Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Observando a BMS original do Pack de bateria da moto elétrica Shineray SHE-S


Posts recomendados

  • Membro VIP

Consegui a BMS original da Bateria da moto elétrica Shineray SHE-S fabricada em 2022 e tenho minhas dúvidas sobre ela:

1.jpg.f548bfc23cd71ca29dc6ea402ea01896.jpg

GY-LFP2480 = O GY deve ser a abreviação de GYD que deve ser o fabricante ou a linha do fabricante Rotom, isso considerando que o serial do motor começa com GYD, o serial da bateria começa com GY. O LFP é LiFePo4. o 24 é 24 séries. o 80 é 80A descarga.

A frente dela é esta acima e o sinal de mais em vermelho é onde estavam os fios vermelhos, abaixo é o verso dela:

2.jpg.8ad5b44ad2239d868316df3f7d70e884.jpg

Curioso o selo verde com o número 60, seria 60A? Ou seria apenas um número de controle de qualidade?

Tirando os parafusos deu para ver a placa:

3.jpg.e43735ac50af1858c4cfa939f64bb016.jpg

E do outro lado:

4.jpg.8e1a20c1a54a233250febcbd1a6ba289.jpg

O sensor de temperatura é coberto por almofada térmica e fica na posição em espelho em relação a foto. em ambas as placas tem uma almofada térmica:

7.jpg.2cbcec33596ed390b4844335a5d2ef65.jpg

Que entra em contato com os mosfets:

5.jpg.9b0d2945da922748c4f562554fee18c5.jpg

GR IGRO

CRSS042N10N

3W4B7147-3

O data sheet dele é este:

1912111437_CRMICRO-CRSS042N10N_C410926.pdf

E em ambos os lados da placa vem escrito:

6.jpg.38f2fa6115052a6099bb216ca30c00be.jpg

O esquema da ligação dele é este:

373888221_Ligao.jpg.e22ef684c563d3f7e45bb51bcac8e600.jpg

Os detalhes do produto anunciado no AliExpress:

Detalhes.jpg.fb7f50d92cba8b6a74dfea3d947e9d39.jpg

Tem um outro anúncio com as mesmas imagens e alguns detalhes diferentes.

E abaixo a foto do acesso pelo computador para se mudar parâmetros:

Acesso.jpg.0ca27688bc0663761a7aec69aed7820b.jpg

E o seu respectivo manual:

User manual for v1.1.pdf

O software eu não descobri onde baixar mas, talvez seja aqui:

JBD.jpg.7f5f5afebfa8827a77c7c087d7d61cf8.jpg

O pessoal que trabalha com pac de baterias diz que cerca de 70% dos problemas com as BMS é em algum mosfet e que não compensa trabalhar na placa para identificar, sendo mais fácil e barato comprar outra BMS, isso se considerando o valor total do pac mas, não é este o meu caso:

A minha dúvida inicial seria nas portas de entrada e de saída, do lado esquerdo tem os dois pontos de solda, entre eles escrito C-. No ponto de cima vem o fio que vai para a controladora e este seria a porta de descarga, no ponto de baixo vai o fio para porta de carga que é ligado no conector de carga.

Olhando assim eu imagino que não tem as portas separadas, pois, na prática estão interligadas.

O problema em questão é se ao receber energia pela porta de descarga a BMS não realizaria seu trabalho de proteger as células.

É isso qualquer ajuda é bem vinda.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O pessoal do grupo disse que esta BMS pode trabalhar tanto com LiFePo4 como Lithium-ion enquanto que outras controladoras só trabalham com Lithium-ion. No anúncio do AliExpress vem especificado.

@albert_emule  Obrigado, entrei no grupo, vou observar o movimento e depois exponho minhas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa BMS tem os seus parâmetros, mais acima tem o programa onde se pode configurar os valores desejados de máximo e de mínimo.

Eu sei que quando uma das células atinge o valor mínimo, toda a energia é desligada, ou seja, a BMS desliga e deixa de enviar a energia.

E quando uma das células atinge o valor máximo, a BMS também desliga ou então faz o carregador parar de enviar a carga.

Estou usando uma bateria com a BMS via bluetooth e nela dá para monitorar a situação das células:

Screenshot_20230508-133829.thumb.png.e2659bcae5f80cdb9f1a42c0acb75f83.png

A imagem acima é de quando começou a carregar, em vermelho é a menor tensão e em azul é a maior tensão, a bateria não estava descarregada, só estava parada a algum tempo. Abaixo a tela de quando a carga parou:

Screenshot_20230508-143812.thumb.png.6813c22b57e14eaf42389ea6c3566ade.png

Note a frase em amarelo indicando que foi acionada a proteção.

Depois de algumas horas sem carregar, a bateria ficou assim:

Screenshot_20230508-190445.thumb.png.a55ee7ab2000497b6334b3fa2d2828f2.png

Com quase todas as células na mesma tensão.

Esta BMS original não tem este recurso de visualizar o que está acontecendo com as células.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O balanceador bem que poderia primeiramente avisar o uso da proteção, cortar a célula problemática, e ver se dar para continuar com as demais.

 

Tudo bem... eu realmente não pensei muito. Sim, poderá vir a faltar tensão na soma. Só acho que "parar tudo" é uma saída traumática. O aplicativo poderia inclusive registrar tempos, os alertas etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O balanceador poderia avisar o uso da proteção, cortar a célula problemática, e ver se dar para continuar com as demais.

Isso seria bom demais, acontece que na prática tudo se desliga de repente sem qualquer aviso prévio, as vezes pisca no painel a última barrinha antes de desligar e apagar tudo, luzes e motor. Tenho que ficar monitorando a quilometragem para não correr o risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, usam o mesmo critério de corte. A base está na característica de proteção da célula, não tem outra forma de se proteger a sua vida útil.

Eu estou estudando o que aconteceria com o uso de duas baterias ou dois pacs de baterias ao mesmo tempo com um cabo equalizador, esta tecnologia já é empregada na Voltz EVS, no painel dela mostra a carga das duas baterias em separado mas, ninguém relatou o que acontece quando chegam no fim da tensão, se desliga uma e depois a outra ou se as duas desligam ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Consegui obter informações privilegiadas de uma fonte que realizou medições, da qual não posso divulgar;

O limite de carga desta BMS é 15A, ou seja se colocar um carregador de 20A ela vai limitar a carga em 15A e segundo o datasheet de outras células LiFePo4 semelhantes deveria ser 10A porque nos testes práticos as células originais da SHE incharam com 12A. Tem que observar que as células que estão na bateria não tem nada escrito como referência e também que o fabricante Rontom não fornece o datasheet.

O limite de descarga é 85A, se você unir as pontas dos cabos ela vai entregar tudo que pode e só vai cortar quando chegar nos 85A.

Não existe conhecimento da informação do acesso desta BMS pelo computador, restando olhar mais a fundo os componentes dela e tentar identificar o CHIP controlador e depois o equipamento compatível, o driver e o software.

Se eu não conseguir identificar um CHIP controlador, significa que não tem como acessar pelo computador.

Por enquanto no meu limitado conhecimento eu identifiquei apenas o HEF4011BT CZS7180 TXD21286 que tem alguma ligação com o resistor RS2T245 e nada a ver com algum tipo de comunicação externa, parece ser apenas um simples piscador de LED, na placa não encontrei nada que pudesse ser usado como porta de comunicação ou configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!