bem parelho ao Ryzen 5 5600G. O Ryzen 5 5600G passa longe de ser 1,56x mais rápido que o i5 12400, assim como o Ryzen 7 5700G está muito distante de ser 2,03x mais rápido que o i5 12400. 😉

 

Recomendo a série de "mitos do hardware" do Clube do Hardware.

 

 

 

Em 12/04/2023 às 11:52, baleh disse:

Quanto à placa, tô pensando na gigabyte b450m DS3H, ela tá com bom preço no Ali e tem dissipador nos VRM's, o que acha?


O pró é que justamente agora quando tô podendo, importação no Ali tá dando dor de cabeça com taxação e devolução rsrs

Não é uma boa placa-mãe. Está atualmente classificada como tier E no tier list do LTT, com base na capacidade de suporte de corrente. Não recomendo, pois tem maior chance de superaquecer os VRMs e gerar problemas de desempenho ou desligamento abrupto.

 

https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

 

Além disso, lembre-se que a chance de ser taxado, dado o tamanho do pacote e o valor, é bem alta (ser taxado seria o correto, conforme a legislação). Não compensa importar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, KairanD disse:

Não faz sentido comparar processadores de arquiteturas diferentes usando especificações. Além disso, esse cálculo de multiplicar a frequência base pelo número de núcleos para fins de comparação de desempenho não tem aplicação prática, apenas induz ao erro.

 

A única maneira de realizar essas comparações que você descreveu é buscando testes em sites confiáveis. O Core i5 12400, por exemplo, tende a ser bem parelho ao Ryzen 5 5600G. O Ryzen 5 5600G passa longe de ser 1,56x mais rápido que o i5 12400, assim como o Ryzen 7 5700G está muito distante de ser 2,03x mais rápido que o i5 12400. 😉

 

Recomendo a série de "mitos do hardware" do Clube do Hardware.

 

 

 

Não é uma boa placa-mãe. Está atualmente classificada como tier E no tier list do LTT, com base na capacidade de suporte de corrente. Não recomendo, pois tem maior chance de superaquecer os VRMs e gerar problemas de desempenho ou desligamento abrupto.

 

https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

 

Além disso, lembre-se que a chance de ser taxado, dado o tamanho do pacote e o valor, é bem alta (ser taxado seria o correto, conforme a legislação). Não compensa importar.

 

Muito obrigado pelo conhecimento compartilhado, não tinha ideia.

 

Infelizmente, eu já comprei e estou esperando. Provavelmente, será taxado, mas em relação às lojas brasileiras, o preço ainda compensa. E eu também nem sei o que significa estar "como tier E" nessa lista rsrs

Além do mais, com um orçamento de cerca 600 reais qual outra placa melhor seria possível?

Quanto a superaquecimento, imagino que se eu não fizer overclock (não pretendo fazer mesmo) posso ficar mais tranquilo quanto isso, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@baleh O valor do imposto, caso seja taxado, será alto. Nessa situação, creio que você consegue recusar o pagamento e enviar de volta para o vendedor, conseguindo um reembolso.

 

Essa lista é baseada em uma análise minuciosa de componentes combinada a testes práticos. Os dados estão disponibilizados nesta planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Smj5dh97n32wJqm5dkdDcQt8ID7vH52-lKzaaXUUQx8/edit#gid=0

 

"Tier E" compreende placas com baixa capacidade do circuito regulador de tensão. A recomendação seria usar processadores com, no máximo, 95W de TDP, usando um air cooler capaz de refrigerar a região dos VRMs e um gabinete com boa ventilação. Overclock não é indicado. Acredito que não terá problemas com o R5 5600G ou o R7 5700G.

 

Poderiam ocorrer dois problemas em caso de superaquecimento e/ou sobrecarga da placa-mãe: perda de frequência do processador (constante ou em vales) durante elevada carga de processamento e desligamento abrupto do computador.

 

Eu teria recomendado esperar um pouco para pegar algo como a MSI B550M PRO-VDH WIFI (Terabyte, R$ 799,90). Eventualmente é possível encontrar placas tier C ou acima perto dos R$ 600,00 (a Pichau e a Terabyte têm feito boas promoções de hardware todas as sextas-feiras, em lives que se iniciam no YouTube às 15h).

 

Para adquirir uma boa placa-mãe, não basta ser de marca conhecida ou ter dissipadores nos VRMs. É importante pesquisar sobre o projeto e ler sobre o modelo específico. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Entendi, obrigado! Case seja taxado, vou tentar seguir suas instruções! Eu imaginava que, apenas por ser Gigabyte ou ASUS e não ser dos chips que começam com A (A320, A520), já tava de bom tamanho... Mas notei que você prefere muito a MSI, já que usa ela também.

Sim, não pretendo fazer overclock e o air cooler que comprei é o ag400.

 

EDIT: o que acha da Biostar B550MX/E PRO?:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20595/placa-mãe-biostar-b550mxe-pro-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

 

Caso eu soubesse interpretá-la :tw_lol:, ela não aparece na planilha que você compartilhou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@baleh Marcas como MSI, ASUS e Gigabyte (Aorus também é Gigabyte) têm placas excelentes, assim como também têm placas ruins. É o tipo de produto que não podemos comprar por marca. 🙂

 

A MSI atualmente possui diversas placas AM4 de alto nível por preços convidativos. E, além disso, tem 3 anos de garantia nacional completa. Essa questão da garantia pesa bastante. Eu não tenho nenhuma preferência por marca, apenas pelo que compensa mais e é mais seguro, rs. Meu kit anterior tinha placa-mãe Gigabyte (Z87) e era bacana.

 

A B550 Tomahawk eu peguei porque tem excelente custo-benefício. É uma das melhores placas AM4 (tier S-) e o preço é razoável pelo que ela entrega. Há um tempinho atrás estava por R$ 1.049,99 na Kabum. Teve também a B550 Gaming Plus na Terabyte por R$ 899,00. Baita placa também.

 

Sobre a placa da Biostar que você citou, na dúvida, melhor evitar. Não conhecemos os componentes ali debaixo. Teríamos que ter alguma análise dela desmontada (na planilha não há). A Biostar também tem placas boas e placas ruins, assim como as outras marcas. 😉

 

O air cooler que você comprou é bacana. Com os processadores citados aqui, não deve ter problemas com essa placa-mãe que você comprou. Você só não pode imaginar que sair aplicando overclock de qualquer jeito funcionará. E também não seria adequado pegar processadores muito parrudos, como o Ryzen 9 5900X, que naturalmente puxam muito mais energia e esquentam mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Sim, perfeitamente! Tudo entendido agora!

 

Como disse, overclock nunca foi minha intenção rs. E, quando eu for fazer um upgrade, será, no mínimo, da base do setup toda: processador, placa-mãe, memória e fonte. Gosto que as coisas estejam mais ou menos no mesmo nível de "compatibilidade". Por exemplo, antes de receber suas instruções, uma das razões que me fez escolher uma b450, e não b550, foi porque meu processador é pci express 3.0. Então agora, quando eu for comprar um processador mais parrudo, vou comprar uma placa-mãe condizente também :))

 

obrigado pela aula rs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/05/2023 às 12:55, KairanD disse:

O Core i5 12400, por exemplo, tende a ser bem parelho ao Ryzen 5 5600G.

😉

 

 

O Core i5-12400F tem despenho equivalente ao Ryzen 5600 (sem G, sem X), que por sua vez é ~30% mais rápido que o 5600G, que é basicamente um Ryzen 5500 com vídeo integrado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@1lokos De fato o Core i5 12400 tende a superar o R5 5600G. Me referi mais à categoria de desempenho, que não é tão diferente. 🙂

 

No caso, acredito que a diferença entre o 5600 e o 5600G não chega a ser tão grande quanto 30% (a diferença média é bem menor, na verdade): https://www.adrenaline.com.br/amd/qual-comprar-amd-Ryzen-5-5600-vs-Ryzen-5-5600g-vs-Ryzen-5-5600x/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, 1lokos disse:

O Core i5-12400F tem despenho equivalente ao Ryzen 5600 (sem G, sem X), que por sua vez é ~30% mais rápido que o 5600G, que é basicamente um Ryzen 5500 com vídeo integrado.

 

10 horas atrás, KairanD disse:

Ótimo comparativo. Eu tinha visto uns como naquele site Versus, mas esse é bem mais completo.

 

No fim, para meu uso (estudo/trabalho com programação/dados), julgo que o preço pago (menor desempenho) para ter um vídeo integrado não é alto e compensa... Inclusive, me deixou até mais feliz que ele (5600G) é mais frio e consome menos energia em praticamente todos os testes desse quesito.

 

Um 5600 ou 5600X seriam, eles mesmos, mais caros (e o 12400 é bem mais caro) e eu ainda precisaria de uma placa de vídeo, que pra ser minimamente confiável, seria mesmo preço ou mais cara que o processador. Pesando tudo isso, estou satisfeito de ter escolhido o 5600G :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@baleh Esse site "Versus" é do tipo que compara especificações. Como comentei anteriormente, não faz sentido julgar o desempenho de processadores lendo especificações, ainda mais se eles tiverem arquiteturas completamente diferentes. Isso pode levar a conclusões equivocadas, como dar a entender que o Ryzen 5 5600G está em um patamar acima do Core i5 12400 (o que não é verdade).

 

Essa questão das especificações é complicada. Lembro que, na época dos processadores AMD FX, muita gente comprava os antigos FX 8xxx por conta disso. No papel, pareciam monstros destruidores de Core i7. Na prática, mal concorriam com os Core i5 da época.

 

Se quiser olhar sites de comparativos, primeiro você deve descartar totalmente os que julgam por especificações, como Versus e CPU Boss. Sobram o Passmark e o UserBenchmark, que têm alguma utilidade, embora seja necessário ter bastante cuidado e filtrar as informações úteis:

 

 

O correto mesmo é buscar comparativos práticos em fontes confiáveis: Adrenaline, Clube do Hardware, AnandTech, Tom's Hardware, TechPowerUp, Hardware Unboxed (YouTube), Gamers Nexus (YouTube) e por aí... Você pode fazer uma média após analisar vários.

 

Neste teste do TechPowerUp, por exemplo, podemos observar que a diferença apresentada na média de resultados entre o Ryzen 5 5600G e o Ryzen 5 5600X foi pequena, indo ao encontro dos resultados do Adrenaline:

 

image.png

 

Fonte: https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-5600g/25.html

 

Para a sua carga de uso, foi de apenas 8,2%. Em jogos, no pior cenário (720p), foi de 15,7%.

 

Para o seu tipo de uso o R5 5600G é ótima escolha (assim como o R7 5700G também seria). 😉

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!