Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Eu ainda tenho o Windows 7 instalado e estou pensando em atualizar pro Windows 10 porque alguns
programas já não são mais compatíveis com ele, inclusive navegadores baseados no Chromium.
Quero tirar algumas dúvidas pra decidir se atualizo ou não.

1. Aquele bug do disco em 100% ainda existe? Ouvi falar que ele afeta principalmente quem usa HD, que é o meu caso.
2. É verdade que o sistema exibe anúncios de produtos/serviços da microsoft de tempos em tempos?
3. É possível desativar todas as atualizações automáticas definitivamente, pelo próprio sistema ou algum software de terceiros?
Ou apenas adiá-las por um período de tempo?
4. É verdade que às vezes o sistema altera os programas padrão sozinho, pra talvez tentar induzir o usuário a usar outros programas?
5. É permitido usar o sistema com uma conta local em vez de uma conta da microsoft? Pergunto isso porque eu já cheguei a instalar
o Windows 10 com conta local numa máquina virtual um tempo atŕas e me lembro que às vezes ele mostrava uma tela depois do login
sugerindo o uso de uma conta da microsoft, e oferecia uma opção pra ignorar a sugestão por 3 dias.

Mas acho que isso pode ser porque o sistema não estava ativado. Não tenho certeza.

Obrigado.

Postado

5 -> Conta local pode usar.

A questão do disco a 100%, pode ser devido as atualizações, que são muitas...

As atualizações voce pode desativar, mas só por um tempo, acho que 7 dias... Deve ter algum script que adie por mais tempo. Ou voce pode também desativar o serviço do windows update... o que não é muito recomendável...

Aqui tem várias formar de desativar os updates.

• Curtir 1
Postado

1- Nunca vi esse bug

2- Mais ou menos... tem como mostrar algumas coisas, tem aqueles aplicativos que vem instalados e tal, mas é windows, você pode tirar tudo e deixar parecendo um win95 se quiser.

3- Só adiar, mas hj o windows respeita bem o usuário, ele pergunta, checa se tem algo sendo usado e tal... acho que é bem tranquilo.

4- Não... o que pode acontecer é você atualizar algum programa e ele se colocar na frente de outro para fazer algo, mas para mudar é muito rápido, não chega a ser problema.

5- Pode criar uma conta offline sim, mas sinceramente acho vantagem ter a conta online, muita vantagem, em especial para quando você muda de pc.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelos comentários, amigos. 🙂

Dúvido que o uso de disco em 100% seja apenas consequência de atualizações. É (ou era) um problema bem comum,

que supostamente só é resolvido com SSD. Não sei se continua acontecendo.

A minha grande preocupação com atualização automática é ter problema com alguma atualização e não poder desinstalar pelo fato de o sistema sempre atualizar de forma obrigatória. Me lembro de quando eu instalei o win10 num laptop uns anos atrás, pouco tempo depois do lançamento, e ele sempre instalava um driver bugado pro touchpad.

E não adiantava desinstalar porque a atualização automática sempre reinstalava. Outra coisa ridícula que eu imagino é ficar com o pc encalhado em atualizações obrigatórias ao tentar desligar ou reiniciar. Se alguém que usa ou já usou a dica de desativar o serviço Windows Update puder confirmar se ela acaba mesmo ou não com as atualizações automáticas, agradeço.

E, claro, agradeço muito se alguém mais puder comentar. 🙂

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

E não adiantava desinstalar porque a atualização automática sempre reinstalava.

Isso pode ser desativado.

https://www.tenforums.com/tutorials/48277-enable-disable-driver-updates-windows-update-windows-10-a.html

Só não sei como fica nas versões Home.

As atualizações são importantíssimas. Todas corrigem pencas de falhas de segurança. Numa instalação limpa, apenas a primeira atualização será mais demorada, pois os pacotes são diferenciais para economizar download. O mecanismo do Windows Update "monta" a atualização na sua máquina, usando como referência os arquivos da versão que estiver rodando no momento. Passada a atualização inicial, as próximas serão mais rápidas, pois a diferença será menor; costuma ser de um mês, que é o intervalo normal -- a menos que alguma falha muito grave apareça, daí a Microsoft antecipa.

Eu mantenho uma batalha (acredito que perdida, infelizmente), junto com outros colegas aqui no fórum, para encorajar as pessoas a sempre manterem os sistemas atualizados. Esses dias estava lendo sobre uma falha do Windows em que a vulnerabilidade estava na pilha TCP/IP, no manuseio de pacotes TCP IPv6 fragmentados. A falha acontecia antes que qualquer firewall, antivírus ou o que for pudesse fazer qualquer coisa. Troço gravíssimo corrigido silenciosamente por um pacote mensal desses de atualização, que muitos acham ser "besteira", "bobagem", etc. Não é nada disso...

• Curtir 3
Postado

Obrigado a você também por comentar, Marcos.

Eu não duvido que as atualizações sejam importantes, e não acho que sejam besteira ou bobagem. O que eu defendo é que os usuários tenham a possibilidade de atualizar no momento em que quiserem, e não obrigatoriamente no momento em que terceiros decidirem.

Vem mais atualização obrigatória do sistema nas próximas semanas

https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-vai-forcar-a-atualizacao-do-windows-10-mas-e-para-proteger-utilizadores/

Que bom que pelo menos atualização de driver (e talvez também atualizações do sistema, pelo comentário do amigo acima) pode ser desativada. 🙂

Postado
50 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

usuários tenham a possibilidade de atualizar no momento em que quiserem, e não obrigatoriamente no momento em que terceiros decidirem.

A atualização vai aparecer, mas pode decidir quando instalar. As obrigatórias não tem jeito e deve fazê-las, como indicado pelo Marcos. Podes desabilitar muitas coisas. Eu desabilitei tudo, mas tudo mesmo que não me interessa e o que envolve privacidade. Mas sempre estarão espionando de qualquer forma. Outra coisa: mude imediatamente para SSD assim que puder. W10 e 11 São péssimos com HD, mesmo em máquinas boas. Veja uns prints do que dá para fazer com as configurações:

Update2.png

Update1.png

Postado

Obrigado pelo comentário e pelas capturas de tela, Mega Blaster. 🙂

Estou dando uma olhada na instalação que eu tenho numa máquina virtual.

Achei uma opção que aparentemente desativa aquela tela oferecendo conta da microsoft e outras coisas que "melhoram a experiência" após o login. Notei que algumas atualizações foram baixadas e estão prontas para serem instaladas no Windows Update, mas ele não tentou instalar quando eu reiniciei. Depois da reinicialização apareceram outras opções no menu, junto com as normais. O menu de desligamento ficou assim:

Reiniciar

Atualizar e reiniciar

Desligar

Atualizar e desligar

Eu pensei que ele baixava as atualizações e sempre instalava ao desligar ou reiniciar e não tinha como evitar. Agora não sei por quanto tempo todas essas opções de desligamento ficam disponíveis. Vai que depois de um tempo muda para apenas "Atualizar e reiniciar" e "Atualizar e desligar". lol

Coisa esquisita são dois paineis de controle. Desde o primeiro 10 é assim e a ms ainda não juntou as configurações num painel só. Estranho também é atualizar aplicativos na MS Store e outras coisas no Windows Update. Seria melhor atualizar tudo por um lugar só.

Quanto ao SSD, não uso um ainda nesse pc porque preciso de no mínimo 480 GB, pois uso dual boot. E SSD de 480 GB ou mais ainda é caro, mesmo os básicos SATA. Mas eu sei que preciso de um e está nos planos. Quer dizer que com HD ainda existe o problema do 100% de disco?

Postado
13 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Quer dizer que com HD ainda existe o problema do 100% de disco?

Não sei lhe afirmar. A questão do SSD é, provavelmente, uma implementação da própria MS. É gritante a diferença. Em equipamentos um pouco (veja bem: um pouco!) mais antigos, não rola. Lento demais. Você não  tem opção. Ou avança ou vai parar por falta das atualizações do W7.Isso é um fato e não há nada que possa fazer. Única coisa de diferente que possa fazer, é migrar para Linux. Eu prefiro o Zorin, semelhante ao Windows. Por outro lado, migre logo para o W10 porque já está estável e "robusto", pois o W11 já está arrombando a porta e vai acontecer com o W10 o mesmo que com o W7. Não tem alternativa nem saída honrosa. Não vejo muita razão para continuar perdendo tempo. Ficar se prendendo a atualizações não é um grande problema. E os prints que enviei são do W11.

Postado

Logo vi que os prints não são do 10, pois o meu Windows Update aqui está diferente.

Eu sei que upgrades são inevitáveis, mas fico limitado pelo pc velho e pela falta de dinheiro pra hardware melhor. Não tenho urgência em atualizar o Windows porque já uso Linux 95% do tempo.

Só preciso de Windows ainda de vez em quando pra alguma coisa mais específica.

Acho que consigo empurrar o 7 por mais um tempo até eu pegar um SSD usando versões desatualizadas dos programas cujas versões mais recentes já são imcompatíveis mesmo ou então buscando alternativas. No caso dos navegadores, por exemplo, o Firefox ainda está sendo a salvação.

Postado

Pessoal, sobre o Windows Defender. Li na net que ele às vezes impede que o usuário copie arquivos ou até mesmo apaga arquivos do usuário indevidamente por confundi-los com algum malware. E além disso não é possível desativá-lo definitivamente, existem alguns métodos que só desativam o Windows Defender temporariamente. É assim mesmo?

Postado

Obrigado, pessoal.

Aconteceu isso aí que aparece na captura de tela na minha máquina virtual uns minutos atrás.

O 10 acha que o software Defender Control é um malware.

Menos mal se dá mesmo pra desativar como o Marcos FRM disse.

ruwin10.png

Postado

As dicas do link do Rodrigo não desativam atualizações automáticas do Windows Update. Após o reboot o serviço e a tarefa agendada são reativados. A política de grupo faz efeito somente com atualizações não obrigatórias. O registro já está do jeito que é mostrado no link.

Aquelas opções adicionais do menu de desligamento nem sempre ficam disponíveis. Agora a pouco reiniciei a máquina virtual, não havia as opções adicionais no menu e atualizações foram instaladas antes e depois do reboot. Talvez as opções extras apareçam no menu somente quando as atualizações não são obrigatórias.

Absurdo total esse sistema de atualizações que tira do usuário o controle sobre o próprio dispositivo. Absurdo também e inacreditável é que ninguém critica essa porcaria. Passividade e conformismo total da boiada. 🙁

A desativação do anti-virus através de política de grupo realmente funciona.

Espero que o sistema não reverta a configuração da política de grupo sozinho em algum momento.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Passividade e conformismo total da boiada.

@Seu M4drug4 Pergunte às pessoas que te rodeiam, quantos trocariam pelo Linux. Verá que a preguiça, má vontade, ignorância e falta de vontade em mudar e ter algum trabalho para ter um sistema ao seu gosto, é praticamente zero. Mais fácil comprar pronto e que os outros façam o trabalho delas. E você vira o produto abrindo mão da privacidade.

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, Seu M4drug4 disse:

Aquelas opções adicionais do menu de desligamento nem sempre ficam disponíveis. Agora a pouco reiniciei a máquina virtual, não havia as opções adicionais no menu e atualizações foram instaladas antes e depois do reboot. Talvez as opções extras apareçam no menu somente quando as atualizações não são obrigatórias.

Sim, tem algo não muito bem documentado nisso. Eu chuto que, quando sistema está muito desatualizado, o Windows Update entra num modo "agora não tem aviso coisa nenhuma" e age assim. Porém, ao manter as coisas em dia, com as atualizações sendo aplicadas mês a mês como é para ser, sempre recebi o aviso na área de notificação e as opções adicionais no menu desligamento (Windows 10 aqui).

• Curtir 1
Postado

Obrigado mais uma vez, pessoal.

O Windows Update Blocker aparentemente desativou o WU completamente na minha MV de testes. Após o reboot, dá erro quando tento verificar se há atualizações manualmente.

https://www.sordum.org/9470/windows-update-blocker-v1-7/

Descobri ele num tópico de outro fórum em que o autor relata que o win10 reiniciou sozinho

sem nenhum alerta pra instalar atualizações. Essa atualização automática é ainda mais

absurda e porca do que pensei inicialmente. Revoltante.

https://forum.adrenaline.com.br/threads/e-ainda-possível-desativar-update-do-windows-10.703118/

Postado

Já que voce quer desativar as atualizações, pesquisa sobre a modificação do windows "ghost spectre", tem 10 e 11, não recomendo, não faz parte do site recomendar esse tipo de coisa, mas se voce quer porque quer desativar, essa modificação tem opção de desativar as atualizações para muitos anos. Já usei essa versão e gostei. é essa que uso no notebook, win 11 ainda num i5 3 geração, ficou rápido.

Inclusive essa versão tem opção de instalar sem o antivírus defender...

• Curtir 1
Postado

Apliquei a politica de grupo indicada a partir dos 3min05s deste vídeo, pois prefiro não ter que usar um software de terceiros.

Agora o Windows Update diz "Sua organização desativou atualizações automáticas" mesmo após reboot. Voltarei a testar o Windows Update Blocker se essa política de grupo não funcionar.

Valeu, Rodrigo. Vou pesquisar sobre a sua dica caso a política de grupo e o Windows Update Blocker não sejam suficientes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!