Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar um adaptador de SSD NVMe para PCIe?


Posts recomendados

Olá!

 

Minha placa-mãe possui só um slot ocupado de NVMe. Estou pensando em expandir mais meu armazenamento no futuro. Eu vi que tem o adaptador de NVMe para PCIe, como esse da Amazon. Você coloca o NVMe dentro desse adaptador e instala como se fosse a placa de vídeo.

 

Alguém teve a experiência com o adaptador de NVMe para PCIe? Existem os adaptadores decentes mais em conta em Kabum, Terabyte e outras lojas? Eu sei que não tem como dar o boot no sistema operacional através desse adaptador. Tenho um NVMe de 500GB para essa proposta. Pretendo instalar mais um NVMe para instalar os joguinhos, armazenar os projetos e as máquinas virtuais.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu uso um, não é bonitinho igual a esse ai não, mas até agora não deu problema.

Paguei R$ 90,00 em uma loja aqui da cidade (na internet deve custar bem menos), não vi nem a caixa.

6 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu sei que não tem como dar o boot no sistema operacional atráves desse adaptador.

Ué, o meu ta em um adaptador e o windows está nele... o HD só tenho jogos e porcaria. Agora não entendi

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma MB ASRock X470 e uso um adaptador chines(encontra por volta de R$50 com frete).

O caso é o seguinte: sua MB B450 M(se for o da descrição do PC) já tem um adaptador M.2 gen3x4, então poderia instalar o SSD NVMe nele. Um SSD com velocidades de 3.500mbs já seria suficiente, não adiantaria colocar um gen 4.0 para cima porque a velocidade para gen3 já é limitado a 4.000 mbs.

Se colocar o adaptador na PCI-e x4 de sua MB pode até fazer o boot nela, mas não vejo vantagem, isso porque o acessos dos dados na M.2 onboard é melhor que a da PCI-e, seria mais para aumentar a quantidade de armazenamento.

Mais informações:

https://www.kingston.com/br/blog/pc-performance/pcie-gen-4-explained

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim valeu e muito

 

tanto q mudei o SSD sata q tinha pra um NVMe, mesmo usando em pcie 2.0, a velocidade atual é o dobro do SSD anterior..

to usando esse adaptador em forma de mini placa de Vídeo

qpmYIf3.jpeg

paguei 90 na promo do aliexpress, o SSD não passa de 42 graus usando e em idle fica em 36, 37 graus..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pedroou disse:

Ué, o meu ta em um adaptador e o windows está nele... o HD só tenho jogos e porcaria. Agora não entendi

Eu ouvi falar na internet que não tem como fazer o boot do sistema no adaptador, será que foi tudo a informação falsa? Ou é só o caso das placas-mãe mais antigas que não suportam o NVMe?

 

4 horas atrás, PedraX disse:

O caso é o seguinte: sua MB B450 M(se for o da descrição do PC) já tem um adaptador M.2 gen3x4, então poderia instalar o SSD NVMe nele. Um SSD com velocidades de 3.500mbs já seria suficiente, não adiantaria colocar um gen 4.0 para cima porque a velocidade para gen3 já é limitado a 4.000 mbs.

Um adaptador M.2 se refere ao slot NVMe? Se sim, o slot NVMe já está ocupado com Kingston NV2 500GB e não tem mais um slot. Estou pensando em futuramente comprar um outro NVMe para expandir mais armazenamento, tipo para dar mais espaço para jogos e projetos. Eu não espero mais velocidade, o mais importante é que já atenda bem.

 

Porém, eu tinha encontrado os outros: Adaptador Husky Gaming Storm NVMe para PCIe x4 e Adaptador NVMe para PCIe 3.0 Aubess. Qual vocês acham que é melhor? Me recomendam os ótimos adaptadores? De preferência aqui no Brasil mesmo.

 

E eu achei o Sabrent mais bonito, além de fato de já vir com dissipador de calor. Mas é confiável comprar no Amazon?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Joao531 disse:

Eu ouvi falar na internet que não tem como fazer o boot do sistema no adaptador, será que foi tudo a informação falsa? Ou é só o caso das placas-mãe mais antigas que não suportam o NVMe?

 

Se o BIOS UEFI da placa for recente, iniciará pelo NVMe tanto no M.2 (caso exista), quanto em adaptadores plugados nos slots PCIe. É tudo PCIe no fim das contas. O que importa é o BIOS suportar, que é o caso, mais ou menos, de 2015 para frente -- para ter mais garantia, coloco de 2017 para frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Joao531 disse:

Qual vocês acham que é melhor? Me recomendam os ótimos adaptadores? De preferência aqui no Brasil mesmo.

 

E eu achei o Sabrent mais bonito, além de fato de já vir com dissipador de calor. Mas é confiável comprar no Amazon?

Os dois te servem, mas o Husky é uma adaptador que tem dois tipos de portas diferentes(apesar de serem M.2): um é para SSD M.2 Sata(limitado aos 600mbps) e o outro é SSD M.2NVme, que irá até os 4.000 mbps.

Quanto ao que tem dissipador, para mim é igual ao que vem sem, só tem tem o dissipador a mais, e aí depende , inclusive porque tem SSD NVMe que já vem com dissipador.

Eu uso sem dissipador e é difícil pássar dos 40 graus, depende tb do gabinete e como está a refrigeração dele

PS: atenção no detalhe do parafusinho que o colega falou acima, veja nas letras miudinhas se vem o parafusinho porque é difícil achar avulso, nas caixinhas de SSD não tem, é um absurdo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!