Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, estou começando a montar um pc, ja tenho um processador Ryzen 7 5700G. Minha questão é qual seria a melhor placa-mãe para ele. Bom, eu sou um pouco curioso então to um pouco cismado com a ideia do overclock, queria saber como funciona e quais os resultados e diferenças, por isso to pensando em uma placa-mãe que proporcione essa funcionalidade e que também seja compatível com o processador Ryzen 9 5900x(que pretendo adquirir futuramente). Eu pensava em adquirir a ASUS Tuf Gaming B550 m.4 plus, mas disseram que ela só funcina em frequência base. 

Vocês me indicariam alguma placa-mãe nesses requisitos(quais?) ou me indicariam desistir da ideia do overclock?

Contando também, que se o overclock for algo realmente prejudicial ao pc, eu desconsidero totalmente a ideia. E nesse caso aceitaria apenas a sugestão de uma placa-mãe compatível com ambos os processadores citados acima.

Obrigado! (Qualquer erro me perdoe, to voltando adentrar esse mundo de pc depois de 10 anos kkkk)

Postado

Overclock em Ryzen é perda de tempo, quase não tem margem pra ganhar desempenho e você aumenta desproporcionalmente o consumo e temperatura do processador.

29 minutos atrás, Berseker2022 disse:

Eu pensava em adquirir a ASUS Tuf Gaming B550 m.4 plus, mas disseram que ela só funcina em frequência base. 

Quem te falou sobre a TUF B550M-Plus está bem desinformado, pois essa placa-mãe suporta overclock tranquilamente, assim como várias outras B550, B450 e B350. E a construção do VRM dela é nível X570, aguenta Ryzen 9 5950X em overclock.

Mas pra começo de conversa, por qual motivo você estaria interessador no 5700G? Qual o uso do PC e qual o restante das peças? Eu vejo pouquíssimas situações onde esse processador pode ser considerado como opção.

Postado

@GuilhermeGB PC para estudar e jogar. Não tem restante de peças, é a minha primeira.

Estou montando a partir de um PC velho, aproveitando gabinetes, periféricos, monitor, 2HDs 500gb, e etc, até que eu possa substituí-los(mas é uma das últimas coisas que quero fazer).

No momento ja comprei o Ryzen 7 5700G, e vou comprar a placa-mãe+memória RAM 16GB+Fonte. E apenas isso por enquanto, posteriormente placa de vídeo e +armazenamento(HD e SSD)

Comprei esse processador pelo preço e por ser "um dos últimos", ja opção de vídeo integrado é justamente pelo fato de eu não conseguir comprar uma placa de vídeo agora, então vai ser um quebra-galho em jogos até que eu compre uma. 

E quando eu digo jogos, estou ciente que não roda todos kkkk, mas dando para rodar alguns até comprar uma placa de vídeo ja ta bom.

Ele vem com Vega 8, algumas pessoas me disseram que da para brincar um pouco.

Mas caso você me diga que esse processador não é bom, como eu disse foi por uma opção de economia e necessidade de adquirir mais rápido. Mas trocarei um dia pelo Ryzen 9 5900x ou 5950x.

Postado

@Berseker2022 primeiro, vamos contextualizar.

A finalidade de um processador com o 5700G é uma máquina de trabalho que não precisa de placa de vídeo, apenas um processador forte, então o vídeo integrado serve. O desempenho gráfico de um 5700G é idêntico ao 5600G, até mesmo quando combinados com placa de vídeo os dois processadores são similares em desempenho. A finalidade de um 5900X/5950X é ser utilizando em workstations para alto desempenho em atividades multi-tarefas devido a sua alta contagem de núcleos. O seu alto custo e investimento em cooler/placa-mãe torna pouco viável a utilização para outro tipo de aplicação.

São bem poucos jogos hoje onde você vai notar diferença de um processador com 6 núcleos/12 threads (Ryzen 5/Core i5) para um outro processador com mais núcleos e threads desde que ambos sejam da mesma arquitetura, pois a tecnologia das engines dos jogos que temos atualmente não estão otimizadas para isso, e é algo complexo de se fazer. Logo, de uma forma geral, é muito pouco interessante investir acima de um Ryzen 5 ou Core i5 em uma máquina para games.

Visando que você precisa de uma máquina de baixo custo, sem placa de vídeo no momento, a melhor opção pra você seria o Ryzen 5 5600G com uma placa-mãe B450 ou A520, como já foi dito, o gráfico integrado tem desempenho idêntico ao 5700G, e mesmo com placa de vídeo você não notará diferença entre os processadores. Não recomendo o upgrade para um Ryzen 9 no futuro, pois além do alto investimento que você fará, o ganho de desempenho não será relevante para jogos, seria o mesmo que pegar um Ryzen 5 5600X ou um Ryzen 7 5800X. Mas não acho que você precisará trocar de processador tão cedo. Sugiro dar uma olhada no vídeo abaixo.

.

Se você realmente precisar de um processador mais potente para jogos, só vai notar ganhos relevantes indo para uma plataforma mais recente, o novo Ryzen 5 7600X mesmo está sendo tão rápido quanto os Intel de 12ª geração (incluindo o poderoso i9 12900K) mesmo sendo apenas um processador 6/12, isso graças a otimizações na arquitetura mais atual, e é esperado que os processadores de 13ª geração sejam ainda mais rápidos. E isso não por aumentarem os núcleos, e sim por deixarem os núcleos mais potentes individualmente.

Agora, voltando ao assunto, o seu foco para rodar bem os jogos deve ser a placa de vídeo, de nada adianta você ter uma Ryzen 9 5950X e uma GT 1030, seu PC será um lixo rodando games. Por exemplo, a combinação Core i3 10100F e RTX 3060 rodará 99% dos jogos do momento de forma muito mais satisfatória do que a combinação anterior, e o custo é quase o mesmo.

Outro hardware que você deve ter cuidado é a fonte, pois ela é quem carrega a responsabilidade de manter seu hardware seguro e conservados, então precisa investir grana suficiente nesse componente.

Postado

@GuilhermeGB @GuilhermeGB Então, mas como eu ja fiz a compra do Ryzen 7 5700G(já esta comigo), você aconselha mesmo assim que no futuro eu substitua ele pelo Ryzen 5 7600x? 

Entendo a questão da placa de vídeo, mas no momento não estou tão focado em jogos, como por exemplo esses mais novos e etc, vou jogar o que der por enquanto. Quando eu comprar a placa de vídeo eu passo a jogar esses jogos mais "realistas" da atualidade.

Estou para conseguir um emprego, então não deve demorar muito. No momento eu quero comprar peças que faça eu ligar um pc kkkkk preciso de um pc funcionando e logo para, estudar, por isso não to focando muito na placa de vídeo

A placa-mãe você me aconselha a ASUS Tuf Gaming B550 plus mesmo? E ela seria compatível com esse Ryzen 5 7600x que você citou ou não é compatível?

Eu ia comprar uma fonte da MyMax 850w 80plus bronze, mas fiquei um pouco intrigado e resolvi pesquisar e vi que é uma fonte "bomba", então a descartei.

Você me aconselharia alguma? No caso uma pensando em um pc mais básico com: um monitor, teclado comum, mouse RGB, o Ryzen 7 5700G(sem overclock), a placa-mãe ASUS tuf gaming B550(caso você me indique), 2 Hds 500GB, 1 memória RAM 16gb.

E uma opção pensando no futuro: com um gabinete com RGB + fans + watercooler, Ryzen 7 5700G(fznd overclock), etc, enfim com maior consumo.

Peço essa sugestão por não conhecer a combinação de marca+modelo+funções.

Postado
10 minutos atrás, Berseker2022 disse:

Então, mas como eu ja fiz a compra do Ryzen 7 5700G(já esta comigo), você aconselha mesmo assim que no futuro eu substitua ele pelo Ryzen 5 7600x? 

Não, não aconselho esse upgrade. Como eu disse, você não precisará trocar o processador tão cedo, até lá o 7600X estará desatualizado e você terá disponível outras opções mais rápidas.

11 minutos atrás, Berseker2022 disse:

Entendo a questão da placa de vídeo, mas no momento não estou tão focado em jogos, como por exemplo esses mais novos e etc, vou jogar o que der por enquanto. Quando eu comprar a placa de vídeo eu passo a jogar esses jogos mais "realistas" da atualidade.

Não foi o que eu quis dizer, não estou falando pra você focar em placa de vídeo agora, estou dizendo pra você esquecer essa história de upgrade de processador e focar numa boa placa de vídeo, pois processador mais rápido não te trará benefício prático para o seu tipo de utilização.

14 minutos atrás, Berseker2022 disse:

A placa-mãe você me aconselha a ASUS Tuf Gaming B550 plus mesmo? E ela seria compatível com esse Ryzen 5 7600x que você citou ou não é compatível?

A placa-mãe TUF é exagerada demais para esse tipo de processador, não acho viável. Como eu disse antes, você estará muito bem servido com uma placa no chipset B450 ou A520. Eu só recomendo para alguns usuários placas do chipset B550 considerando o uso do PCI-Express 4.0 futuramente, mas no caso do processador 5700G, ele não é compatível com a versão 4.0, apenas 3.0, então vai usar uma A520/B450 ou B550 vai dar na mesma. Apenas o processadores "principais" da linha 5000 e 3000 são compatíveis com PCI-Express 4.0, e até o momento quase não existem vantagens práticas em utilizar a versão 4.0 em vez da 3.0, até a maioria das placas de vídeo ainda funcionam perfeitamente em 3.0.

Quando eu recomendo uma B550 pra alguém eu costumo sugerir a Gigabyte B550M Aorus Elite por ser a mais barata que temos por aqui (R$900), mas ainda assim acho um valor um investimento um pouco elevado tendo em vista que não terá muito benefício prático para a maioria dos usuários em relação a placas R$300-400 mais baratas.

Com relação ao 7600X, ele não é compatível, para um 7600X você precisa de uma placa-mãe no novo soquete AM5 e também de memória DDR5, ou seja, não poderá reproveitar o que tem com seu 5700G. Eu apenas citei ele como exemplo porque é um lançamento e a tendência é que processadores mais novos sempre sejam mais rápidos que os mais antigos em jogos, mesmo quando você compara um processador novo intermediário contra um antigo topo de linha.

17 minutos atrás, Berseker2022 disse:

Eu ia comprar uma fonte da MyMax 850w 80plus bronze, mas fiquei um pouco intrigado e resolvi pesquisar e vi que é uma fonte "bomba", então a descartei.

Você me aconselharia alguma?

Minha sugestão é uma XPG Core Reactor 750W. É uma fonte high-end com 10 anos de garantia, você não terá dor de cabeça com ela. A potência de 750W é exagerada para a maioria das placas de vídeo que temos hoje, com exceção de modelos com RTX 3080/3090/4080/4090, por exemplo, mas essa fonte só é vendida de 650W pra cima, e a versão de 750W custa quase a mesma coisa. Lembrando que fonte superdimensionada também não é boa ideia.

Postado

@GuilhermeGB Quando me referi a trocar o processador, seria beeeem futuramente mesmo kkkkk, mas ainda seria mais cedo doq você disse, então obrigado por esse esclarecimento. 

Obrigado pelos esclarecimentos, e pelas sugestões, você me ajudou muito, valeu!!!

• 7 meses depois...
Postado

Pessoal, to montando um pc gamer aos poucos, pensando no futuro. Mas a prioridade principal agora é de apenas ter um pc. Eu tenho um Ryzen 7 5700G, e uma placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550m plus. Considerando que eu não penso em comprar uma placa de vídeo tão cedo, e que no momento estou pensando em gastar pouco. Vocês acham mais indicado comprar uma fonte mais simples de boa qualidade e quando eu adquirir uma placa de vídeo eu trocar por outra fonte melhor ou é mais indicado ja adiantar uma boa fonte(mais cara) para futuros upgrades no pc?

Tendo dito isso gostaria de algumas recomendações de Fonte custo-benefício com a configuração abaixo:

Ryzen 7 5700G(já adquirido)

ASUS Tuf Gaming B550m plus(já adquirido)

memória RAM 1x16GB(talvez 2x16GB) 3.000Mhz/3.200Mhz(ainda pra adquirir)

• Curtir 1
Postado

@franciscaum Eu tava pensando nessa https://www.kabum.com.br/produto/397721/fonte-msi-mpg-a750gf-750w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo-bivolt-preto-306-7zp0b22-ce0  é uma boa? Eu vi um vídeo no youtube e o pessoal dos comentários tavam reclamando que veio com defeito.

2 horas atrás, Tiberio disse:

@ragnar606 Pegue a MSI MAG A550BN que suportará ate a RTX 3060.

Vi muita gente falando bem dessa aí. Um cara relatou que essa fonte segurou o curto. Entre ela e a MSI a750gf, qual acha melhor?

• Curtir 1
Postado

@ragnar606

MSI MPG AGF > MSI MAG ABN

3 minutos atrás, ragnar606 disse:

Eu vi um vídeo no youtube e o pessoal dos comentários tavam reclamando que veio com defeito.

Tudo pode dar defeito, até menino as vezes já nasce com problemas avalie uma fonte.

• 2 meses depois...
Postado

Fala pessoal! To montando meu pc, e a peça da vez é a memória RAM. Eu to querendo comprar a Corsair Vengeance RGB PRO 2x16GB DDR4 3600mhz. Ela ta por 640,00. Vocês me recomendam ela? Ta valendo nesse preço?(OBS: to com condições de comprá-la a esse preço). Gostaria também que pudessem me recomendar uma outra, caso não concordem com essa.

Minha configuração no momento:
Processador Ryzen 7 5700G
placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550m plus

Postado

2x16GB não é necessário caso você não vá trabalhar com render, edição de vídeos e afins. É um gasto desnecessário de dinheiro, mesmo você tendo condições.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...