Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

Mas e se em Wi-Fi o SpeedTest dá mais?!

Mais confusão. Isso é velocidade da internet, não da rede. Vai medir a banda da operadora e não da placa de rede.

• Membro VIP
Postado

@Mega Blaster , os resultados do SpeedTest não param no modem. Eles levam em consideração também o enlace do dispositivo. Smartphones 802.11n e 802.ac dão resultados diferentes. Serve para saber que o cabo deveria promover mais do que a barreira de 100 Mbps do Fast Ethernet.

Postado
Em 16/04/2023 às 14:26, Mega Blaster disse:

Mais confusão. Isso é velocidade da internet, não da rede. Vai medir a banda da operadora e não da placa de rede

Em 16/04/2023 às 15:47, alexandre.mbm disse:

os resultados do SpeedTest não param no modem. Eles levam em consideração também o enlace do dispositivo. Smartphones 802.11n e 802.ac dão resultados diferentes. Serve para saber que o cabo deveria promover mais do que a barreira de 100 Mbps do Fast Ethernet.

Tem toda razão. Mas a barreira é assim: 10 para 100 para Gigabit, 2.5G 5G 10G 25G 40G 100G, assim é. Na LAN.

É bom ressaltar que a conexão de rede NADA tem a ver com a internet, desmistificando a ideia de que a rede seja a internet ou exista para isso. Redes locais são muito anteriores à internet e há redes de muito alta velocidade que sequer estão ligadas à internet.

Deve testar a conexão com o sistema. Como no Windows:

image.png.8c1a45a2dcc59ea02a9d758d9e44d3b2.png

Para 100 mbps

image.png.34dc5c65d21227b2cc7204d4c20c190b.png Ou isso

Postado
33 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não entendi o que falou sobre as barreiras

São as transições da conexão. Só isso. 802.11 tem fallback para metade, como falei.

Mas via cabo é assim: se não conectar a 1000 tenta a 100 e se não der a 10. Não sei se precisa de um exemplo. Só é assim.

Com wifi pode ir se afastando e ver as transições acontecendo até não haver mais conexão.

• Membro VIP
Postado
53 minutos atrás, arfneto disse:

802.11 tem fallback para metade

Não conheço esse conceito.

53 minutos atrás, arfneto disse:

Com wifi pode ir se afastando e ver as transições acontecendo, até não haver mais conexão.

Isso eu compreendo; a negociação.

No entanto, cabo ou Wi-Fi, os resultados de iperf não obedecerão escala de estágios discretos.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

No entanto, cabo ou Wi-Fi, os resultados de iperf não obedecerão escala de estágios discretos

É o que vai ver reportado lá. Não pode fixar a velocidade a outros níveis via cabo . E via wifi o fall-back é assim. Ou era até onde eu via. Conforme cai o sinal a velocidade cai para a metade.

image.png.c2a52e7f2285112df2c5897a066560da.png

É só disso que estou falando.

Estágios bem discretos no cabo. E no wifi até onde eu me importava: 54/22/11/4.5/1 mbps até cair a linha. Está na norma, procure por RA, rate adaptation na norma. 

Nunca me importei com isso, só acompanho ---acompanhava na verdade, porque faz tempo que não preciso --- pra ver onde colocar antenas. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm Isso é do dicionário mesmo. Não acho que seja algo técnico. Quando você tem a negociação inicial de conexão, o tal handshake, tem uma expectativa de configuração. Seja uma conexão de rede, um driver, um protocolo, qualquer coisa. Conforme a conexão fracassa ocorre o fallback --- no popular: retrocesso --- para uma configuração mais conservadora. É onde se desliga criptografia, tenta outro algoritmo, diminui a taxa de bits, baixa a velocidade, tenta outra porta, muda para TCP... Até achar algo que funcione ou não ter mais jeito. Até o 802.11N que acho que foi a última vez em que me preocupei com isso as conexões via wifi vão caindo pra metade da velocidade conforme o sinal vai degradando, e no cabo é como eu disse: vai tentando as velocidades previstas, do máximo do seu lado até o mínimo, parando quando conseguir conectar.

Desculpe se pareceu algo técnico. fallback é isso: retorno, retrocesso. E o comportamento é esse que expliquei.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Quando você tem a negociação inicial de conexão, o tal handshake, tem uma expectativa de configuração.

Com o termo em inglês "handshake" os falantes remetem muito a um dos passos  finais da autenticação (credenciamento) do cliente. Já no estudo mais generalista de protocolos, pensando com as palavras em português, "aperto de mãos", o significado se aproxima dessa negociação de configurações que você mencionou.

Conforme a conexão fracassa ocorre o fallback --- no popular: retrocesso --- para uma configuração mais conservadora

Está entendido.

Resolvi perguntar por que no Wi-Fi, sem a alteração da largura de banda negociada, essa o retrocesso ao qual você se refere nas últimas explicações, resultados de iperf também aproximam-se da metade. E atribuo tal fato a half-duplex (1×1) no ar.

Desculpe se pareceu algo técnico.

Foi ótimo. Era o que eu desejava.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Com o termo em inglês "handshake" os falantes remetem muito a um dos passos  finais da autenticação (credenciamento) do cliente. Já no estudo mais generalista de protocolos, pensando com as palavras em português, "aperto de mãos", o significado se aproxima dessa negociação de configurações que você mencionou

O handshake estaria melhor traduzido nesses casos por negociação eu acho. E nem sempre há credenciamento ou mesmo autenticação. Por outro lado, uma troca de credenciais pode acontecer bem no início e não no fim. Por exemplo em um driver de comunicação pode ser melhor conectar numa velocidade mínima inicialmente, apenas para a troca de credenciais, para não perder tempo com uma negociação complexa de parâmetros de comunicação para DEPOIS descobrir que o outro lado não em as credenciais apropriadas...

O handshake pode ser só encontrar um tamanho de buffer de transmissão adequado, uma troca de parâmetros como acontece quando liga um cabo DVI, coisas assim. No caso do HDMI pode ter uma fase de autenticação no handshake, por causa do HDCP. É algo amplo.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Wi-Fi, sem a alteração da largura de banda negociada, essa o retrocesso ao qual você se refere nas últimas explicações, resultados de iperf também aproximam-se da metade. E atribuo tal fato a half-duplex (1×1) no ar

A velocidade é negociada dinamicamene, mesmo depois da conexão estabelecida, através de algoritmos que levam em conta mudanças na relação sinal/ruído, já que a conexão é por rádio e os dispositivos podem estar se movendo e as condições do meio (ar) podem mudar muito de um momento para outro.

Não sei o que seria "half duplex no ar". E o fall back para metade da velocidade está na norma, ou pelos estava até a norma N. A cada fracasso na conexão os drivers baixam a velocidade para a metade.  Veja algo aqui no IEEE por exemplo:  On the Rate Adaptation Techniques of IEEE 802.11 Networks for Industrial Applications

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 17/04/2023 às 23:48, arfneto disse:

Não sei o que seria "half duplex no ar".

Dispositivos Wi-Fi 1×1 são capazes de um TX e um RX. No entanto, um pergunta ao outro se faz (continua) o envio. O sentido de transferência é exclusivo, pela ocupação da antena; naqueles transceptores, na antena, não se efetiva TX e RX em simultâneo. Diz-se que há um stream de ida (upstream) e outro de volta (downstream), mas nunca de fato serão simultâneos, o que caracteriza half-duplex. Pois no cenário sem fio, esses dois dispositivos comunicantes estão reservados, "com seu respectivo lugar de fala", e os demais dispositivos do meio sem fio "perdem tempo" ociosos, em espera, negando-se como participantes efetivos do meio durante aquele período de tempo, e então perdendo largura de banda, que nada mais é do que a apuração em bits/sec da quantidade de dados [capaz de ser] trocada no presente.

Na terminologia própria trata-se de SISO vs. MIMO:

Clientes lentos, mesmo se for apenas por mal posicionamento (distâncias, barreiras), irão atrasar o Access Point e, por conseguinte, os demais clientes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...