Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esses gabinetes são compatíveis com Mini-ITX?


Posts recomendados

Eu montei um servidor doméstico com 6 discos para dados e 1 SSD para o sistema. Estou querendo adicionar mais 4 discos mas para isso vou precisar trocar de gabinete. Estava olhando as opções e achei o Rack Brazil PC 4U e o Cooler Master K281 (ou o K280) que têm a quantidade de baias que necessitarei. Minha dúvida é se esses gabinetes aceitam uma placa Mini-ITX. As especificações falam apenas ATX e Micro ATX mas fiquei na dúvida se existe mesmo essa limitação, afinal a furação das placas são compatíveis. Alguém sabe esse detalhe para me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@San-R Mini ITX é menor que MicroATX, então todo gabinete que suportar MicroATX, por padrão tem suporte para padrão menor.

 

Exemplo, se você pegar um gabinete que suporte placa-mãe E-ATX, que é um padrão maior que ATX se não me engano, você poderá usar placas-mãe dos tamanhos anteriores ao E-ATX, sendo deles o ATX, mATX e mITX.

 

Não terá problemas em usar placa-mãe Mini ITX nos gabinetes da CoolerMaster, inclusive parecem ser melhores opções também e muito mais fácil de achar informações sobre eles caso precise de algo no futuro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@San-R Mini ITX é menor que MicroATX, então todo gabinete que suportar MicroATX, por padrão tem suporte para padrão menor.

 

Exemplo, se você pegar um gabinete que suporte placa-mãe E-ATX, que é um padrão maior que ATX se não me engano, você poderá usar placas-mãe dos tamanhos anteriores ao E-ATX, sendo deles o ATX, mATX e mITX.

 

Não terá problemas em usar placa-mãe Mini ITX nos gabinetes da CoolerMaster, inclusive parecem ser melhores opções também e muito mais fácil de achar informações sobre eles caso precise de algo no futuro.

Eu sei da compatibilidade com os formatos menores. Fiquei em dúvida porque um dos gabinetes é específico para servidor então poderia não vir com as furações. E o Cooler Master tem aquela abertura na chapa traseira que pudesse torná-lo incompatível com tamanho menores de placas-mãe. Mesmo assim, obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe mini-ITX mede 17x17cm, o espaçamento entre os 4 furos de fixação é 15,494 cm - menos em cima, um pouco menor. No Cooler Master K280 (e K281) tem a furação correspondente.

 

K280.jpg

 

 

Porque ao invés de comprar um gabinete novo, não compra "estantes" de HD para colocar no gabinete atual, ex. sobre o PSU cover, na frente. Exemplo, para 8 HDs:

 

D_NQ_NP_2X_601820-MLB53777087872_022023-

 

Tem modelos que são individual por HD, empilhável.

 

D-NQ-NP-2-X-879051-MLB46091116535-052021

 

Outro exemplo, esse aparafusa um no outro.

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, 1lokos disse:

Placa-mãe mini-ITX mede 17x17cm, o espaçamento entre os 4 furos de fixação é 15,494 cm - menos em cima, um pouco menor. No Cooler Master K280 (e K281) tem a furação correspondente.

 

K280.jpg

 

 

Porque ao invés de comprar um gabinete novo, não compra "estantes" de HD para colocar no gabinete atual, ex. sobre o PSU cover, na frente. Exemplo, para 8 HDs:

 

D_NQ_NP_2X_601820-MLB53777087872_022023-

 

Tem modelos que são individual por HD, empilhável.

 

D-NQ-NP-2-X-879051-MLB46091116535-052021

 

Outro exemplo, esse aparafusa um no outro.

 

 

 

Eu procurei essa foto numa qualidade melhor pra ver se tinha a furação e não achei. Obrigado pela ajuda.

 

Quanto aos racks para HDs, na verdade eu já estou usando um. Meu gabinete atual é um Elite 130, que originalmente aceita 3 HDs e 1 SSD. Instalei um rack desse onde iria um dos HDs e consegui expandir a capacidade para 6 HDs e 1 SSD. O gerenciamento de cabos ficou impraticável e o fluxo de ar prejudicado. Além de precisar colocar mais discos, ter esse espaço extra para organização é outro motivo para eu querer comprar um gabinete maior. Devia ter feito isso desde o início, na verdade. Optei pelo gabinete Mini-ITX porque pretendia usar o servidor na sala, como media center, mas acabei encontrando uma solução melhor e ele acabou escondido num quartinho junto ao roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!