Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bem observado. Eu realmente não estava atento a esse circuito fechado.

7 horas atrás, ricaardo disse:

estudar o comportamento do sensor, de forma a conseguir fazer um artigo científico 

Talvez seja o caso de fazer simulações com um boneco em tamanho real. Liberar urina real através de um equipo conectado a seringa. Posições, quantidades.

[Somente] Depois que você tiver um aferidor funcionando, claro.

PS.: o boneco não precisa implementar cabeça, mãos e pés, por exemplo.

• Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Bem observado.

51 minutos atrás, ricaardo disse:

o terminal central e o terminal direito o circuito é fechado

Permita-me também observar que sua observação foi bem observada 🤪. Neste caso 'vejo' uma resistência entre 2 e 3 e um capacitor entre 1 e 2. Talvez seja este R & C o pulo do gato pra composição do sensioramento.

Permita-me também observar a desnecessidade de simulações com produtos reais (e nada saudáveis) neste momento. A simples dobra e/ou umidificações com água limpa já lhe deve dar bons retornos.

Também permita-me supor que a presença de água faz cair por terra as medições capacitivas que eventualmente possam fazer parte do sistema. A capacitância é baixa demais pra se manter com a resistência que a água provocaria. Qualquer medição/leitura que fazes com capacímetro nestas condições é extremamente errônea.

Postado

@.if @alexandre.mbm O problema é mesmo o facto dessa resistência não me dar valores que tenham um threshold, como eu mostro nos vídeos. Não existe nenhum padrão na resistência. Só na capacitancia é que existe um padrão notável (sem ninguém 50pF, com alguém 100pF)

Mas eu também posso detetar só através da capacitancia, a partir do momento que tenha líquido no sistema não interessa se a pessoa está ou não presente, porque numa situação real é implícito que ela tá presente. Agora só preciso de conseguir limitar os valores dá capacitancia 

• Membro VIP
Postado

Amigo, apesar de não ter visto os videos (sorry) sua descrição me leva a crer que, como dizemos por cá, estás com a faca e o queijo na mão. Sua variação notável de capacitância já lhe deve ser suficiente pra detectar a presença de pessoas. Eis seu [auto] ponto de partida...

2 horas atrás, ricaardo disse:

detetar só através da capacitancia, a partir do momento que tenha líquido no sistema não interessa se a pessoa está ou não presente, porque numa situação real é implícito que ela tá presente. Agora só preciso de conseguir limitar os valores dá capacitancia 

Não percebi o facto da limitação da capacitância. Caso tu aches que está a aumentar em demasia em função da umidade, permite-me informar novamente que está errôneo.

• mês depois...
Postado
Em 09/05/2023 às 17:35, ricaardo disse:

No desenho abaixo foi omitido o resto da polarização do 555. Dá sim para medir a capacitância e resistência ao mesmo tempo com uso de uC. 

Sem título.png

Viva, peço desculpa por voltar a este tópico, mas reparei que quando monto este circuito, obtenho uma tensão alternada aos terminais do lençol, da ordem dos 120mV AC na ausência e passa para os 150mV AC, com a presença de uma pessoa. Alguém me poderá dizer como posso medir essa tensão alternada no ESP32?

• Membro VIP
Postado

Você não deve contar com esta tensão ac. Ela é oriunda de ruídos induzidos de sua rede ac. De fato ela deve até mesmo ser suprimida. Melhor mesmo é medir resistência/capacitância como já lhe orientado.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Tais ruídos - de novo, inúteis para teu propósito - são induzidos pelo ar (ou pela própria fonte). Basta estar num ambiente onde há tomadas e lâmpadas.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...