Ir ao conteúdo

Performance dos processadores híbridos da Intel no Windows 10

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Seguinte, estou resistindo a ir pro Windows 11 por conta de mudanças de UI/UX q acho estúpidas (quem tinha o pé atrás e testou, aproveitem pra dar sua opinião também).

Pelo que sei, pelo menos perto do lançamento, as CPUs da Intel de 12a e 13a geração dependiam bastante do scheduler do Windows 11 pra rodar bem e estável, isso faz diferença na prática atualmente?

Comparando com a AMD, os Ryzen costumavam ser menos estáveis e menos eficientes que os Intel, mas a eficiência já parece ter se igualado ou melhorado... a arquitetura mais simples parece que ajudaria a ter estabilidade equivalente ou melhor que

os híbridos da Intel, isso acontece?

• Coordenador
Postado

@antoniogott A arquitetura da Intel foi inovadora por trazer o conceito de big.LITTLE para os desktops x86_64. Essa nova arquitetura demandou mudanças profundas nos sistemas operacionais para que o uso dos núcleos seja feito de maneira correta. De fato o Windows estava com problemas para gerenciar os núcleos de eficiência, distribuindo tarefas erroneamente (e inclusive impactando muito negativamente no desempenho de alguns jogos). Acredito que isso já tenha melhorado (e certamente vai melhorar mais ao longo do tempo).

4 minutos atrás, antoniogott disse:

Comparando com a AMD, os Ryzen costumavam ser menos estáveis e menos eficientes que os Intel, mas a eficiência já parece ter se igualado ou melhorado... a arquitetura mais simples parece que ajudaria a ter estabilidade equivalente ou melhor que os híbridos da Intel, isso acontece?

É melhor nunca fazer esse tipo de generalização. Com relação à estabilidade, você tem problemas específicos de ambos os lados, principalmente perto do lançamento de novas plataformas. Com relação à "eficiência", não sei se você se referiu a desempenho ou eficiência energética. Se a preocupação for com relação ao desempenho, é melhor comparar processadores específicos, caso a caso. Se for eficiência energética, o que ocorreu nos últimos anos na realidade foi o contrário: os processadores Ryzen foram, em boa parte das ocasiões, bem mais eficientes que os Intel concorrentes, devido ao fato da Intel ter reciclado o obsoleto processo de 14nm por muito tempo, enquanto a AMD evoluía.

Geralmente, plataformas novas, ainda mais quando trazem novos recursos - como as memórias DDR5 - costumam ter seus problemas de estabilidade. Essa nova plataforma da Intel teve inúmeros problemas reportados com relação às memórias e ao XMP, por exemplo. Por isso o ideal é sempre aguardar algum tempo. Quem compra cedo paga bem mais caro e vira "beta tester".

Postado

@KairanD Exatamente, minha dúvida é justamente se houve melhora tanto no Windows 10 quanto no 11 ou o Windows 10 é por design incapaz de lidar com essa arquitetura.

Quanto à eficiência, realmente estava falando da eficiência energética.

Mas afinal, já saímos desse beta?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

https://www.anandtech.com/show/17047/the-intel-12th-gen-core-i912900k-review-hybrid-performance-brings-hybrid-complexity/3

Intel has said that Windows 11 does all of this. The only thing Windows 10 doesn’t have is insight into the efficiency of the cores on the CPU. It assumes the efficiency is equal, but the performance differs – so instead of ‘performance vs efficiency’ cores, Windows 10 sees it more as ‘high performance vs low performance’. Intel says the net result of this will be seen only in run-to-run variation: there’s more of a chance of a thread spending some time on the low performance cores before being moved to high performance, and so anyone benchmarking multiple runs will see more variation on Windows 10 than Windows 11. But ultimately, the peak performance should be identical.

@antoniogott @KairanD

EDIT: ahh, leia o resto, pois tem esquisitices no escalonamento. Eu chuto que o grosso do desenvolvimento relativo a isso está sendo feito no Windows 11 e a Microsoft backporta parte do código para o 10, que, afinal, ainda é muito usado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!