Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão máxima saída amplificador


hatosco

Posts recomendados

boa tarde! me deparei com essa questão mas sem chance de chegar na resposta correta que é a A. alguém poderia me ajudar por favor? achei estranho os +22V na alimentação, talvez poderia ser +12V, pois fica mais coerente com as respostas... obrigado a todos!

image.thumb.png.ea25520ee76f3534db8d7852cecb9385.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recentemente alguém lembrou bem que quando a saída é no emissor não há ganho de tensão... Com ele a palavra.. Esqueci de dizer, ele e eu tmj... nosso mundo é mais prático mas com um pezinho nas teorias. Tentei aliar ambos no seu circuito por alguns minutos e não cheguei a nenhuma reposta abaixo... Aguardemos algum teórico de verdade... tmj no [re]aprendizado 🤪

Dica: simule.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou bem longe de ser conhecedor, @hatosco, mas estou estudando essa configuração de amplificador.

É chamada de "coletor comum" ou "transistor seguidor de tensão". Na saída desse amplificador o que vai ter é uma tensão muito parecida com a tensão de entrada. Esse tipo de amplificador é para amplificar a corrente - e não a tensão - da entrada...

 

Numa busca de Google (clique aqui e/ou aqui)você vai encontrar bastante coisa. Como você já tem os valores definidos, talvez fique mais fácil aplicar as fórmulas que há em muitas aulas e tutoriais.

 

Uma das pessoas que, na minha opinião, explica melhor, é o cara (infelizmente ele não diz o nome) da Electrolab (clique). Mas tem muitos outros também...

 

Para o que tenho de bagagem, é quase grego, esse assunto... tomara que sirva para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a tensão de entrada for máxima, então vai haver ceifamento com quase 22Vpp, mas a tensão de entrada deverá ser bem maior que 22Vpp. Tem uma atenuação principalmente devido ao divisor resistivo entre 10k e 3k9 / 2.

O ganho de tensão será (sem contar com a atenuação do divisor resistivo mencionado) ...

image.png.029e82baaba16f5b48c7a5b1e2e0a701.png

Onde

Re = 10k e R0 = 2k.

Como está na figura, a tensão de saída será algo como MENOS de 15mVpp.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, MOR_AL disse:

a tensão de saída será algo como MENOS de 15mVpp

Eu já sabia mas não quis te falar 😁

Mostre agora de onde surgiu sua dúvida e com este conhecimento adicional e caso tenha sido trabalho de curso, , mostre este link do cdh pra seu professor. Dica: remova os capacitores e faça 1o uma análise dc com a seguinte pergunta: qual a tensão (dc) no emissor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if isso é questão de concurso, sou estudante por conta 😅
@MOR_AL se aumentar muito o resistor 2k fica nessa situacao, porém com o valor atual segue a simulacaoimage.thumb.png.7d9e84a1628eb18568c8f3d544fe2d3c.png
com o R5 muito alto (aberto) os limites ficam praticamente de 0 a 22V
image.thumb.png.4758b59920a83b9dc31ae2dc5315b015.png

em outras simulacoes eu aumentei 1000 vezes cada capacitor para realmente não interferirem e o resultado foi praticamente os mesmos acima
eu acredito que tem que fazer uma analise DC junto com AC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hatosco

Não previ a influência do capacitor na saída.

Quando a tensão de entrada tende a cair ao ponto que o transistor corte, o capacitor, que está carregado, fornece a corrente para o resistor de emissor. Com isso a tensão de emissor não cai mais, mantendo ela fixa até o transistor conduzir novamente.

Reduza o valor do capacitor bastante, algo como 1nF. Aí a tensão de emissor vai a zero.

 

Outra coisa. As escalas da tensão de entrada e de saída são as mesmas?

A tensão de saída deveria cair umas 5 a 6 vezes em relação a tensão de entrada, devido aos resistores de polarização de base possuírem valores muito baixo em relação ao resistor em série com o sinal de entrada.

Agora que aumentei a imagem do seu circuito e que reparei na tensão em vermelho. Você está monitorando a tensão de base e não a da fonte de sinal.

O código da sua fonte de sinal informa que a tensão dela é de 100V?

Mostre também a tensão da fonte no gráfico.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hatosco

Ok, agora entendi tudo.

No seu circuito, os dois resistores e o eletrolítico conectados ao emissor, fazem toda a diferença.

Como o resistor de saída de 2k é bem menor que o de emissor de 10k, isso implica no eletrolítico "quase" ter um dos lides à terra. Caso o eletrolítico estivesse à terra (resistor de 2k alterado para um curto), A tensão de emissor seria praticamente toda CC.

É costume que o resistor (ou a carga) na saída seja bem maior que o resistor de emissor.

Altere o resistor de 2k para um de 100k e a tensão de emissor irá variar até o zero volt, fazendo com que a tensão na carga ultrapasse os -10V.

MOR_AL

 

Seu circuito...

Ex_crop.thumb.jpg.cdf96779955c36db406a9095136b616b.jpg

 

Com R2 (a carga) em 1MegaOhm. Só mostrei a tensão de saída em (V0). Observe como a tensão fica menor que -10V.

 

Ex1_crop.thumb.jpg.713d5f5d61bb8997c0a7a41d2f5319a7.jpg

 

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!