Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falta de aterramento, condutividade e mau-contato na carcaça de lanterna de LED


Pincipi
Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu comprei esta lanterna em 2004 e ela sempre teve problema de mau contato de vez em quando, que eu resolvia batendo ela na mão como um martelo, ocorre que em alguns anos de uso a célula 18650 vai ficando fraca e eu a substituo, neste momento se segue um desespero para poder recuperar a funcionalidade dela, fico desmontando e remontando por dias seguidos até conseguir fazer funcionar e agora precisei trocar de novo a célula por outra nova:lanterna.jpg.e75042c10be41b6fb07fe715cd5c1322.jpg

A troca é simples, na original a célula era encapada com um termo retrátil e eu substitui por durex comum, no lado positivo tem uma mola dentro da parte branca e no lado negativo tem uma placa lógica onde eu soldo a ponta do terminal na parte de trás da célula e depois de tudo montado tem que ligar o carregador nela para ativar e ter energia nos pontos indicado em + e -. Se não ligar o carregador os pontos ficam sem energia.

As partes do LED e do interruptor não tem problema, funcionam perfeitamente, já fiz os testes com garras jacaré, o problema ocorre nos três pontos destacados em vermelho, nas duas roscas e no terminal dourado, mais exatamente entre o terminal dourado e a mola interna.

O melhor procedimento que encontrei foi limpar bem e arrouxar ou apertar com muita força as roscas para obter contato e continuidade elétrica e no caso entre a mola e o terminal se resolve com a pancada quando dá mau contato, este mau contato é o LED ficar fraco.

Cansei de ficar administrando este problema e peço ajuda numa forma simples de resolver as questões de falta de condutividade elétrica e mau contato sem gastar muito dinheiro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estava pensando em colocar fio de cobre fino nas roscas e agora juntando com a ideia de uma espécie de veda rosca, vou amassar o fio com martelo e ver no que dá mas, antes vou tentar o papel alumínio que é mais fácil.

Na ponta da mola, não adiantou lixar ou polir, vou pingar solda e raspar. no terminal de cobre vou tentar um cotonete de bombril para brunir por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato há oxidação do alumínio devido aos obscuros processos eletroquímicos e claro, tempo. Uma ideota é isolar os contatos do ar com algo como lubrificante já que o óbvio limpacontatos se evapora em menos tempo.

Alie-se a isso a inserção da bateria apenas quando for usar. .. caso queira deixar pros bisnetos...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A oxidação do alumínio ou da liga utilizada na carcaça deve ser a chave da questão, quando rosqueia não passa energia e quando uso garras jacaré a energia passa. Eu já tentei lubrificar com graxa de silicone e com graxa comum, o resultado foi desastroso, não passa energia enquanto não limpar e raspar a superfície. Ainda não tentei graxa com cobre porque não quero gastar uma grana e não sei fazer uma caseira.

A bateria é recarregável, tem um plug para recarga e entra prensada nas parede internas, é muito difícil ficar tirando e colocando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. O mau contato tem vida própria ou seja acontece onde ele quer. Avalie todos os pontos destacáveis por onde passa a corrente principalmente no botão liga desliga que é o que sofre maior estresse. óbvio d+? .. Use limpa contatos... algo me diz que já usou.

 

Permita-me registrar +1 história semi-on da vida real...

Numa tradicional coincidência do destino, agora há pouco uma botoeria de alta corrente deu pau devido à mau contato por oxidação. Poucos meses de uso [intenso]. Nem o spray resolveu. Desmontei e raspei... sucesso. E se isso não bastasse... um literal dia antes descobri um defeito num dvd: um minúsculo botão de fim de curso não dá contato. Pequeno d+ mas me autodesafiei a desmontar e recuperar... ainda em banho maria.

😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Ficou assim; eu desmontei tudo, completamente até o interruptor, menos as soldas das molas e do LED.

Comecei do zero.

Testei cada componente individualmente e tudo Ok.

Testei cada junção separadamente com garras jacaré e tudo Ok.

Porém quando juntava a terceira junção dava perda de continuidade. Explicando melhor, parte 1 cabeça com LED, parte 2 corpo com bateria e parte 3 ponta com interruptor. Parte 1 com parte 2 Ok, parte 2 com parte 3 OK. Parte 1 com parte 2 com parte 3 não liga.

Desisti da ideia de descobrir onde estava ocorrendo o defeito, estou com muitos projetos ao mesmo tempo e preciso dela funcionando para iluminar.

Perdi a paciência e passei a broca em todos os pontos de contato, inclusive as pontas das molas, usei uma escova de metal  nas roscas, limpei com pano, passei graxa de silicone apenas nos anéis de vedação, os de borracha, remontei e ela funcionou sem falhas, sem mau contato e necessidade de bater para dar contato.

Nunca saberei qual foi exatamente o ponto de contato que dava defeito.

Revisão de 20 anos está completa e agora segue a observação para ver quando vai voltar dar mau contato.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Que broca?

Dentro de rosca?

  Ou: que pontos de contato, bordas?

Acho que deve ser broca de diamante:

1.jpg.b30c1333d1421a1e58e31518b9db6193.jpg

A ponta dela ficou dourada com o metal da parte que foi raspada:

2.jpg.3dcb0792d7b88808399df400f5e9a9f8.jpg

Acima o terminal entre a pilha e a mola do interruptor e abaixo o polo negativo da pilha, este é um dos pontos de contato:

3.jpg.b5008f15f924904ebe164aad06f22326.jpg

Abaixo a mola do LED, não sei se dá para perceber a parte raspada:

4.jpg.87c1c07261ff96af09a3a58f0b732f2a.jpg

E abaixo a rosca da parte 2 que rosqueia na parte 1, só dá para perceber os riscados da escova bem de perto:

5.jpg.cd75d13454e0dd5b4e6a2845a012a80c.jpg

29 minutos atrás, .if disse:

Que bom que nem precisou de nenhuma orientação nossa e resolveu sozinho 😑... talvez daí a desnecessidade de gratidão mínima

A inspiração veio daqui:

2 horas atrás, .if disse:

Avalie todos os pontos destacáveis por onde passa a corrente

Eu pensei em lixar ponto a ponto remontar e ver o que acontecia mas, não quis perder tempo em descobrir o ponto exato que estava dando problema e passei a broca em tudo.

Eu só não soube expressar minha gratidão a todos aqui porque estou quebrando a cabeça em saber se compro um cabo balancer de 80A ou de 120A num outro projeto ao mesmo tempo que recupero arquivos e pesquiso sobre PACS de baterias para VE, uma doidera só.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, Pincipi disse:

Eu só não soube expressar minha gratidão a todos aqui

 

Você fez muito mais [do que "etiqueta" vazia], e que pouquíssimos, muito raramente, fazem: retornou detalhes preciosos da solução! Deixou-os para a posteridade.

 

O problema que este tópico resolve é extremamente comum. Resolvê-lo, já não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...